Você já reparou como fazer a cobrança de clientes manualmente toma tempo? É preciso gerar boletos, emitir notas, entrar em contato com os inadimplentes e por aí vai. Mas, a boa notícia é que por meio da recorrência todo esse trabalho pode ser automatizado.

Ainda mais se você quiser ter tempo para investir em atrair mais clientes. Em 2017, a frota de veículos brasileira passou de 43 milhões. Então, esse número demonstra uma oportunidade de crescimento, pois com a alta taxa de roubo, as pessoas preferem investir em segurança.

Nesse texto, vamos explicar o que é recorrência e o que significa o termo pagamento recorrente. Você vai perceber como eles são grandes aliados do seu negócio e como podem ajudar a aumentar seu faturamento e diminuir a taxa de inadimplentes.

Vamos lá!

Como funciona a recorrência

Você já deve ter ouvido por aí o termo economia da recorrência (em inglês conhecida como subscription model). O nome se popularizou muito nos últimos anos principalmente pelas gigantes como Netflix e Spotify.

Mas a verdade é que o modelo corrente está muito mais presente nas nossas vidas do que você imagina. Por exemplo as contas básicas de luz e água. Ou, então, as assinaturas de revistas, televisão privada entre tantos outros.

A principal característica da recorrência é a prestação de um serviço contínuo. Sendo que, na grande maioria, eles são cobrados por meio de mensalidades, assinaturas ou mesmo planos.

Pagamento recorrente

O segundo termo que ficamos de explicar nesse texto é o pagamento recorrente. Ele é usado para cobrar serviços contínuos de forma automatizada. Com isso, é possível economizar tempo.

Porque pense bem: quando você precisa cobrar o mesmo cliente todo mês, você já tem suas informações registradas. Então, gastar tempo repetindo o processo manualmente é perda de tempo e dinheiro.

Quando se adere ao pagamento recorrente, todo o processo de cobrança é automatizado. Além disso, é possível inserir descontos ou juros em poucos cliques. Se você precisa emitir nota fiscal, também pode fazê-lo em minutos.

Com a economia de tempo, dá para investir em estratégias de atração de mais clientes ou mesmo melhorar o atendimento.

Cartão de crédito

Outra característica do pagamento recorrente é a possibilidade de se fazer cobranças em cartão de crédito sem tomar o limite do cliente.

Isso é possível porque todo mês é feito o débito apenas do valor correspondente ao período, diferente do parcelamento.

Por exemplo, digamos que você ofereça um plano anual de R$ 240. No modelo de parcelamento, na hora do compra, seu cliente precisa ter esse valor disponível em seu limite, sendo que ele ficará bloqueado até o pagamento das parcelas.

Já no pagamento recorrente ele só precisa dispor de R$ 20 em seu limite. Pois o valor será debitado todo mês na data combinada em contrato, sem a necessidade do valor total ficar bloqueado.

Principais vantagens da recorrência e do pagamento recorrente  

Não é à toa que cada vez mais negócios passaram a usar o pagamento recorrente para cobrar seus clientes. O modelo oferece diversas vantagens tanto para o cliente como para a empresa. Confira as principais abaixo.

Maior adesão   

Quando você facilita o pagamento, mais clientes conseguem fechar com você. Pois nem todos eles querem deixar o limite de seu cartão bloqueado.

Além disso, no pagamento recorrente você consegue aceitar as mais diversas bandeiras de cartão do mercado. Mais um ponto que vai ajudá-lo a atrair consumidores, fazendo com que eles fechem com você e não com o concorrente.

Esse modelo de cobrança na recorrência é prático. Seu cliente só precisa informar seus dados de pagamento uma vez e também não precisa se preocupar todo mês em lembrar de pagar um boleto.

Redução da inadimplência

Você sabe que a maioria das pessoas hoje em dia reclamam da falta de tempo. Então, em meio a correria, pode acontecer que alguns de seus clientes esqueçam de pagar o boleto antes do vencimento.

Sem contar que muitas vezes, por greve dos correios ou qualquer outro imprevisto, essa fatura nem chega a ele em tempo.

Quando você passa a usar a recorrência e o pagamento recorrente, esses problemas são eliminados. Já que o débito no cartão acontece sempre na mesma data, sem a necessidade de nenhuma ação por parte do cliente.

Menos gastos

Emitir boleto bancário gera gastos com impressão, papel além da taxa de envio. Já a cobrança no cartão de crédito não precisa de nenhum desses fatores.

Com isso, o pagamento recorrente gera uma economia mensal para sua empresa. Agora, se ainda assim for importante o uso de boletos para seu negócio, é possível então aderir ao boleto digital.

Ele pode ser um dos meios de pagamento usado na recorrência e também ajuda na redução de gastos e redução da inadimplência.

Melhor gestão financeira

Automatizar pagamentos permite que você tenha fácil acesso a dados importantes. Além disso, essas informações são precisas, eliminando a possibilidade de erro humano.

Por meio de uma plataforma de pagamentos, você consegue emitir diversos relatórios em poucos cliques, facilitando a tomada de decisões importantes.

Como aderir ao pagamento recorrente   

Como você percebeu no tópico acima, a recorrência e a automatização de cobranças para rastreamento de veículos oferece diversas vantagens.

E se você quer aderir ao pagamento recorrente, então é necessário contratar uma plataforma. Na hora de escolher, prefira empresas que ofereçam um gateway de pagamento robusto e que cobre taxas justas por transação.

Além disso, segurança quando se lida com dados sensíveis de clientes é muito importante.  Então, procure parceiros que tenham certificados de segurança, como o PCI Compliance.

Pronto! Nesse texto você aprendeu o que é recorrência e como o pagamento recorrente pode ajudar sua empresa a crescer. A Vindi pode ajudá-lo nessa transição, somos um dos maiores especialistas em recorrência do mercado. Entre em contato com a gente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies