O futuro dos pagamentos digitais está em constante evolução, e especialistas precisam se adaptar rapidamente a essa transformação. A indústria de movimentação de valores é a que mais passa por mudanças, e o Brasil tem se destacado como epicentro dessa revolução global. Eventos internacionais não param de elogiar a sofisticação do mercado de pagamentos no Brasil, que compartilha esse destaque com a França.

Essa foi parte da introdução da palestra de Nuno Lopes Alves, presidente da VISA no Brasil, que abriu a edição de 2023 do Innovation Pay falando sobre as oportunidades e desafios dos pagamentos digitais, Inteligência Artificial generativa, Embedded Finance, Drex e mais. Veja os principais insights do conteúdo.

Pix e Open Finance, interoperabilidade e fragmentação

O Brasil tem testemunhado um rápido crescimento de tecnologias inovadoras, como o Pix e o open finance. Além de contar com a infraestrutura tecnológica necessária, os consumidores brasileiros estão cada vez mais dispostos a adotar essas inovações.

À medida que novas tecnologias emergem, mais opções de pagamento se tornam disponíveis. Isso requer maior interoperabilidade e integração entre redes de pagamento e plataformas, bem como soluções agnósticas. Isso porque a crescente fragmentação torna o gerenciamento mais complexo e requer parcerias mais eficientes entre empresas e soluções a que possam terceirizar processos.

Digitalização e Tokenização no Pagamento

A forma como o valor é representado está evoluindo, desde o escambo até a criptomoeda. No Brasil, cerca de 54% das transações são feitas por aproximação, e o tradicional cartão de plástico está sendo cada vez mais substituído pelo próprio ser humano como instrumento de pagamento.

A VISA está desempenhando um papel importante na digitalização do processo de pagamento, como evidenciado no caso de uso do Lift Challenge, o projeto piloto do Drex conduzido pelo Banco Central. A implementação do Drex retoma a estrutura do processo de escambo de uma forma totalmente repaginada e digitalizada, através de uma transação muito mais fluida e eficiente.

Pagamentos em Tempo Real, Identidades Digitais e Personalização

Pagamentos em tempo real estão se expandindo globalmente, proporcionando aos consumidores mais opções para pagamento. O número de países explorando as Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) aumentou significativamente, de 35 em 2020 para 114 em 2021.

Neste sentido, as identidades digitais estão criando novas oportunidades para pagamentos simplificados e seguros. No Brasil, 27 milhões de pessoas já aderiram ao open finance, e 52% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar seus dados. Com isso, mais de 40 programas de identidade digital estão em diferentes fases de adoção neste momento.

O Potencial do Embedded Finance e da IA Generativa

A integração de produtos financeiros em interfaces digitais que as pessoas já usam, como redes sociais e aplicativos de mensagens, torna a experiência de pagamento mais fluida. A IA generativa possibilita uma maior conexão entre as pessoas e seus assistentes virtuais.

Através de toda essa tecnologia, a transformação dos pagamentos digitais está redefinindo a forma como lidamos com o dinheiro. O Brasil está na vanguarda dessa revolução, proporcionando aos especialistas e consumidores oportunidades valiosas de adoção. 

Conforme a identidade digital se integra com essas tecnologias inovadoras, a personalização e a facilidade dos pagamentos aumentam. O que nos coloca como testemunhas diante do surgimento de uma nova era de pagamentos digitais, onde a tecnologia e a conveniência se unem para criar uma experiência única.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies