Se você tem procurado meios de diferenciar sua autoescola dos concorrentes, saiba que a recorrência pode ser sua grande aliada. Além de melhorar sua gestão financeira, ela aumenta o número de matrículas pelas facilidades que oferece.

A economia da recorrência teve um “boom” diante dos clubes de assinaturas e das grandes marcas como a Netflix e Spotify. Mas, seus benefícios não se aplicam apenas a serviços online, como muitas pessoas imaginam.

Abaixo, vamos explicar o que é recorrência e porque sua autoescola deve aderir a esse meio de pagamento.

O que é recorrência

Você já deve saber que qualquer serviço prestado de forma contínua faz parte da recorrência. Por isso, as formas de contrato mais comuns são por meio de assinaturas, planos ou mesmo mensalidades.

Mas talvez o que você ainda não sabia é que pela recorrência é possível automatizar cobranças e passar a cobrar o cliente pelo cartão de crédito. Com a grande vantagem de não tomar o limite do cartão.

Porque pagamento recorrente não é o mesmo que parcelamento.

Pagamento recorrente x parcelamento

O pagamento recorrente faz parte da recorrência. O termo é usado para cobranças automáticas, principalmente, por cartão de crédito.

Talvez você já use o cartão de crédito. Mas, pela recorrência o grande diferencial é que o limite do cliente não ficar comprometido.

Vamos dar um exemplo para não restar dúvidas.

Em uma compra parcelada, o consumidor precisa dispor do valor total em seu limite para que ela seja aprovada. Depois, ele paga esse preço parcelado na quantidade de meses escolhido. Nesse modelo, seu limite só volta a ser liberado de acordo com as parcelas quitadas.

Já no pagamento recorrente, o cliente só precisa ter disponível em seu limite o valor de uma única mensalidade. Não há parcelamento, mas sim o débito automático, todo mês, do preço acordado.

Isso aumenta a adesão pelas pessoas que não possuem um alto limite mesmo não querem comprometê-lo.

Principais vantagens da recorrência para autoescola

Receita previsível

Com a recorrência, você sabe exatamente quantos clientes possui e quando acontecerá o pagamento. Além disso, é fácil também saber quantos clientes estão inadimplentes ou quando acabará o contrato dele com você.

Com esses dados em mãos, você consegue ter uma ideia real da sua receita. Podendo, assim, investir em mais tecnologia, novos instrutores ou qualquer outra melhoria em sua autoescola.  

Mais adesão

Ampliar os meios de pagamento é uma estratégia essencial se você quer atrair mais clientes.

Quando você oferece a possibilidade do pagamento em cartão de crédito, sem tomar o limite; seus planos passam a ficarem acessíveis para um maior número de pessoas. Além disso, o cartão de crédito é fácil e um dos meios mais usados pelos clientes.

Mas, você não precisa se limitar a ele. Pelo pagamento recorrente, você pode ainda cobrar por débito automático ou mesmo boleto bancário digital.

Menos inadimplência

A maioria dos negócios precisam lidar com a inadimplência. Embora seja difícil acabar com o problema, é possível reduzir os números.

Por exemplo, quando você passa a usar o cartão de crédito pela recorrência, seu recebimento fica garantido. Isso porque quando o cliente deixar de pagar uma fatura, ele gera uma pendência com a administradora do cartão e não com você.

Como aderir à recorrência?

Se você gostou das vantagens da recorrência, então é hora de passar a usá-las em sua autoescola. Para isso, você vai precisar contratar uma plataforma de pagamento.

Por meio desse software, é possível criar facilmente planos e mensalidades, além de cadastrar os dados dos clientes para as cobranças.

É, também, por meio dessa plataforma que você conseguirá aceitar as mais diversas bandeiras de cartão do mercado. E o melhor: pagando taxas justas por cada transação.

Outro benefício que não podemos deixar de citar é a automatização das cobranças. Uma vez que você cadastrar os dados na plataforma, o débito passa a ser automático. Assim, sobra tempo para outras atividades.

E com a tecnologia, você terá acesso aos mais diversos relatórios em poucos cliques. Isso vai ajudar a melhorar sua gestão financeira.

Como escolher um parceiro?

Na hora de escolher um parceiro, procure uma empresa com experiência em recorrência e que se preocupe com segurança.

A Vindi é considerada uma das melhores plataformas de pagamento do mercado e pode ajudar você nessa transição para o mundo da recorrência. Conte com a gente!   Conheça a Vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies