5 Vantagens do pagamento recorrente para a gestão financeira

1. Transparência

A primeira vantagem do pagamento recorrente na gestão financeira é que ele garante total transparência junto ao cliente. Na hora em que a adesão é feita, o comprador já tem todas as informações sobre o pagamento, desde o valor a ser pago mensalmente até a data de expiração da assinatura. Qualquer dúvida ou reclamação posterior também poderá ser resolvida de maneira rápida e objetiva. Com isso, fica mais fácil garantir a confiança do cliente na gestão financeira realizada em seu estabelecimento.

2. Praticidade

Para o dono do negócio, ou sua equipe financeira, o pagamento recorrente representa praticidade. Basta realizar o cadastro e cobrança do cliente uma vez. Depois disso, a cada período a cobrança será automática. Esta automatização economiza muito tempo; um tempo que normalmente seria usado em tarefas rotineiras, mas pode ser redestinado para atividades mais produtivas (como, por exemplo, um brainstorming para identificar formas de aumentar o faturamento da sua empresa).

3. Confiabilidade

A automatização do processo de cobrança, através de pagamentos recorrentes, tem ainda mais uma vantagem além da economia de tempo. Este é um processo mais confiável do que fazer várias cobranças, todos os meses. A chance de haver erros – como a cobrança de um  valor incorreto, ou cobranças em duplicidade – é menor, pois todos os dados da cobrança já estão com a operadora do cartão de crédito e serão apenas repetidos enquanto durar a assinatura. Com a redução na ocorrência de transtornos relacionados ao processo de pagamento, o nível de satisfação dos seus clientes também deve ter uma melhoria significativa.

4. Segurança financeira

A cobrança através de pagamentos recorrentes é feita através do cartão de crédito. Isso significa que, em grande parte, os riscos e a responsabilidade pela inadimplência são transferidos à própria operadora do cartão. Assim, o uso deste método ajuda a proteger sua empresa contra níveis mais altos de inadimplência, que geram um grande desequilíbrio de caixa. Mesmo assim, é preciso estar atento aos clientes que não estão realizando os pagamentos devidamente – o que também fica mais fácil com a ajuda de um software de gestão do pagamento recorrente.

5. Controle

Nós já demos a dica no item anterior, mas vamos lá. Com um software de gestão do pagamento recorrente, fica bem mais fácil fazer o controle de itens como taxa de inadimplência, ticket médio de compra, porcentagem de renovação de assinaturas, entre vários outros. Estes controles são essenciais para a gestão financeira, pois permitem ter uma boa noção da situação financeira atual do seu negócio, e ainda fornecem ferramentas para a realização de projeções futuras. Em cima destes dados, sua equipe fará planejamentos e traçará estratégias mais precisos, permitindo atingir as metas de faturamento e lucratividade.

Para saber mais sobre como funciona um software de gestão do pagamento recorrente, entre em contato conosco. A plataforma da Vindi é a mais completa do mercado, e estamos prontos para esclarecer todas as suas dúvidas! E, para saber mais sobre modelos de produtos e serviços por assinatura e pagamentos recorrentes, assine nossa newsletter e receba todos os novos artigos diretamente em seu e-mail!

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.