Uma loja virtual sobrevive de suas visitas e na transformação destas em vendas. Mas você saberia dizer como transformar visitas em vendas? Por que a maioria dos usuários visita lojas online e sai sem comprar nada. Quais as medidas que um e-commerce deve adotar para que haja uma alta taxa de conversão? Como explicar carrinhos, que já possuíam produtos, serem abandonados do nada? Essas e outras dúvidas são muito frequentes entre os empreendedores ligados ao e-commerce.

Confira a seguir o que é taxa de conversão, dicas para aumentá-la e como ela pode influenciar no sucesso de um e-commerce!

O que é taxa de conversão e a que se aplica?

A taxa de conversão não avalia apenas os resultados ligados às vendas, apesar desse ser o mais comum. Ela pode ser definida como uma medida utilizada para avaliar os resultados obtidos em campanhas de marketing. Pensando dessa forma podemos ter várias taxas de conversão, bem como o preenchimento de cadastros, assinaturas de news letter e downloads de e-books. Na verdade, são mecanismos de fidelização de clientes ao site ou e-commerce, que tem na maioria das vezes as vendas como objetivo final.

Importância da Taxa de conversão para o seu negócio

Ao abrir um e-commerce são necessárias ferramentas para avaliar os resultados do negócio e a taxa de conversão é uma delas. Através da TC é possível um monitoramento quanto ao desempenho do e-commerce e se as estratégias que estão sendo usadas para as vendas estão gerando leads e vendas esperados. Ou seja, ela aponta se determinada estratégia está dando certo ou não, norteando os negócios para que se obtenha melhores resultados na vendas de uma loja virtual.

Como melhorar os resultados e aumentar as vendas?

Para melhorar a estratégia de vendas e aumentar a taxa de conversão do e-commerce é preciso conhecer bem o público-alvo, ou seja, o perfil do consumidor que visita a página.

Algumas ferramentas podem ser usadas para melhorar os resultados, e uma delas é o Google Analytics, que pode ajudar a saber de onde o usuário vem, qual a sua média de tempo de navegação e quais são os conteúdos mais buscados. Outra informação que é possível conseguir através do Google Analytics é a taxa de abandono das páginas. Com essas e outras informações é possível montar uma estratégia de forma que ela atenda as expectativas e interesses dos usuários e dessa forma aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

Existe uma outra forma de saber qual o perfil de seu consumidor, que é saber mais sobre cada um dos visitantes de sua página, através de formulários encontrados no próprio site, que farão com que eles respondam a algumas perguntinhas essenciais para fideliza-lo. Para este objetivo é possível encontrar ferramentas gratuitas, como o Goggle Form ou o Survey Monkey.

Porém, deve haver um cuidado especial para que não haja exagero na abordagem, os e-mails devem ser simpáticos e objetivos, evitando-se o envio de muitos e-mails por dia para as pessoas cadastradas no site.

Outra dica é não cansar o usuário querendo obter muitas informações ao mesmo tempo, mande esporadicamente e-mails com questionários simples e com opções de resposta, ficando dessa forma mais fácil e rápido para o consumidor respondê-lo.

Dicas para aumentar a taxa de conversão

– Wish-list ( lista de desejo) – Recurso utilizado para que os produtos visitados pelo usuário fiquem memorizados no site. Assim, toda vez que ele visitá-lo será mais fácil achar o que mais gosta.

– Páginas atraentes e criativas – O layout chama atenção da maioria dos usuários, por isso uma das dicas é caprichar no visual, através de fotos criativas, bem como por descrições detalhadas dos produtos.

– Site de fácil navegaçãoNa hora da compra é essencial que todas as informações sejam passadas de forma clara para facilitar a conclusão da compra.

– Garantia pós-venda – É fundamental que o usuário se sinta seguro no pós-venda, pois se por acaso acontecer algo que precise resolver, como trocas ou mesmo devolução de mercadorias ele não venha a ter problemas. Dessa forma ele não terá receio em comprar.

O aumento da taxa de conversão é resultado de muitos fatores que devem ser avaliados sitematicamente e trabalhados tanto na plataforma (site), quanto no conteúdo de um e-commerce. Para garantir um aumento considerável nas vendas siga as dicas e mãos à obra para garantir bons resultados!

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