Dia 17 de outubro aconteceu, no Hotel Unique, em São Paulo, o Innovation Pay 2023, o maior evento de pagamentos da América Latina, que reuniu as principais lideranças do varejo, pagamentos, tecnologia e SaaS. Foram dois espaços com mais de doze horas de conteúdo sobre as expectativas do mercado para os próximos anos. Vamos ver quais foram os principais insights que foram destaque no palco este ano.
Camilla Aidar, Diretora de Experiência do Cliente na Vindi e Cassius Schymura, Vice-Presidente da Locaweb Company abriram o evento falando um pouco sobre como a dívida tecnológica ainda é um desafio enfrentado pelas empresas, que devem continuar superando esse obstáculo em 2024. Mas apontaram que o maior desafio para o próximo ano, será mesmo a velocidade na busca por eficiência.
Falaram, ainda, sobre como a regulamentação do Banco Central para novas tecnologias aumenta a confiança do consumidor em pagamentos online. E como a integração das empresas com soluções já existentes no mercado é fundamental para obter melhores resultados e eficiência financeira.
Além disso, é o momento de olhar com ainda mais atenção para as tecnologias como biometria facial, IA, automação robótica, IoT, blockchain e pagamentos sem atrito, pois elas devem impulsionar a eficiência. Velocidade e pragmatismo passam a ser elementos centrais na gestão, assim como o foco na experiência do cliente e na adequação às necessidades de cada negócio.
Deixando o gancho para muitos dos conteúdos que viriam ao longo da programação, Camilla e Cassius apontaram que, de 2021 para 2022 cresceu mais de 150% o uso do PIX durante a Black Friday. O dado demonstra que, quanto mais invisível for o pagamento, quanto menos atrito houver no processo, melhor será a experiência de consumo e os resultados, uma importante tendência para os próximos anos.
A palestra de abertura do evento ficou por conta de Nuno Lopes Alves, presidente da VISA no Brasil, que falou sobre as oportunidades e desafios dos pagamentos digitais, IA generativa, Embedded Finance, Drex e mais.
Veja a cobertura completa da palestra de Nuno Lopes Alves da VISA.
Sobrevivência e pagamentos no varejo: quais são as tendências
Os Diretores da Locaweb Company se reuniram em um painel para discutir sobre como a experiência dos pagamentos impacta no varejo online. Thiago Mazeto, da Tray, mediou a conversa com Felipe Oliva, da Squid, Pedro Rabelo, da Bagy e Marcelo Navarini, do Bling.
Durante a conversa, os especialistas apontaram que a evolução da experiência de pagamento no varejo online para os próximos 5 anos deve ser um ponto de atenção fundamental para o sucesso das empresas. E entre as tendências e inovações que devem ter um papel significativo estão:
- Social Commerce: O social commerce emergirá como uma tendência importante, exigindo que as empresas ganhem relevância nas redes sociais e convertam vendas nesses ambientes.
- Jornada de Pagamento: A jornada de pagamento se tornará cada vez mais importante, especialmente no contexto de compras nas redes sociais.
- Facilidades para o Lojista: As tecnologias de pagamento também facilitarão a vida dos comerciantes, ajudando-os a aprender novas formas de vender e converter mais.
- Integração de Sistemas: Integrações eficazes de sistemas que unem pagamentos, estoque e outros processos de gestão são fundamentais para gerenciar efetivamente as operações online. Essas integrações permitem automatizar processos e melhorar a eficiência.
No cenário do varejo online, a experiência do cliente deve, ainda, desempenhar um papel fundamental. Bem como simplificar o processo de pagamento, armazenar dados para compras futuras e personalizar o relacionamento com o cliente serão estratégias essenciais para a fidelização do consumidor.
Além disso, a gestão eficiente de pagamentos e a análise de dados para entender o ROI (Retorno Sobre o Investimento) serão fatores decisivos para a rentabilidade das empresas. Assim como um checkout simples e intuitivo, uma vez que os consumidores online desistem facilmente de compras se encontrarem obstáculos no processo.
Em outro painel enriquecedor sobre as estratégias de sobrevivência de grandes empresas do varejo para contornar os desafios da economia, Alessandro Gil, Vice-Presidente da Wake mediou a conversa com Joaquim Dias Garcia Neto, Vice-Presidente de Tecnologia e Transformação Pague Menos e Daniela Valadão, Country Manager na Pandora Brasil.
Com base nas experiências desses líderes de duas importantes empresas do mercado, para prosperar em meio aos desafios e inovações no varejo, estratégias como eficiência e controle de custos podem ajudar a prosperar. Assim como fidelizar os clientes existentes, uma vez que adquirir novos clientes pode ser caro.
Implementar a estratégia de omnicanalidade para melhorar a experiência do cliente, otimizar processos de gestão e aumentar a rentabilidade é outra tendência que aparece, uma vez que a capacidade de atender aos clientes em vários canais pode ajudar a satisfazer suas necessidades e desejos.
Os líderes também apontaram que é preciso manter a atenção para explorar os benefícios da IA, além da capacidade de se adaptar a diferentes mercados, atuar com foco total na experiência do cliente, encontrar um sistema eficaz de controle e gestão de estoque e contar com soluções de pagamento que ofereçam tecnologia capaz de se adequar às mudanças e que gerenciam processos enquanto a empresa cuida do seu core business.
Inteligência Artificial e Tokenização: tecnologias para ter no radar em 2024
Uma das palestras mais aguardadas foi a de Walter Hildebrandi, CTO da Zendesk que trouxe para o palco uma visão de como a IA deve transformar a jornada de compra e o mercado de pagamentos nos próximos anos. E apontou que, embora não seja uma novidade, a IA se tornou mais acessível graças à tecnologia. No entanto, seu uso ainda levanta questões sobre segurança e eficiência. E certamente há muito a evoluir, não apenas em tecnologia, mas também em cultura e sociedade, para que possamos aproveitar plenamente os benefícios da IA.
Walter apontou, ainda, que a contribuição da IA para a economia global até 2030 deve ser impressionante, uma vez que ela já pode ser aplicada de várias maneiras nos negócios, tanto para interações com clientes quanto para processos internos. E ainda deixou algumas lições importantes que incluem: começar pequeno, pensar de forma corporativa, medir os resultados, testar rapidamente e ajustar continuamente os modelos de IA.
Outro momento bastante esperado foi quando as três principais bandeiras de cartão de crédito do mercado subiram ao palco para falar sobre tokenização. Ismael Piccirillo, Head de Produtos na Vindi conduziu a conversa com Gustavo Carvalho, Diretor Executivo na Cybersource/VISA, Leandro Lucas, Superintendente de Produtos Cartões Elo e Rodrigo Villela, Vice-Presidente de Serviços e Dados da Mastercard Brasil.
O painel deu um overview sobre como funciona e os benefícios da tokenização, além de apontar como a tecnologia desempenha um papel na transformação da economia, especialmente em relação a ativos tradicionais migrando para ativos digitais. Além disso, os especialistas apontaram que o uso de outras tecnologias como blockchain e Drex, deve permitir a criação de ecossistemas ainda mais poderosos de moedas digitais.
Apontaram, ainda, que a tokenização desempenha um papel fundamental na prevenção do churn involuntário em modelos de assinatura. Uma vez que permite a renovação automática dos tokens de cartões, evitando interrupções de serviço devido a cartões expirados ou cancelados. Portanto, a tokenização não só aprimora a segurança das transações, mas também simplifica a experiência do cliente e aumenta as taxas de aprovação, tornando-se uma parte fundamental da indústria de pagamentos.
Eficiência financeira: o maior desafio das empresas para o próximo ano
Em um painel de C-Levels, foram discutidas, ainda, as estratégias para elevar a eficiência financeira em 2024. Maurício Santos, Diretor Executivo da Claro Pay mediou a conversa com Fernanda Zago, CEO e Cofundadora da WePayments, Daniel Levy, CFO e Partner na Amaro e Maria Isabel Antonini, CFO e Partner no G4 Educação.
No papo, os líderes dessas importantes empresas do mercado apontaram que a pressão inflacionária afeta o poder de compra dos consumidores e a confiança dos investidores. Portanto, melhorar a eficiência financeira das empresas é mais do que uma tendência, é uma necessidade para 2024. Além disso, falaram sobre algumas alavancas que devem ajudar neste processo, como:
- Redução de Custos Internos: É preciso fazer uma análise profunda dos custos internos da empresa, incluindo gestão financeira, recursos humanos e despesas orçamentárias. A ideia é manter as receitas e despesas niveladas de forma mais eficiente.
- Tecnologia e Automação: A utilização de tecnologia, como inteligência artificial e automação de processos, é uma maneira de reduzir custos sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços.
- Revisão de Ferramentas e Licenças: A revisão das ferramentas e licenças de software pode levar a cortes de custos, priorizando plataformas essenciais e buscando alternativas mais econômicas.
- Eficiência no Pagamento: A eficiência nos processos de pagamento, como a integração com plataformas de pagamento, pode ser crucial para melhorar a rentabilidade da empresa e a experiência do cliente.
Além disso, os C-Levels falaram sobre um tema delicado que são os layoffs e apontaram que para evitar este evento, que é adotado como último recurso pelas empresas, o ideal é congelar contratações e permitir o turnover natural, uma estratégia menos agressiva que ajuda a reduzir custos com pessoal.
Portanto, a otimização de recursos profissionais com foco na melhoria da produtividade, é uma abordagem para reduzir custos sem recorrer ao layoff. E outras áreas estratégicas para 2024 incluem eficiência de pagamento, integração entre supply e demanda e o uso de tecnologia para melhorar processos internos.
Os desafios da gestão de fraudes digitais na era da IA
Gislaine Nogueira, Gerente de Prevenção a Fraudes na Abastece Aí mediou um importante painel sobre fraudes digitais com a participação de Caio Rocha, Product Director Serasa Experian, Patricia Peck, CEO e Founder da Peck Advogados e Mareska Tiveron, Especialista em Banking, Fintechs e Startups na Viseu Advogados.
E claro que em um papo sobre fraudes digitais, a IA também foi pauta, uma vez que é uma tecnologia que impacta tanto positivamente quanto negativamente a prevenção de fraudes digitais. Segundo os especialistas, a IA é um recurso cada vez mais utilizado por fraudadores. O que torna o combate às fraudes um desafio constante, já que os profissionais de segurança cibernética frequentemente se encontram um passo atrás dos fraudadores.
Portanto, as empresas precisam adotar estratégias eficazes para garantir a segurança cibernética sem comprometer a qualidade da experiência do usuário, principalmente em pagamentos. Isso envolve educação dos consumidores sobre a importância da segurança, o uso de informações corretas e a padronização de procedimentos de autenticação.
Pelo ponto de vista jurídico, a regulamentação e a legislação desempenham um papel importante na segurança cibernética. No entanto, a velocidade das mudanças tecnológicas e comportamentais da sociedade desafiam a capacidade da legislação de se manter atualizada. O que acaba colocando nas empresas uma responsabilidade ainda maior sobre a criação de uma cultura de prevenção à fraude.
Do Pix ao Drex: evoluções e expectativas
E é claro que no maior evento de pagamentos da América Latina, o Pix não poderia ficar de fora, portanto, Carlos Benitez, CEO da BMP, mediou um painel que falou sobre a evolução do Pix ao real digital e como o acesso à inovação vem transformando o comportamento do brasileiro. Com a participação de Pedro Begotti, CIO do Banco ABC, Pedro Bramont, Diretor de Meios de Pagamento e Serviços no Banco do Brasil e Gabriel José Manes, Vice-Presidente de Marketing e Canais na Conta Azul.
A discussão abordou sobre a transformação no comportamento do brasileiro em relação às inovações no mercado de pagamentos, especialmente o Pix e o Drex, com foco em diversos aspectos. Há discussões sobre o Pix Automático substituir o cartão de débito e até o débito em conta. Neste quesito, os especialistas apontam que há o desafio de fazer com que o Pix se integre totalmente com sistemas empresariais, como ERPs e gateways, para oferecer maior eficiência.
Além disso, os especialistas apontaram que o Pix não deve substituir completamente o cartão de crédito, pois este está ligado ao comportamento de compra do brasileiro e oferece uma linha de crédito, que o Pix não possui. A demanda por crédito continua alta, e o parcelamento é uma parte da cultura brasileira que atualmente só o cartão de crédito consegue resolver.
Finalizaram o painel debatendo sobre como o mercado financeiro está em constante evolução, impulsionado por tecnologias como o blockchain, a tokenização e o Open Finance. No entanto, é necessário avaliar os custos e benefícios dessas inovações para garantir sua eficácia.
SaaS: o potencial do modelo para os próximos anos
O Innovation Pay 2023 trouxe, ainda, um painel sobre a nova era do SaaS e o que o modelo reserva para os próximos anos. Mediado por Higor Franco, Vice-Presidente da Locaweb Company e que contou com a participação de Marcondes Farias, Diretor de Produtos da Microsoft e Daniel Hoe, Vice-Presidente de Marketing Latin America da Salesforce.
As duas gigantes do mercado trouxeram perspectivas diferentes sobre o modelo SaaS. A Microsoft tendo que adotar o modelo para sobreviver, enquanto a Salesforce é uma nativa digital. Os especialistas falaram sobre as tendências internacionais do SaaS que devem chegar ao Brasil nos próximos anos, que incluem IA generativa, novos modelos de precificação, sustentabilidade, residência de dados e foco no self-service para simplificar a experiência do cliente.
O SaaS foi apontado, ainda, como um facilitador da eficiência operacional, tanto para empresas quanto para seus clientes, uma vez que simplifica processos, reduz a burocracia e aumenta a produtividade. Além disso, o modelo democratizou o acesso a soluções de gestão para empresas, especialmente para startups. Contribui, também, para melhorar a experiência do cliente, permitindo às empresas entenderem como os usuários utilizam suas ferramentas e oferecer um atendimento mais personalizado.
Fechando o evento, a apresentadora Maria Vieira, Estrategista de Conteúdo na Vindi, mediou um Talk Show sobre crédito, juros e os impactos na macroeconomia, varejo e cotidiano dos consumidores para 2024 com a participação de Gabriela Prioli e Nathalia Arcuri, onde realismo, empatia e confiança foram as palavras-chave para lidar com os negócios em 2024.