Na hora de fazer uma venda, o pagamento é uma das partes mais críticas. Se o cliente chegou até essa etapa, significa que ele já decidiu por comprar o seu produto e, por isso, nada pode dar errado.Caso contrário, ele pode mudar de opinião e desistir da compra.
Na jornada de pagamentos, qualquer tipo de fricção é prejudicial e é nessa hora que podemos e devemos utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis a nosso favor.
A grande novidade no mundo dos pagamentos é a tecnologia contactless ou, no bom português, sem contato. Com essa tecnologia, o cartão do cliente tem incluído uma tag rfid, que contém os dados do cartão. E, através de aproximação, já transfere essas informações para a maquininha que tenha suporte à essa tecnologia, sem ter que inserir o cartão.
Além de só aproximar o cartão, o que reduz bastante a fricção, os emissores permitem que compras com valor abaixo de 50 reais possam ser realizadas sem a necessidade de fornecer a senha. É isso mesmo, aproximou, pagou com fricção muito, muito baixa.
A tendência é vender mais
A grande ideia do contacless é substituir o dinheiro em compras de pequenos valores. No Brasil, cerca de 60% das transações de baixo valor ainda utilizam dinheiro físico como método de pagamento.
Se você parar para perceber, quantas vezes você comprou uma água na rua e preferiu pagar com dinheiro porque custava somente 2 reais? Ainda tem as vezes que você até desistiu de comprar porque “era barato demais” para comprar com cartão e você não tinha dinheiro? Pois é, tudo isso é fricção de compra que os pagamentos por aproximação podem retirar da sua loja.
Já existem diversas pesquisas da Matercard que mostram que usuários que utilizam a tecnologia contactless gastam até 56% a mais dos que ainda não tem esse tipo de cartão. Cerca de 23% dos usuários já se fidelizam a estabelecimentos que disponibilizam essa tecnologia em suas maquininhas. Outra vantagem para os estabelecimentos é a rapidez no pagamento, que podem gerar eficiência na hora do checkout dos clientes.
Não será tão fácil assim
No Brasil alguns dos grandes bancos e praticamente todos os bancos digitais já emitem seus cartões com a tag de aproximação. Mas a adoção na América Latina ainda é bem baixa, com cerca de 2% somente, muito longe dos 53% do Canadá por exemplo ou dos 94% da Austrália. Em 2018, cerca de 5% das transações no Brasil foram realizadas com contactless e a projeção é que até o final de 2019 esse número dobre, uma vez que as bandeiras estão fazendo bastante campanhas de incentivo para o pagamento por aproximação.
Apesar de ainda estar no começo, a adoção do pagamento por aproximação pelos emissores e pelas credenciadoras de cartão é obrigatória, com expectativa que até Abril de 2023 todas as maquininhas do mercado estejam preparadas para aceitar essa tecnologia. E a sua empresa, já disponibilizou esse tipo de pagamento para os seus clientes? É bem provável que sua credenciadora já disponibilize essa opção, é só você entrar em contato com ela e pedir para substituir sua maquininha.
E para os seus pagamentos online, não esqueça que a Vindi consegue te ajudar a vender mais e sempre com uma plataforma completa de gestão de pagamentos recorrentes, que permite inclusive que você faça checkout invisível e compra com um clique para que você consiga reduzir e muito a fricção nos pagamentos. Fale agora com um de nossos consultores e comece a vender mais agora mesmo!