O Innovation Pay 2022 não se limitou ao palco principal montado no Hotel Unique no último 16 de novembro. O maior evento de pagamentos, fintechs e serviços financeiros da América Latina contou ainda com a gravação de seis episódios especiais do videocast Dentro do Ringue, com grandes convidados debatendo as principais tendências do nosso mercado.
Esta série especial e em vídeo do podcast Dentro do Ringue realizada durante o Innovation Pay foi realizada em parceria entre a Vindi e a Pay4Fun. E recebemos em nosso estúdio montado dentro do Hotel Unique, em São Paulo, executivos de empresas como Mastercard, Amazon, Cielo, Itaú Unibanco, CAF e muito mais.
Foram, no total, 6 episódios e quase 4 horas de conteúdo de alta qualidade, que passeou por vários temas em alta no mercado de pagamentos e fintechs. Do ecossistema de startups até incidentes de cibersegurança, passando pelo badalado BNPL (o Buy Now Pay Later, ou crediário 2.0)… e ainda pagamentos por aproximação, Pix, futuro do mercado de pagamentos, onboardings “express” em menos de 1 minuto…
E, às vésperas da Copa do Mundo de 2022, ainda deu tempo para falarmos de streamings esportivos, um assunto que envolve não só pagamentos como também economia da recorrência, Software as a Service. Confira tudo o que rolou!
Confira os episódios do Dentro do Ringue no Innovation Pay 2022
BNPL: Buy Now, Pay Later é o futuro do crediário?
Como mostra a tradução literal, nada mais é do que “compre agora, pague depois”. Nada mais brasileiro do que isso: afinal, por aqui, somos vanguarda quando o assunto é crediário ou parcelamento.
Mas essa tendência tem ganhado destaque mundo afora com o lançamento deste modelo de negócios, que acrescenta uma camada de tecnologia para a liberação de crédito ao consumidor para compras parceladas. Mas qual a diferença para o que já temos por aqui?
Para abrir a série do Dentro do Ringue no Innovation Pay 2022, convidamos André Faria, CEO e co-fundador da Lara, que viu no BNPL uma oportunidade e tanto de empreender. Ele deixou a carreira de mais de 10 anos como executivo comercial em grandes empresas de pagamento para criar a própria startup focada em Buy Now, Pay Later. Ou seria… Care Now, Pay Later?
Lá fora, o BNPL é muito diferente da experiência brasileira. Eu gosto de descrever o BNPL, crediário digital, como a interseção de dois grandes mundos: pagamentos e digital. O quanto você vai valorizar cada um dos dois mundos é que é a questão. Lá fora, pelo hype da coisa, muitas empresas surfaram na onda da plataforma (além do excesso de liquidez e de dos juros baixíssimos). “Poxa, pagar algo em 4 vezes? Que legal!”, com uma abordagem mais geracional. E negligenciaram o lado do crédito. Essa turma também estava na frente na derrocada recente do mercado.
Participação: André Faria (CEO e co-fundador da Lara)
Apresentação: Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)
Transformação Digital em Compliance: Benefícios da tecnologia na gestão de riscos em pagamentos
No segundo episódio do Dentro do Ringue no Innovation Pay 2022, a Pay4Fun levou para a conversa um time de convidados a fim de debater a união das áreas de compliance e prevenção à fraude em grandes corporações e como elas estão se beneficiando da transformação digital para melhorar a experiência do cliente e a lucratividade. E tudo isso passa, também, por treinamento de pessoas.
“Compliance não é o processo em si, é um estilo de vida”, resumiu Alessandra Gaspari, presidente do Ibegesp (Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública). “Fala-se muito compliance e fraude juntos, mas até 4 anos atrás eram coisas diferentes. O Big Data está proporcionando isso, e hoje um compliance officer tem que ter pessoas no time com skills de programação. É preciso olhar todo o ciclo”, complementou Eric Greghy, diretor de produtos compliance & legal na Neoway.
Leonardo Rebitte, sócio-fundador da CAF, ainda levou uma série de exemplos práticos de como combater a fraude pode ser um fator crucial de sucesso não apenas para equipes de risco, mas como também de marketing.
Participação: Alessandra Gaspari (presidente do Ibegesp), Eric Greghy (diretor de produtos compliance & legal na Neoway) e Leonardo Rebitte (sócio-fundador da CAF).
Apresentação: Camilla Caresi (diretora de risco e compliance na Pay4Fun)
Inovação: Como conectar startups e o mercado para transformar a indústria payments?
O termo “inovação” pode até ter sido esvaziado em sua importância devido às tantas vezes em que foi utilizado de maneira errada. Talvez até me soem chamadas do tipo “Dez dicas super batidas para você ser uma pessoa inovadora”, ou então “Um jeito inovador de fazer suco, como você nunca viu”.
Inovação pode até ter virado uma buzzword no mundo de negócios, mas para o Itaú o assunto é coisa séria e levado à risca. Inovar para este, que é um dos maiores bancos do Brasil, é mais que uma palavra e é mais do que uma tendência: é o caminho para a sobrevivência e para a expansão do negócio.
“A centralidade do cliente é o que importa, cada vez mais. A gente como Itaú tem esse papel de se manter relevante, e isso passa muito por manter contato com reguladores, com outros players, com nosso cliente. É estar pronto para as mudanças do nosso papel na indústria de pagamentos, com olhares super abertos e atentos para parcerias que nos ajudem a entender o nosso cliente como um todo, como ele ou ela preferem fazer pagamentos”, frisou Pedro Prates.
Participação: Pedro Prates, superintendente à frente de projetos do Itaú Unibanco
Apresentação: Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)
Tendências Globais e o que está por vir em Pagamentos
O Brasil não é só país do futebol: é também o país da tecnologia de pagamentos. As tendências globais de pagamentos passam (e muito) pelo que é criado entre o Oiapoque e o Chuí, e por isso temos cacife para debater o que está por vir no mercado de payments.
Leandro Mattos (Mastercard) e Vinícius Bufoni (Vindi) se sentaram à mesa com Vindi e Pay4Fun para fazerem um giro sobre as tendências globais e sobre o que o Brasil pode exportar (além do Pix, é claro). Vai ter gente que vai querer pagar sorrindo!
“O brasileiro é um early adopter”, ressaltou Leandro. “A gente consegue mostrar que o Brasil, daquele tamanho, com os desafios que tem, consegue fazer um negócio como fez”, acrescentou Bufoni, quando falou do queridinho do momento nos pagamentos nacionais: o Pix.
Participação: Leandro Mattos (vice-presidente de novas plataformas de pagamentos da Mastercard Brasil) e Vinícius Bufoni (CTO da Vindi)
Apresentação: Camilla Caresi (diretora de risco e compliance na Pay4Fun) e Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)
Resiliência e Segurança Cibernética em meios de pagamento
Neste episódio, oferecido e apresentado pela Security First, o foco esteve sobre um setor que normalmente passa despercebido em grandes instituições financeiras e meios de pagamento, mas que tem papel crucial para o sucesso da operação: a segurança da informação.
Fernando Correa recebeu, ao longo dos dois bate-papos, Eduardo Guastella e Sidney Passeri (Cielo) para uma conversa sobre resiliência e a importância da certificação ISO 22301 e sobre a importância do plano e da gestão de continuidade de negócios. Em seguida, sentaram-se à mesa Gustavo Benutto e Tarcísio Barbosa (Andbank Brasil), e o tema que esteve em pauta foi segurança cibernética e gestão de crise.
Participação: Eduardo Guastella (gerente de continuidade de negócios na Cielo), Sidney Passeri (superintendente executivo na Cielo), Gustavo Benutto (CISO no Andbank Brasil) e Tarcísio Barbosa (CIO/CTO no Andbank Brasil)
Apresentação: Fernando Correa (CEO da Security First)
Pode isso, Arnaldo? Os streamings esportivos vão dominar o mundo?
As respostas são sim e sim. E isso a gente já sabia. O Rodrigo Dantas escreveu sobre isso no começo de 2021, quando publicou aqui no blog este artigo contando o case da NFL, a Liga de Futebol (americano) dos Estados Unidos.
Estava evidente que o sucesso dos streamings esportivos cedo ou mais cedo ainda transbordaria para outras modalidades, e o Brasil viu o modelo se consolidar justamente no esporte mais popular: o futebol.
Grandes plataformas, confederações esportivas, ligas nacionais, os próprios clubes e até mesmo streamers estão apostando na transmissão de eventos esportivos, inovando no formato e diversificando a entrega deste “produto” tão apaixonante que é o futebol brasileiro. Mas… será que vai pegar? Será que vai elitizar? Será que vai beneficiar os clubes, os torcedores ou apenas anunciantes?
António Forjaz, head de engagement, sports and transactional na Amazon foi o convidado que fechou a série de videocasts do Dentro do Ringue no Innovation Pay em um episódio que ficou bue defixe.
Participação: António Forjaz (head de engagement, sports and transactional da Amazon Prime Video)
Apresentação: Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)
Garanta sua vaga no Innovation Pay 2023
Faça parte do evento que reúne as mentes mais brilhantes e influentes do mundo dos pagamentos, tecnologia e varejo. O Innovation Pay proporciona um ambiente para troca de ideias inovadoras e networking de alto nível.
Com participação confirmada de gigantes como Salesforce, Meta, Microsoft e Oracle, este é o momento de mergulhar de cabeça no futuro dos pagamentos e das experiências de consumo.
Garanta agora mesmo o seu ingresso para o maior encontro de líderes, empreendedores e visionários da América Latina. Junte-se a nós no Innovation Pay e faça parte da transformação que está moldando o cenário de pagamentos para os próximos anos. As vagas são limitadas e a oportunidade é única.