Academias: um negócio de R$5 bilhões no Brasil

Em 2012 as academias criaram um mercado de R$5bi no Brasil. Número inédito para o mercado que só cresce no Brasil. As academias no Brasil já formam um mercado de 23 mil unidades em todo Brasil. Apesar de se concentrarem nas capitais, elas já expandem território nacional a passos largos. A rede Smartfit por exemplo já chega a 74 unidades e ensaia abrir mais 50 ainda em 2013. A Smartfit é um braço de investimentos da BioRitmo que tem o fundo Pátria como principal acionista. Não é de hoje que a “malhação” é um bom negócio. Marcas como Runner, Fórmula Academia, Cia. Athletica e a própria BioRitmo, ajudaram a consolidar o sistema de grandes redes oferecendo mensalidades em troca de saúde, qualidade de vida e performance.

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Academia, um negócio em alta.

As academias vivem hoje seu grande momento pela mudança da conscientização das pessoas na saúde e também pela busca da beleza e perfeição. Saúde é importante, corpo também. Cada vez mais o acesso às academias se torna mais democrático, pelos preços, planos e também pela popularização. O Brasil é líder em cirurgias plásticas, é o mercado número 1 em cosméticos e não fica difícil prever que as academias têm nesse perfil uma grande oportunidade. É nesse “gancho” que a rede Bodytech pretende atacar. Voltada ao público “premium”, a Bodytech possui 56 unidades espalhadas no eixo São Paulo – Rio e outros centros. O grande desafio dela é crescer já que o público de luxo se concentra exatamente nas grandes cidades. Com uma mensalidade de  R$900,00, a academia oferece além do acesso comum aos equipamentos e instrutores, Spa com Ofurô, massagistas e fisioterapeutas. A recém inaugurada dentro do Shopping Iguatemi oferece maquiadoras, geladeiras com toalhas molhadas e outros mimos aos clientes.

Pagamento Recorrente Academias
Cobrar dos mensalistas, um desafio para donos de Academia

O grande desafio das academias Brasileiras é oferecer bom serviço a preços justos. Entre esses desafios, há a uma questão crítica em todas academias, o financeiro. Todas elas sofrem um churn (quantidade de cancelamento de clientes) considerável. E nesse problema, a questão de como cobrar os clientes é a grande oportunidade de crescimento delas. A maioria delas vende planos através de cheques pré-datados, que dificulta a conciliação, afeta diretamente os custos operacionais com pessoal e segurança (já que manusear cheques existem riscos) e também diminui consequentemente a receita, já que muitos clientes cancelam os cheques assim que param de frequentar as academias. Para isso o modelo ideal é o Pagamento Recorrente, onde a cobrança é programada mês a mês nos cartões de crédito dos mensalistas. Além de economizar em processos, a cobrança recorrente permite controle total de recebimento. Podendo personalizar planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais. De forma inteligente e segura.

O Faturamento médio da academia brasileira é de R$170 mil / ano. A maioria das academias são fundadas por ex-professores de educação física que não têm grande capital para investir em equipamentos de ponta e por isso têm que cobrar mensalidades mais baratas. Muitas não têm sistemas de controle dos mensalistas. Já as grandes redes como BioRitmo que tem 97 unidades no Brasil, atingem faturamento de R$200 milhões de reais por ano, esse é o mesmo exemplo da Bodytech. Outro ponto desafiador é atender melhor os clientes. Estar atento aos detalhes de modernidade, de pagamento e oferecer equipamentos de alta modernidade pode ser diferencial.

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Cheques pré-datados, realidade e desafio das academias. Isso vai mudar com a cobrança recorrente.

 

ACADEMIAS no Brasil – dados de 2012

Unidades – 23.000

Faturamento – R$5 bilhões

Faturamento médi0 por academia: R$170.000,00 anuais

Perfil dos donos de academias –  Empresários vindo do ramo: Professores de ginástica e profissionais de Educação Física.

Quantidade Média de Clientes por academia: 200 alunos/mensalistas

Mensalidades: vão de R$49,00 a R$900,00 (Bodytech)

Principais desafios das academias: Cobrar recorrentemente dos mensalistas, controlar o número de cancelamentos e melhor atendimento.

Não importa o tamanha da academia, todas elas vão ter que se esforçar para oferecer diferencial aos seus clientes. A Smartfit por exemplo já oferece a compra das mensalidades via internet. Sendo assim um pagamento recorrente. O cliente escolhe o plano e a academia que deseja frequentar.

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