O pagamento recorrente tem várias vantagens para os clientes, que já apresentamos em diversos artigos do blog da Vindi. Mas o cliente não é o único a se beneficiar. A empresa também vai encontrar vantagens em aderir ao modelo de assinaturas e ao método de pagamento recorrente, pois ele pode auxiliar muito na área de gestão financeira. Leia este artigo e descubra exatamente como isso acontece.

1. Transparência

A primeira vantagem do pagamento recorrente na gestão financeira é que ele garante total transparência junto ao cliente. Na hora em que a adesão é feita, o comprador já tem todas as informações sobre o pagamento, desde o valor a ser pago mensalmente até a data de expiração da assinatura. Qualquer dúvida ou reclamação posterior também poderá ser resolvida de maneira rápida e objetiva. Com isso, fica mais fácil garantir a confiança do cliente na gestão financeira realizada em seu estabelecimento.

2. Praticidade

Para o dono do negócio, ou sua equipe financeira, o pagamento recorrente representa praticidade. Basta realizar o cadastro e cobrança do cliente uma vez. Depois disso, a cada período a cobrança será automática. Esta automatização economiza muito tempo; um tempo que normalmente seria usado em tarefas rotineiras, mas pode ser redestinado para atividades mais produtivas (como, por exemplo, um brainstorming para identificar formas de aumentar o faturamento da sua empresa).

3. Confiabilidade

A automatização do processo de cobrança, através de pagamentos recorrentes, tem ainda mais uma vantagem além da economia de tempo. Este é um processo mais confiável do que fazer várias cobranças, todos os meses. A chance de haver erros – como a cobrança de um  valor incorreto, ou cobranças em duplicidade – é menor, pois todos os dados da cobrança já estão com a operadora do cartão de crédito e serão apenas repetidos enquanto durar a assinatura. Com a redução na ocorrência de transtornos relacionados ao processo de pagamento, o nível de satisfação dos seus clientes também deve ter uma melhoria significativa.

4. Segurança financeira

A cobrança através de pagamentos recorrentes é feita através do cartão de crédito. Isso significa que, em grande parte, os riscos e a responsabilidade pela inadimplência são transferidos à própria operadora do cartão. Assim, o uso deste método ajuda a proteger sua empresa contra níveis mais altos de inadimplência, que geram um grande desequilíbrio de caixa. Mesmo assim, é preciso estar atento aos clientes que não estão realizando os pagamentos devidamente – o que também fica mais fácil com a ajuda de um software de gestão do pagamento recorrente.

5. Controle

Nós já demos a dica no item anterior, mas vamos lá. Com um software de gestão do pagamento recorrente, fica bem mais fácil fazer o controle de itens como taxa de inadimplência, ticket médio de compra, porcentagem de renovação de assinaturas, entre vários outros. Estes controles são essenciais para a gestão financeira, pois permitem ter uma boa noção da situação financeira atual do seu negócio, e ainda fornecem ferramentas para a realização de projeções futuras. Em cima destes dados, sua equipe fará planejamentos e traçará estratégias mais precisos, permitindo atingir as metas de faturamento e lucratividade.

Para saber mais sobre como funciona um software de gestão do pagamento recorrente, entre em contato conosco. A plataforma da Vindi é a mais completa do mercado, e estamos prontos para esclarecer todas as suas dúvidas! E, para saber mais sobre modelos de produtos e serviços por assinatura e pagamentos recorrentes, assine nossa newsletter e receba todos os novos artigos diretamente em seu e-mail!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies