A ideia deste post é demonstrar alguns resultados do e-commerce 2017 no Brasil através de dados do primeiro semestre e deixar a pergunta: o resultado da sua loja online no primeiro semestre foi:
Ruim? Regular? Bom? Excelente?
Mas a ideia mais importante em relação a qualquer informação abaixo é que, pelos resultados, notamos que o e-commerce continua em crescimento.
Os consumidores estão contentes com a praticidade, comodidade e variedade de produtos e preços encontrados nas lojas online. Ainda que não muito confiantes com a segurança, seguem aumentando a estatística de pagamento online com cartão de crédito.
>> Como escolher a melhor forma de pagamento para seu e-commerce
Além disso, notamos que os marketplaces e compras via mobile (tablets e smartphones) tendem a elevar muito mais esses números nos próximos anos.
Por isso eu trouxe um panorama do primeiro semestre. Vamos lá:
Perfil dos consumidores:
*Mulheres – 50,1%
*Homens – 49,9%
Faixa etária:
- 18 – 24 – 18%
- 25 – 34 – 38%
- 35 – 44 – 23%
- 45 – 54 – 12%
- 55 – 64 – 7%
- 65+ – 2%
Região:
- Sudeste – 68,1%
- Sul – 14,9%
- Nordeste – 8,2%
- Centro-Oeste – 6,7%
- Norte – 2,3%
Taxa de conversão por região:
- Sul – 1,5%
- Sudeste – 1,3%
- Centro-Oeste – 1,2%
- Norte – 1%
- Nordeste – 0,8%
Ticket Médio geral -> R$310,89
Tempo médio de navegação -> 00:01:56
Média de itens por pedido -> 3,3
Origem de tráfego:
- 1º Google Adwords
- 2º Google Orgânico
- 3º Direto no site – digitando www.
- 4º Referências
- 5º E-mail Marketing
Formas de pagamento:
- 1º Cartão de crédito – taxa de aprovação 87%
- 2º Boleto bancário – taxa de aprovação 49%
- 3º Outros (transferência bancária, cartão de débito,etc…) – taxa de aprovação 4,5%
Curiosidades:
- As compras por smartphone cresceram de 22% para 31% de 2016 para o 1º semestre de 2017.
- São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades que possuem maior tráfego – 27,6% e 35,5% das vendas.
- O número de visitantes que retornaram aos e-commerces para comprar foi de 62,5% enquanto os novos representaram 37,5%
- O abandono de carrinho ainda é extremamente alto, cerca de 82%, o que nos alerta para a melhoria de fluxos e UX.
- 52% das transações efetivadas no e-commerce são após uma busca no Google, o que gera uma dependência da ferramenta.
E aí, conseguiu medir o desempenho da sua loja?