Na preparação para o evento mais aguardado do ano para o varejo, entender as métricas para Black Friday que fazem mais sentido acompanhar para avaliar a performance do seu negócio durante o período, é fundamental para criar histórico, otimizar estratégias e até mesmo corrigir rotas.
Seja para planejar antecipadamente ou para avaliar os resultados posteriormente, as métricas são fundamentais. Elas ajudam a entender onde seu negócio está indo bem e onde pode melhorar. Vamos explorar as principais métricas que você deve acompanhar para impulsionar seu desempenho.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é fundamental para medir quantos visitantes do seu site se tornam efetivamente clientes.
Essa é uma das principais métricas usadas para avaliar o seu desempenho, pois, uma conversão baixa pode indicar a necessidade de ajustar descrições de produtos, revisar preços ou oferecer mais opções de pagamento.
Para calcular o percentual de conversão, aplique a seguinte fórmula:
- Número de vendas / Número de visitantes x 100.
Taxa de abandono do carrinho
Se muitas pessoas chegam perto de finalizar a compra, mas abandonam o carrinho, você também pode ter que fazer mudanças no seu e-commerce.
Um dos motivos do abandono é a falta de segurança para inserir dados pessoais ou formulários muito extensos.
O cálculo para o percentual de abandono do carrinho é o seguinte:
- Número de visitantes que colocam produtos no carrinho / Total de compras x 100.
Ticket médio
Se você trabalha com varejo, certamente conhece essa métrica que avalia o valor médio dos gastos dos clientes na sua loja.
Se você precisa aumentar o seu ticket médio, ofereça combos e promoções e invista em estratégias de cross-sell e upsell. O cálculo é este:
- Valor total das vendas / Número de vendas feitas.
Taxa de rejeição
Essa métrica indica a proporção de usuários que entrou no site do e-commerce e logo saiu, sem realizar nenhuma ação.
Quando é uma taxa muito baixa, pode indicar que você precisa melhorar o layout da página, tomar cuidado com o excesso de informações e pop-ups, ou mesmo reduzir seus preços.
Ela é definida pelo percentual de sessões de uma única página.
Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
O CAC é essencial para negócios que investem em marketing digital. Saber quanto custa atrair e converter cada cliente ajuda a avaliar a eficácia das suas estratégias.
Para fazer essa conta, basta dividir o total gasto para atrair compradores pelo número de clientes convertidos.
Ao final, compreender e monitorar as métricas certas é essencial para transformar a Black Friday em um período de sucesso para o seu e-commerce.
Ao aplicar esses insights, você não apenas otimiza seu desempenho, mas também fortalece suas estratégias para maximizar as vendas e fidelizar clientes.
Esteja sempre preparado para ajustar suas abordagens com base nos dados coletados, garantindo que sua empresa esteja à frente da concorrência.
Lembre-se: a análise constante e estratégica dos resultados pode ser o diferencial para alcançar o sucesso desejado nesta data tão importante.
Se você quer se aprofundar neste assunto, temos uma playlist completa de vídeos que detalham melhor algumas métricas SaaS para quem trabalha com clubes de assinatura e recorrência.