Sem dúvidas, a Amazon é a grande líder (e referência) mundial em cloud computing, onde oferece serviços de hospedagem na nuvem desde 2006, e onde no Brasil, passou a operar à partir de 2011, com um data center em São Paulo.

Mas por aqui, muitas empresas ainda ficam na dúvida. Afinal, é mais viável contratar hospedagem na Amazon Brasil ou Amazon USA? Veja a seguir alguns pontos importantes que lhe ajudará nesta decisão:

O fator preço

O modelo de precificação dos serviços de cloud da Amazon são cobrados conforme o uso em mais de 50 serviços. Assim, o cliente paga somente pelo que utilizar e sem a necessidade de contratos longos.

Uma grande vantagem deste modelo de pagamento está na possibilidade de planejar o crescimento e aumento de demanda. Ou seja, se sua empresa, por exemplo, atua com a revenda de hospedagens, então você terá certeza de que as necessidades dos seus usuários serão atendidas sem a necessidade de você contratar um plano em excesso e sem correr o risco de não atender à demanda.

Preços Brasil x Estados Unidos

A seguir separamos dois exemplos de preços para que você possa conhecer as diferenças cobradas entre os serviços na Amazon no Brasil e nos Estados Unidos. Veja:

Serviços de Banco de Dados

Se você pretende contratar uma instância de banco de dados MySQL na Amazon Brasil, terá atualmente os seguintes preços por hora de uso.

precos amazon Brasil

(Fonte: AWS Amazon)

Por outro lado, se optar pela Amazon dos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, terá os seguintes preços por hora.

amazon Usa

Note que além dos preços menores, ainda é possível contar com mais opções de instâncias na Amazon USA.

Em outro exemplo temos o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), que é um serviço onde é possível redimensionar o ambiente virtual com sistema operacional, serviços, bancos de dados, entre outros aplicativos. Se desejarmos contratar este serviço pela Amazon Brasil, teremos os seguintes preços por hora.

amazon-ec2-brasil

Por outro lado, se optarmos pela Amazon no Estados Unidos, teremos os seguintes preços.

amazon-ec2-us

Novamente, além de preços menores, este serviço também traz opções adicionais para escolha.

Se você deseja comparar os preços de todos os serviços disponibilizados pela Amazon, acesse este link, escolha o serviço e compare entre Estados Unidos e Brasil.

Qual hospedagem devo contratar?

Como vimos nos exemplos acima, os preços dos serviços da Amazon nos Estados Unidos, são consideravelmente menores do os preços da Amazon Brasil.

No entanto, o preço não deve ser o único fator para se decidir na hora de contratar os serviços. Ou seja, se o preço fosse o fator mais importante, com certeza todo cliente optaria pela Amazon norte-americana e consequentemente a Amazon não estaria no Brasil.

O fator velocidade

A escolha entre a hospedagem da Amazon no Brasil ou Estados Unidos também deve ser levada em consideração o fator velocidade. Como se sabe, quanto maior a distância física de um servidor de hospedagem do seu público, maior será a latência (tempo de resposta). Em outras palavras, optar por um servidor nos Estados Unidos, pode ser econômico, mas provavelmente a velocidade de suas aplicações será mais lenta do que se tivessem em uma hospedagem aqui no Brasil.

Portanto, é fundamental que sua empresa avalie a demanda de seus clientes, já que serviços como Voip, e-commerces, entre outros sistemas empresariais, requerem um tempo de resposta mais baixo e sendo assim, uma hospedagem aqui no Brasil, seria um ótimo negócio.

Por outro lado, se suas aplicações ou a demanda de seus clientes não sofrem grande influência no tempo de resposta, então optar pela Amazon norte-americana poderá ser uma excelente opção. Sites como o Google.com.br, por exemplo, hospedam suas aplicações em servidores internacionais, pois possuem aplicações leves e não sobrecarregam os navegadores dos usuários.

Para pontuar melhor as dúvidas, chamamos o pessoal da Rivendel para ajudar a gente a definir esse conceito melhor.

Hospedar na Amazon Brasil ou Amazon USA?

Convidamos o Bruno Pereira, sócio da Rivendel para um bate papo rápido sobre qual melhor escolha.

1. Para uma Startup: Amazon Brasil ou Amazon USA?

Bruno Pereira (Rivendel): O custo da Amazon Brasil é cerca de 25-30% maior que os mesmos serviços nos EUA. Algumas aplicações podem ter melhor tempo de carregamento e percepção de velocidade, para os usuários finais por rodar no Brasil. Nestes casos, o custo superior pode compensar facilmente, como em num e-commerce, por exemplo.

PS: Porém, é importante estar atento a aspectos regulatórios do segmento de atuação da empresa. Dados de seguros por exemplo, precisam estar “fisicamente” armazenados no Brasil, então a escolha seria obrigatoriamente pela Amazon Brasil.

Estes aspectos são os principais a serem avaliados na escolha de onde hospedar a infraestrutura da sua empresa.

2. Quais são as principais diferenças entre hospedar aqui e lá?

Bruno Pereira (Rivendel): O Brasil é mais caro, porém mais rápido para acesso no próprio Brasil. Hospedar nos EUA custa mais barato, mas podem trazer uma velocidade inferior para acesso no Brasil. É importante calcular a diferença financeira e a diferença de velocidade para decidir qual a melhor opção para seu negócio.

3. Quais fatores são mais importantes na escolha entre os dois: preço, velocidade ou outro fator?

Bruno Pereira (Rivendel): Há a percepção de que a velocidade melhor hospedando no Brasil, podendo trazer benefícios relevantes na conversão do negócio/site. Se este for o caso no seu produto, provavelmente vale a pena gastar um pouco mais e hospedar nos EUA. Se for um produto pouco impactado pela diferença de velocidade entre Brasil e EUA, a economia no custo da infraestrutura provavelmente justificará que os serviços fiquem hospedados nos EUA.

Vale também consultar um especialista em tributação, já que o assunto da aplicação de impostos no uso da AWS, com referência no Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 7, de 15 de agosto de 2014 é claro.

Fontes: Amazon, Vindi e Rivendel

Gostou do post? E você, já utilizou algum serviço de de cloud da Amazon em seu negócio? Compartilhe conosco a sua experiência, comentando abaixo:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies