Começar um negócio com poucos recursos não é fácil, mas mesmo assim vemos diversas startups inovadoras que não só aceitaram o desafio, como estão colhendo resultados muito positivos.

O objetivo de muitas dessas empresas pelo mundo é atrair a atenção do mercado para suas soluções disruptivas em qualquer tipo de situação, com um modelo de negócio que seja replicável e possua escalabilidade. Isso em um cenário de extrema incerteza — o que significa que não há como prever se aquela ideia realmente dará certo.

Ser replicável significa que ela será capaz de fornecer um mesmo produto, sem grandes alterações, para diferentes clientes. Ou seja, possuir escalabilidade quer dizer crescer cada vez mais, sem que isso afete negativamente seu modelo de negócios. Por isso, ao se tornar escalável, a startup pode virar uma empresa altamente lucrativa.

Veja a lista de 10 startups inovadoras

Abaixo, selecionamos empresas que receberam destaque no mercado pelo seu modelo de atuação. Confira!

Moderna Therapeutics

A Moderna Therapeutics é uma das startups inovadoras que atua no ramo de biotecnologia. Para isso, utiliza RNA (ribonucleic acid, ou ácido ribonucleico) para instruir as células do corpo, proteínas e anticorpos no combate a todos os tipos de doenças (desde diabetes, doenças do coração e até mesmo câncer).

Um de seus maiores benefícios é ter ultrapassado o estágio inicial de grandes empresas de biotecnologia. Ou seja, fazer o RNA focar em diversas doenças. Hoje, a empresa possui mais de 45 programas pré-clínicos para diversos tipos de doenças.

Bloom Energy

A Bloom Energy desenvolveu um método para transformar células de combustível para converter gás natural em eletricidade. Com isso, gera uma fonte de energia para edifícios comerciais, centros de dados, varejistas e diversos tipos de estabelecimentos.

Por fim, o principal objetivo dessa que é uma das startups inovadoras que separamos, é criar uma rede limpa e sustentável.

Airbnb

O Airbnb desenvolveu um site de imóveis compartilhados e já conta com mais de 1 milhão de anúncios. Além de estar presente em mais de 190 países.

O objetivo desta empresa considera uma das startups inovadoras é permitir que pessoas com casas ou quartos extras aluguem seus espaços para turistas por um período previamente determinado. Sendo que o Airbnb ultrapassou diversas redes de hotelarias pelo mundo e é uma das principais opções para quem procura um imóvel para passar as férias.

cta tomorrow

Palantir Tech

A Palantir Tech comercializa softwares para o governo dos Estados Unidos. Cujo objetivo é coletar dados em massa de aplicativos pré-estabelecidos para aplicação e desenvolvimento de leis.

Sendo que o software desempenha o papel de converter dados em mapas, tabelas e outros tipos de inteligência. Permitindo assim aos engenheiros dessas startups inovadoras a identificação de clientes como potenciais problemas; tanto na prevenção de atentados terroristas, quanto em fraudes financeiras e, até mesmo, tráfico humano.

Slack

A Slack é uma startup desenvolvida por Stewart Butterfield; também responsável pela fundação do Flickr (antes de vendê-lo ao Yahoo).

Trata-se de uma plataforma que possibilita aos usuários que trabalham em equipe, compartilhar informações e dados de maneira rápida e segura em qualquer dispositivo. Por isso, seu principal objetivo é organizar e arquivar dados utilizados diariamente por equipes operacionais.

RobbIoT

A RobbIoT apostou na internet das coisas (IoT) para gerenciar ambientes e prevenir acidentes de trabalho. Para isso, utiliza dispositivos wearables para gerar análises e relatórios preventivos em setores de alto risco (como construção civil e mineração).

Além disso, essa empresa, considerada uma das startups inovadoras, utiliza big data e analytics, com uma plataforma em nuvem que garante o processamento em tempo real dos dados.

Nexer Labs

A Nexer Labs torna qualquer carro comum em um smart car. Para tanto, implementa um dispositivo capaz de saber quando um veículo deu partida, sua atual localização, qual o estado da bateria e motor e quando deve ser realizada uma manutenção.

Além disso, como uma das startups inovadoras, converte todos esses dados em informações úteis sobre o veículo aos seus proprietários. Depois, eles podem saber até o consumo de combustível determinado por trajeto, distância e tempo percorrido, tudo por meio de um aplicativo.

O benefício de um smart car pode ser aproveitado até por mecânicos, com a possibilidade de prever problemas e realizar um atendimento mais satisfatório.

Bee2Share

A Bee2Share funciona como uma ponte entre duas empresas que utilizam os mesmos equipamentos. Com isso, reduz o uso de máquinas ociosas.

A startup, então, aluga o maquinário ocioso de uma empresa que está reduzindo seu ritmo de produção a uma segunda empresa que, por sua vez, está aumentando o ritmo de produção. Essa integração, além de gerar maior economia e lucro às empresas envolvida, permite o desenvolvimento de novas parcerias.

99

A 99 é uma startup de mobilidade urbana brasileira e um dos maiores exemplos sobre potencial de investimento em negócios brasileiros.

Para tal, criou novas funcionalidades e expandiu suas operações para concorrer diretamente contra competidores mais agressivos — como o Uber.

A 99 conseguiu colocar o Brasil em um patamar internacional de captação de recursos. Por isso, se tornou um case importante no mercado de startups inovadoras.

Movile

A Movile, dona de negócios como iFood e Sympla, está fazendo um grande trabalho de consolidação de mercado. Sendo que hoje é líder de marketplaces móveis (que realiza pedido e entrega de alimentos e outros itens).

Ao adquirir diversos players, a startup se consolidou como expoente do mercado móvel brasileiro — como a 99. Por isso, investidores acreditam que a Movile esteja perto de ser avaliada em um bilhão de dólares.

Gostou dessa lista? Para o Tomorrow, vamos convidar 10 startups inovadoras para subir ao palco. Elas vão apresentar seus negócios que estão moldando o futuro. Por isso, não deixe de participar com a gente desse evento e se quiser inscrever sua empresa para seleção, é só acessar a página do projeto Delorean.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies