É cada vez maior o número de empresas que adotam modelos de negócios com base em faturamento recorrente. Alguns exemplos são a Amazon, a Netflix e o Uber. Os consumidores estão adaptados à ideia e até mesmo preferindo acordos que prevejam pagamentos incrementais.

O pagamento de assinaturas para ter acesso a produtos e serviços está expandindo nas mais diversas áreas. A maioria das empresas que ainda não adotou o modelo de receitas recorrentes está planejando adotar. Mas não basta apenas implantar o método de recebimento por mensalidade, é preciso acompanhar e medir os resultados para saber se o modelo está funcionando.

Existem métricas cruciais para fazer essa medição do faturamento recorrente anual e determinar o seu desempenho e os ajustes necessários para maximizar os resultados. Nós separamos as cinco principais para que você possa fazer esse acompanhamento. Confira!

1. Churn ou Índice de Cancelamento

O churn mede a quantidade de clientes que deixaram de fazer parte da sua base. A redução do índice de cancelamento está relacionada à construção de uma base sólida de clientes. Para que ela ocorra, pode ser preciso avaliar e revisar o produto ou serviço oferecido para identificar onde está o problema e solucioná-lo.

O cálculo do churn é feito dividindo o número de cancelamentos mensal pelo número de clientes ativos. Você ainda pode calcular a vida média dos clientes pelo tempo médio de retenção – é só dividir 100 pelo percentual médio de churn no ano (somando os percentuais mensais e dividindo por 12).

2. LTV (Lifetime Value) ou Valor do Tempo de Vida do Cliente

Essa métrica tem relação com o valor do cliente para o seu negócio e representa o potencial de vendas para o consumidor ao longo do período em que ele se relaciona com a sua empresa. Ela está diretamente ligada à satisfação do cliente com os serviços prestados: um cliente satisfeito não tem motivo para deixar de consumir seu produto e ainda considera adquirir produtos complementares.

Você pode fazer o cálculo do LTV analisando a base de clientes e o seu churn. Assim você fica sabendo o tempo médio de relacionamento do cliente com a empresa. Depois é só multiplicar esse número pela receita média mensal por cliente. Por exemplo, se sua mensalidade custa R$ 100 e o cliente permanece com você por seis meses, o LVT do cliente é de R$ 600.

3. Receita média por cliente

Aqui você fica sabendo a média de quanto o cliente paga mensalmente. O cálculo da receita média é simples: divida o faturamento mensal recorrente pelo número de clientes. Seu objetivo deve ser sempre aumentar a receita média e para isso você pode usar algumas ferramentas como o Up-sell, que consiste em migrar o cliente para uma versão mais cara do produto, o Cross-sell, que são os recursos extras do produto, ou os Planos e Pacotes, que podem englobar descontos ou bônus para pacotes anuais, por exemplo.

4. CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Essa métrica te ajuda a medir quanto custa uma nova venda. A analise é feita somando todas as despesas que você teve com marketing e vendas e dividindo o resultado pelo total de novos clientes em sua base no mesmo período: esse é o valor médio que você gastou para conquistar cada novo cliente. A análise não é qualitativa, mas ajuda a projetar gastos conforme suas metas de crescimento e o tempo previsto para recuperar os custos e adquirir novos clientes.

Lembrando que quanto mais você gasta para adquirir um cliente, menor sua margem de lucro. Se o custo for muito alto, isso pode indicar que seu investimento em publicidade está sendo ineficiente. Meça o custo de aquisição de clientes por canal e descubra, por exemplo, quanto custa uma venda usando o Facebook Ads ou o Google Adwords.

5. Faturamento Anual Recorrente

O faturamento anual recorrente é medido por meio da Soma De Assinaturas Anuais de todos os clientes. Ele representa o fluxo de caixa real e é essencial para saber se seu negócio realmente está tendo sucesso em construir relacionamento com seus clientes. Essa métrica mostra o todo da performance das suas receitas recorrentes. Você pode acompanhar a receita recorrente gerada a partir de novas vendas e renovações, ou do upsell e cross-sell, ou pode usar a métrica para monitorar as perdas de receita por downgrades e churn. E se as demais métricas estão alinhadas, o faturamento anual recorrente estará nas alturas!

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies