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Você pode ter montado o espaço fitness mais bonito do mundo, mas sem clientes de nada adianta todo o investimento, certo? Por isso, conseguir alunos para sua academia e garantir um faturamento positivo é tão importante. Nesse texto, vamos dar dicas de como como ter mais alunos na academia.

E se você sempre achou que cobrar uma mensalidade mais baixa do que a dos seus concorrentes já garante o sucesso, saiba que não é verdade. Atendimento, qualidade dos equipamentos e meios de pagamento são exemplos de fatores que também influenciam diretamente a decisão do consumidor.

Sazonalidade, um fantasma para os empreendedores

Você certamente já percebeu que quando o verão vai chegando as pessoas começam a se preocupar muito mais com a aparência e bem-estar, não é?

Entre outubro e novembro acontece um dos grandes auges de matrículas, não sem tem um desafio para conseguir alunos para academias, pois o fim do ano e a época de calor estão se aproximando. Entre janeiro e fevereiro também ocorre o pico de novos alunos, já que é nesta época que as pessoas estão engajadas em cumprir as promessas de ano novo.

Mas aí os meses vão passando e entre maio e julho você vai notar que a sua academia vai começar a esvaziar. Muitas vezes o aluno fecha um plano trimestral e acaba não renovando, outros escolhem planos anuais e depois cancelam a matrícula.

Tem ainda os famosos alunos fantasmas que fecharam planos com você por um longo período, mas nunca frequentam. A verdade é que nenhum dos cenários que citamos acima é positivo para o seu negócio.

Por isso, investir para conseguir alunos para sua academia durante todo o ano é importante para amenizar a sazonalidade. E melhor do que atrair potenciais clientes, você deve focar em trazer os alunos certos, se esforçando para deixá-los engajados durante todo o tempo, diminuindo, assim, a chance deles cancelarem.

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo antes de você pensar em quais meios de comunicação e estratégias deve usar para atingir o seu público-alvo, é saber muito bem quem eles são. 

Você deve estar preocupado em descobrir quais são os objetivos deles. Por exemplo, eles querem definir a musculatura, perder peso, ter uma vida mais saudável ou então aprender a nadar, dependendo das modalidades que você vai oferecer em sua academia.

O mais comum é que pessoas comprem aquilo que vai solucionar um problema e é seu dever saber quais são eles, explorando em sua comunicação como você pode ajudá-los. Conseguir alunos para sua academia, nem sempre é atrair todo tipo de cliente. Ter mais alunos na academia é sinônimo de conhecer o público alvo.

Se a sua academia vai trabalhar com diferentes perfis, o melhor é segmentar o seu público-alvo e criar ações direcionadas para cada um deles.

Classifique se o seus potenciais clientes são homens, mulheres, adolescentes, em qual classe social estão, quais canais eles mais usam para se comunicar e seus principais hobbies.

Não limite-se, quanto mais em detalhes você conhecer seus futuros alunos, melhor será o resultado de suas ações.

Como ter mais alunos na academia?

1 – Organize e participe de eventos

Uma das formas que você pode usar para fazer sua marca conhecida no começo é organizar eventos com temas que interessam seus potenciais clientes.

Você pode, por exemplo, promover um bate-papo sobre a alimentação certa para quem quer definir os músculos, ter uma nutricionista dando dicas para perder peso ou um personal trainner falando sobre os melhores exercícios para cada objetivo.

Além de organizar, você também pode participar de encontros oferecidos por outras pessoas, conseguindo, assim, divulgar a sua academia.

Hoje, com a tecnologia a nosso favor, se fazer eventos físicos não couber no seu bolso, você pode transmiti-los ao vivo por meio de aplicativos.

2 – Faça parceria com comércios locais

Se o seu negócio for focado no público do bairro que ele está inserido, uma boa maneira de conseguir alunos para sua academia é fazer parceria com comércios locais.

Você pode deixar panfletos para que eles distribuam aos consumidores ou mesmo pensar em oferecer um desconto para quem descobriu sua academia por meio deles.

3 – Distribua panfletos

Outra maneira de fazer com que as pessoas que moram no bairro da sua academia descubram o seu espaço é entregando panfletos diretamente nas casas. Apesar da dica ser simples e até ultrapassada, academias relatam que ter ter mais alunos na academia, também depende de marketing offline.

Para essa estratégia, capriche no visual. É ele que vai prender a atenção dos seus potenciais clientes. Não deixe de ressaltar em poucas palavras os benefícios que você oferece e que o tornam diferente de seus concorrentes.

4 – Trabalhe sua presença digital

Não há como negar que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém que não recorra ao Google quando deseja pesquisar algum serviço.

Sendo assim, você precisa ter uma forte presença no mundo digital. Criando um site profissional para a sua academia, estando presente também nas redes sociais. O Facebook e o Instagram são plataformas que possuem um grande público interessado no mundo fitness.

Ainda falando sobre o mundo digital, outra estratégia para atrair alunos é criando materiais que vão ajudar o seu aluno a alcançar o objetivo que ele tanto quer.

Você pode ter um blog e desenvolver artigos sobre como potencializar resultados na academia, gravar vídeos dando dicas sobre alimentos, e-books sobre acessórios e também fazer transmissões ao vivo.

Se você achar que faz sentido, invista em divulgação por campanhas pagas, com o Google Adwords ou mesmo o Facebook Ads.

5 – Aproveite o marketing boca a boca

Um dos melhores meios de fazer seu negócio conhecido e conseguir alunos para sua academia é aproveitando o bom e velho marketing boca a boca.

Para isso acontecer, o primeiro passo é ter seus clientes satisfeitos com os serviços que você oferece. Então, não pense que você só precisa se esforçar para atrair novos alunos, é essencial também reconquistar sempre os atuais.

Hoje, com a era digital, empresas como o Airbnb tem trabalhado bem o conceito de marketing boca a boca no mundo online. Eles exploram a ideia de indicação, oferecendo um crédito para o indicador.

É assim que funciona: você convida um amigo para se cadastrar no site e quando ele fizer a primeira reserva, você ganha R$ 50. O site gera um link personalizado para cada usuário, assim eles conseguem identificar quem fez a indicação.

Você também pode explorar essa ideia, oferecendo desconto ou vantagens para os seus alunos que trouxerem outros novos.

6 – Pratique o remarketing

Sabe todo aqueles e-mails que você tem de ex-alunos? Então, eles são uma ótima oportunidade para você aumentar seu lucro.

“Mas eles cancelaram no passado”, é o que você está pensando? Sim, é verdade. Mas se eles gostaram da experiência que tiveram com a sua academia, isso não significa que eles não possam querer voltar.

Às vezes eles precisaram cancelar a matrícula porque tinham que cortar gastos naquele momento, porque desanimaram ou qualquer outra razão, mas continuam querendo atingir o objetivo de bem-estar.

Eles, talvez, só precisem de um novo incentivo. Faça ações com essa base de dados, ofereça alguma vantagem, mostre os benefícios de voltar a treinar em seu espaço. Não, simplesmente, esqueça essas pessoas.

7 – Ofereça aula teste

Uma das técnicas em alta nos últimos anos é oferecer ao seu potencial cliente a possibilidade de experimentar o seu serviço, antes dele se decidir se quer comprar ou não.

Você pode oferecer uma aula teste e deixar que as pessoas testem os seus serviços. Depois, animadas com o resultado, elas podem decidir fechar com você. Essa abordagem é interessante, principalmente, para academias que oferecem modalidades como danças, lutas ou pilates. Conseguir alunos para academia também é oferecer um teste antes da matrícula.

Antes de adotar a aula teste, faça um planejamento de como vai funcionar e tenha certeza que isso não vai prejudicar o seu faturamento.

E aí estão, sete formas de você ter mais alunos sua academia, agora é com você! Não deixe de ler também o guia “Plano de negócios para sua academia” e “Como contratar profissionais para minha academia”.

 

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.