As tendências do e-commerce para 2024 vão ditar as regras para manter sua empresa competitiva no mercado.
Vêm aí formas mais seguras de pagamento online, novos canais de vendas e tecnologias que prometem personalizar ainda mais a experiência de compra.
Se você quer estar no jogo para vencer, é melhor conhecer as principais tendências para adaptar ou aprimorar seu negócio rapidamente.
Continue a leitura e aproveite os insights.
6 tendências do e-commerce para 2024
Quer conhecer as tendências do e-commerce para 2024 em primeira mão? Aqui vão elas:
1. Pagamento online com biometria
Os pagamentos online avançaram como nunca nos últimos anos, mas a questão da segurança ainda é um grande desafio.
Um dos maiores problemas é o chargeback, ou seja, o estorno do cartão de crédito ou débito causado por fraudes em lojas virtuais.
Segundo um levantamento da Clearsale publicado na Exame, o Brasil registrou 2 milhões de tentativas de fraudes no e-commerce apenas no primeiro semestre de 2023, representando mais de R$ 2,5 bilhões de prejuízo em potencial.
Para solucionar esse problema, uma nova tendência do e-commerce é o pagamento online com biometria.
Nessa modalidade, o consumidor precisa fazer a autenticação de reconhecimento facial com uma selfie instantânea para concluir o pagamento no cartão de crédito.
Dessa forma, as compras online se tornam mais seguras e o chargeback é reduzido drasticamente.
2. Vídeos interativos
Não é novidade que os vídeos são grandes aliados da divulgação de produtos no e-commerce.
Afinal, como os consumidores não podem ver os itens pessoalmente, o audiovisual é a maneira mais completa de mostrar o valor do que é vendido.
Agora, a próxima tendência é utilizar vídeos interativos para aumentar a taxa de conversão.
A diferença é que, em vez de subir arquivos em plataformas como o YouTube e incorporar o conteúdo ao site de vendas, os lojistas podem adicionar os vídeos em qualquer parte da loja virtual.
Com as novas tecnologias, é possível adicionar um vídeo curto para cada produto, mostrando uma resenha completa, inclusive em movimento pela tela enquanto o consumidor navega pela página.
Existem soluções de Inteligência Artificial que já estão ajudando as lojas online a aumentar as conversões utilizando vídeos interativos.
3. Live commerce
Sabia que o Brasil é o segundo país do mundo no ranking do live commerce, atrás apenas da China?
O dado é de uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey e publicada na CNN Brasil.
Isso significa que os consumidores brasileiros adoram comprar produtos e serviços em transmissões ao vivo feitas pela internet.
Esses eventos podem ser transmitidos por plataformas específicas de live streaming, ou nas plataformas de vídeo tradicionais, como YouTube e TikTok.
Além disso, existem vários tipos de live commerce: transmissões feitas por influenciadores, eventos de lançamento de produtos, tutoriais sobre produtos e serviços, etc.
Dessa forma, as lojas virtuais podem utilizar diversos formatos de transmissões ao vivo para vender produtos no ar, como nos clássicos comerciais de TV da Polishop — só que em uma versão mais moderna e dinâmica.
4. Conversational commerce
O conversational commerce, ou c-commerce, é uma tendência do e-commerce que envolve conversas em tempo real com consumidores.
No caso, as vendas são feitas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e chats, seja de forma manual ou automática.
Embora o conceito de conversational commerce exista desde 2015, quando foi introduzido pelo ex-funcionário do Google Chris Messina, 2024 promete ser o auge das vendas conversacionais.
Para escalar as operações do e-commerce nesse modelo, é preciso investir em chatbots baseados em inteligência artificial, que já são capazes de dar respostas precisas por meio do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de aprender com os diálogos.
Naturalmente, um dos canais mais usados para o conversational commerce é o WhatsApp, usado nos dias atuais por 92% dos brasileiros.
Por isso, cada vez mais lojas virtuais desenvolvem anúncios e chatbots programados para concluir um fluxo completo de venda de forma automatizada, por meio de uma conversa com o consumidor pelo WhatsApp, Messenger, Telegram ou chat online próprio.
5. Vitrines inteligentes
“Quem viu esse produto também levou”, “Talvez você goste desses produtos” e outras frases se tornaram comuns no checkout de consumidores no e-commerce.
Para além das recomendações que já eram utilizadas em lojas virtuais, a tecnologia do momento é a vitrine inteligente: um sistema que age como um vendedor virtual, recomendando produtos de acordo com o perfil e o comportamento do usuário.
Essas vitrines podem ser comuns, ordenando produtos mais vendidos, por exemplo, ou personalizadas.
No caso das personalizadas, é utilizada a análise de dados e a inteligência artificial (IA) para identificar o perfil do usuário e recomendar produtos com base em sua navegação.
No mercado, já existem diversos sistemas de recomendações inteligentes que viabilizam esse tipo de vitrine no e-commerce, como SmartHint e Linx.
6. Compras por voz
Há quem diga que o futuro do e-commerce está nas compras por voz, ou voice shopping, devido à praticidade desse recurso.
Basta falar em voz alta o nome do produto que você deseja para um assistente de voz como Alexa ou Google Assistente e deixar que ele faça a compra por você, seguindo passos como busca dos itens, navegação pelo catálogo, fechamento do carrinho e pagamento.
Hoje, por exemplo, já é possível comprar na Amazon por meio do smart speaker Echo – é só habilitar o recurso de compras por voz e pedir que a Alexa procure pelo produto desejado no marketplace.
Expectativa de faturamento do e-commerce em 2024
De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) publicada no Mercado e Consumo, o e-commerce deve faturar aproximadamente R$205 bilhões em 2024.
Outro relatório, da Mundi Map e E-commerce Brasil, prevê um crescimento de 56% no setor até 2024, em comparação com os R$161 bilhões faturados em 2021.
Ou seja, segundo essa análise, as vendas do setor podem chegar a mais de R$251 milhões no próximo ano.
Prepare-se com um sistema completo para receber pagamentos
Se você quer estar preparado para as tendências do e-commerce em 2024, é melhor contar com um sistema de pagamentos robusto que garanta altas taxas de conversão.
Na Vindi, você encontra soluções completas de pagamentos recorrentes e avulsos com tecnologia de ponta, seja para sua loja virtual ou sua loja física.
A Vindi está sempre antenada às principais tendências do e-commerce e garante que suas soluções estejam atualizadas.
Dessa forma, você não precisa se preocupar com as mudanças do mercado: deixe que a Vindi cuide dos seus pagamentos e foque na gestão do seu negócio.
Gostou de conhecer as principais tendências para lojas virtuais em 2024?