Em 2016, houve a descontinuação do TLS 1.1 – algoritmos que criptografam a comunicação entre dois pontos com o objetivo de prover privacidade e confiabilidade dos dados que estão sendo transmitidos.

Para manter essa confiabilidade, as empresas que vendem online precisarão fazer um upgrade e começar a usar o TLS 1.2 (Transport Layer Security). Ele tem a mesma função do TLS1.1, mas que contém algumas distinções técnicas.

Assim como era com o SLL e TLS1.1, o TLS1.2 é  um meio de deixar o ambiente mais seguro para que as informações transitem. Ele traz:

  • Privacidade – impossibilitando acesso às informações trocadas
  • Integridade – impossibilitando a falsificação das informações trocadas
  • Autenticação – Garante a autenticidade na comunicação entre usuário e servidor.

Agora as empresas precisam atualizar o TLS para a versão 1.2. Sendo assim, a versão TLS 1.1 será descontinuada. As empresas que não se atualizarem para a nova versão correm o risco de ter seus dados invadidos e colocar em risco tanto o cliente quanto o próprio negócio.

O que é SSL e TLS?

O SSL é uma sigla em inglês para Security Socket Layer e TLS, também do inglês, Transport Socket Layer, são algoritmos que encriptam a comunicação entre dois pontos com o objetivo de prover privacidade e confiabilidade dos dados que estão sendo transmitidos.

Qual o Risco?

Com 20 anos desde sua concepção, o SSL possui fortes vulnerabilidades identificadas. A mais recente foi descoberta no ano de 2014 que permite atacantes extraírem dados oriundos de conexões seguras.

Esta vulnerabilidade no protocolo não pode ser corrigida e a única forma de evitar que explorações de POODLE (Padding Oracle On Downgraded Legacy Encryption) é desabilitar protocolos inseguros como SSL 3.0 e TLS 1.1.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesso o site https://cve.mitre.org/ utilizando o código 2014-3566.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies