Passado todo o alvoroço da Black Friday, época mais aguardada para vendas do varejo, começamos a semana com uma campanha diferente: o Dia de Doar, ou Giving Tuesday , no original em inglês. No dia 27 de novembro, empresas, ONGs e pessoas do mundo todo vão parar para realizar uma ação que faça bem ao próximo.

São mais de 45 países engajados na causa, criada pela organização americana Belfer Center for Innovation & Social Impact. A ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância de doar – e se doar ao próximo. No Brasil, o Dia de Doar teve sua primeira versão de 2013. Ele é realizado graças a parceria entre o Movimento por uma Cultura de Doação, a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica, e conta com o apoio da Agência Benjamin, da FECAP.

O Dia de Doar na gringa

A data surgiu nos Estados Unidos apenas um ano antes de chegar em terras brasileiras, em 2012. O #GivingTuestday acontece na sequência de grandes eventos americanos, como o Dia de Ação de Graças, a Black Friday e a Cyber Mondey. Depois de se fartar com comidas deliciosas e muitas compras, chega a hora de doar!

O Giving Tuesday tornou-se um movimento que celebra e apoia a doação e a filantropia, organizando eventos ao longo do ano.. Ele foi criado pela Belfer Center for Innovation & Social Impact, localizado na 92nd Street Y, um centro cultural na cidade de Nova York que, desde 1874, reúne pessoas em torno dos valores da caridade. Com o #GivingTuesday, é possível conectar diversos grupos, comunidades e organizações em prol de uma causa nobre: incentivar a doação.

Como participar no Brasil?

Todo mundo pode participar. Empresas, escolas, instituições religiosas, e indivíduos! O importante é fazer a diferença na vida de alguém, e na sua própria. Se você quer ver algumas histórias de quem já participou em anos anteriores, para se inspirar, é só acessar o site Minha História de Doação.

Se ainda assim você não tem ideia de qual iniciativa abraçar, o site Dia de Doar disponibiliza uma galeria de sugestões para você praticar o bem. Você também pode cadastrar sua ação no site divulgá-la para outras pessoas. Dessa forma, você se tornará um agente de mudança que inspira tantas outras a seguir pelo mesmo caminho. Veja algumas causas nas quais você pode se engajar:

  • Combate a fome e a pobreza;
  • Crianças;
  • Deficiência física e mental;
  • Dependência química;
  • Direitos Humanos;
  • Educação;
  • Geração de trabalho e renda;
  • Idosos;
  • Juventude;
  • Meio ambiente;
  • Moradia;
  • Moradores de rua;
  • Pessoas em necessidade e pedintes;
  • Proteção aos animais;
  • Religião;
  • Saúde;
  • Situações de emergência, dentre outras.

#DiadeDoar – 7 ONGs para inspirar seu lado caridoso

É muito legal ver todo mundo se mobilizando por uma grande causa. E é ainda mais legal ver que as pessoas compreendem que o ato de doar não pode ser feito apenas uma vez no ano. Acompanhar histórias reais de pessoas e conhecer de perto as necessidades do mundo pode ser bom para abrir os nossos olhos e o nosso coração. Por isso, separamos algumas ONGs que você pode acompanhar o trabalho e se inspirar no caminho do voluntariado e da doação.

Endeavor

Organização global sem fins lucrativos, que apoia empreendedores para acelerar o crescimento de suas empresas, contribuindo para formar uma nova geração de exemplos para o nosso país. Atualmente, são mais de 100 empreendedores apoiados ativamente, liderando mais de 53 empresas que geram cerca de R$ 4 bilhões em faturamento e 36 mil empregos. Descubra mais sobre a Endeavor acessando www.endeavor.org.br.

APAE 

É uma organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos. Ela previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, apoiando sua inclusão social e incidindo na defesa de seus direitos. Dessa forma, a APAE ajuda a disseminar conhecimento, possibilitando um maior entendimento e apoio à causa. Conheça mais sobre a APAE acessando o site  www.apaesp.org.br.

Amigos do Bem

Instituição sem fins lucrativos que busca levar às famílias do sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas. Atualmente, o trabalho, que se tornou auto sustentável, impacta a vida de mais de 60 mil pessoas. Conheça mais a fundo as ações da Amigos do Bem acessando www.amigosdobem.org

Instituto Gerando Falcões 

Organização social que atua, dentro de estratégia de rede, em periferias e favelas. Seus projetos são focados em esporte e cultura para crianças e adolescentes, além de qualificação profissional para jovens e adultos. Conheça mais ações do Gerando Falcões em www.gerandofalcoes.com

Change 

A maior plataforma de abaixo-assinados do mundo. Nela, documentos são criados para fazer mobilizações para conseguir apoio para suas causas, que são decididas por autoridades no assunto. Conheça mais em  www.change.org/

Casa de David 

Instituição sem fins lucrativos, fundada em 1962,  que abriga e cuida de pessoas com deficiência intelectual, física e com autismo. A ONG realiza um trabalho humanitário, dedicando seus esforços às pessoas que precisam de apoio permanente. Conheça mais sobre a Casa de David e suas ações acessando www.casadedavid.org.br.

Arca Brasil

Atua há 25 com projetos, eventos e ações para a proteção e bem-estar animal. É uma entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária que trabalha a favor do respeito aos direitos dos animais no país. Conheça mais sobre as ações que a Arca Brasil desenvolve acessando www.arcabrasil.org.br.

Vamos começar a mudança por nós mesmos. No Dia de Doar, faça sua parte – e se puder, continue fazendo pelos outros 364 do ano. Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença na vida de quem recebe e na de quem doa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies