O pensamento diário de todo empreendedor é levantar estratégias que alavanquem seu negócio e melhorem a experiência do usuário junto ao seu produto ou serviço. Por isso, hoje vamos entender um pouco mais sobre os conceitos de Cross-sell e Upsell.
Estes dois conceitos são basicamente estratégias para crescimento de vendas, através do entendimento da dor do seu cliente e apresentação de soluções complementares que possam ajudá-lo. Ou seja, saídas para o pensamento diário que comentamos logo no início deste texto.
Mas, agora vamos entender a fundo o que significa e como aplicar cada conceito.
Cross-sell
Na tradução ao pé da letra, cross-sell significa venda cruzada. Mas, vamos exemplificar para ficar mais fácil de entender.
Você entra em um e-commerce de eletrônicos para comprar um novo celular. Olha os diversos modelos e escolhe um, antes de finalizar a compra, aparece sugestões de outros produtos em sua tela, como capinha, bateria extra, fone. Ou seja, produtos complementares ao que você ia comprar de fato.
O mesmo acontece em lojas físicas, quando o vendedor te apresenta produtos que melhoram o uso do que você foi comprar originalmente.
Lembrando que o cross-sell é uma estratégia de venda que visa aumentar o faturamento do negócio e melhorar a experiência do cliente. Sem empurrar produtos ou serviços que não combinam com o desejo de compra.
Colocando o cross-sell na prática
Ok, agora que entendemos o conceito da estratégia de cross-sell, é hora de colocá-lo em prática. Mas, para isso, é preciso analisar pontos chave do seu negócio:
- Produto e/ou serviço;
- Cliente
Entender quais são os pontos fortes e quais são os complementos do seu produto e/ou serviço são essenciais para a estratégia de cross-sell.
Faça um mapeamento das suas melhores funcionalidades, entenda como seu produto pode funcionar melhor para cada segmento que você atende e como escalar isso.
Lembre-se que cross-sell não significa venda casada, ou seja, não existe nada amarrado em contrato. Você apenas faz uma sugestão de outro produto ou serviço que combina, por assim dizer, com o que foi comprado originalmente.
Entenda as necessidades do seu cliente, nada de sair empurrando qualquer coisa só pra conseguir vender mais, isso é coisa do passado. Depois de criar um mapeamento e entender como o seu produto ou serviço funciona melhor e fazer um estudo do seu cliente, você já possui embasamento para aumentar suas vendas.
Upsell
É comum confundir o conceito de upsell e cross-sell, mas, depois de ler este artigo, você vai entender bem as diferenças de cada um e vai conseguir aplicar nas estratégias de vendas da sua empresa.
Upsell, na tradução ao pé da letra, significa vender a mais. Também tem o objetivo de aumentar o faturamento da sua empresa e melhorar a experiência do cliente, mas de uma forma diferente do cross-sell.
Com o upsell, você oferece um produto ou serviço mais completo do que o seu cliente estava procurando.
Ainda usando o celular como exemplo, o objetivo do seu cliente com o aparelho é tirar boas fotos, mostre a ele as opções com melhores câmeras, melhores até do que ele tem em mente. Assim você poderá fazer um “up” na venda e ainda dar uma melhor experiência pra ele.
Agora que você já entendeu mais sobre upsell e cross-sell, é hora de treinar sua equipe de vendas e aumentar o faturamento da sua empresa.
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