Todas as semanas, trazemos para você, no Vindi Insights, como anda a performance de alguns segmentos durante a crise. Mas, você já parou para pensar que a recuperação ou a queda de muitos setores se deve, exclusivamente, a um novo modelo de consumo da população. E, acredite, ele já mudou muito – e ainda está mudando. A cada semana, os sinais de recuperação de uma recuperação da economia são mais evidentes. Mas, será que os empresários estão prontos para lidar com um novo consumidor?
O impacto da pandemia, causada pela COVID-19 tem sido diferente em cada segmento. Segundo uma nova projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a retração do nosso PIB, este ano, deve ser de 6%. Só para ter uma ideia, a previsão, no início da pandemia, era de que a queda anual do PIB fosse de 0,4% a 1,8%. Uma grande diferença, certo?
Assim como apontamos nas análises do Vindi Insights, para o IPEA o mês de Abril se mostrou como o mais impactado pela recessão econômica, assim como Maior foi o mês da recuperação, mostrando grande expectativa para uma retomada certeira da economia agora no segundo semestre.
Resiliência é o caminho: 5 insights que funcionam para as empresas
É fato que empresas resilientes geraram mais valor durante as fases de recuperação e retomada. E, para chegar nesse nível, o estudo da Mckinsey sobre o novo consumidor pós COVID-19, apontou algumas características que essas empresas têm em comum:
- Destravamento no balanço;
- Rápida transformação do modelo de vendas;
- Criação de uma mentalidade “além crise”;
- Bom planejamento dos Mergers and Acquisitions (M&A);
- Forte adaptação do modelo operacional.
Também segundo o estudo, a maioria das empresas está respondendo à crise ao invés de traçar um plano de retomada ao “novo normal”. E, isso, pode afetar fortemente às empresas. Entre os brasileiros, 80% se mostram pessimistas ou inseguros em relação a economia. Além de 70% afirmarem estar reduzindo gastos, segundo dados da Mckinsey. Mas, mesmo assim, conseguimos perceber uma forte recuperação de alguns setores, principalmente os que possuem um modelo recorrente e digital.
No comparativo do Vindi Insights lançado na última, onde comparamos o mês de Abril com o início da Crise, foi possível perceber que segmentos como de Clubes de Assinatura, por exemplo, que teve um aumento de +67% no valor total transacionado quando comparamos os meses de Fevereiro e Maio.
A crise COVID-19 acelerou o processo de digitalização do Brasil e, os Clubes de Assinatura são excelentes formas de consumo online para quem deseja qualidade, comodidade e segurança na hora das compras. Isso porque, os clientes recebem na segurança do seu lar produtos previamente selecionados (muitos com uma curadoria rigorosa) de acordo com sua necessidade. Eles vão de produtos de limpeza, livros e produtos de beleza, até alimentos e bebidas. O céu é o limite para quem deseja receber produtos através de assinaturas – e para os empreendedores que apostaram neste modelo também.
Termômetro dos segmentos: insights para sua empresa
No Vindi Insights de hoje, levamos em consideração a última semana de Maio com a última semana de Abril, avaliando os dias 24 à 30/05 com o mesmo período do mês anterior. Como base, analisamos as transações recorrentes e pontuais, utilizando cartões de crédito ou boleto dos nossos mais de 6 mil clientes.
Na Vindi, foi possível notar uma queda no TPV de nossos clientes, que chegou a -18,3%, bem como no número de transações realizadas neste período, que foi de -12%.
TPV semanal
O mês de Junho começou com TPV abaixo dos valores medidos no mês anterior. Mas, apesar da queda, a semana ainda acumula valores superiores aos verificados em Abril, mês que sofreu o ápice da crise COVID-19.
Insights sobre os principais segmentos
Educação -50,6%
Como esperado, o TPV de Educação encolheu em junho, voltando a patamares similares a abril com uma redução de -50,6%. O movimento atipicamente alto em Maio foi fruto de ação pontual de um cliente, que elevou o faturamento naquele mês. Dessa forma, é possível perceber como uma ação bem estruturada pode fazer a diferença na sua empresa em tempos de crise econômica.
Insights para Educação
A disponibilização de conteúdos gratuitos é uma boa forma de atrair novos alunos para cursos, por exemplo. Essa é uma técnica bem utilizada por algumas empresas, que oferecem serviços freemium ou trial por um tempo para aumentar o descobrimento da marca. Além disso, após a finalização do tempo de uso, é possível lançar um conteúdo exclusivo (e com desconto) para os alunos inscritos.
Fitness -23,9%
O segmento Fitness continua em queda por mais uma semana consecutiva. As medidas de isolamento social, que forçam o fechamento das academias, estúdios, escolas de dança e luta, levaram a redução do TPV do setor. Durante o comparativo dos dias 24 à 30 de Maio, com o mesmo período de Abril, a queda foi de -23,9%.
Insights para Fitness
O setor está tendo que reinventar para não ficar no vermelho. O aluguel de equipamentos, por exemplo, foi uma das estratégias usadas por algumas academias para manter o fluxo de caixa. Neste texto, separamos outras dicas para as academias superarem a crise.
Estética e Beleza -23,9%
Apesar das boas iniciativas do setor, Estética e Beleza, teve uma queda de -23,9% no comparativo entre os meses de Abril e Maio. Segundo dados do SEBRAE, os serviços de beleza, que englobam salões, esmalterias, barbearias, possui mais de um milhão de microempresas no Brasil, o que contribui para que este seja um dos setores mais impactados com as medidas de distanciamento físico. Entretanto, nos últimos Vindi Insights, pudemos perceber que o segmento esteve em recuperação durante algumas semanas, provavelmente devido a ações pontuais realizadas para a atração e fidelização de clientes.
Insights para Estética e Beleza
A inserção no modelo de cobrança online foi um grande diferencial para o setor, que encontrou a chance de vender para seus clientes mesmo a distância. Além disso, as empresas devem apostar na venda recorrente de serviços, como pacotes de manicure e pedicure, além de escovas, hidratações e demais procedimentos estéticos.
Clubes de Assinatura +3,1%
Um verdadeiro case de sucesso, os Clubes de Assinatura tiveram um crescimento de +3,1% no comparativo entre os dias 24/05 à 30/05, com o mesmo período de Abril. Apesar de pequeno, o segmento se mostra em constante ascensão, principalmente durante a crise. O fato de ser um modelo totalmente online e recorrente favorece as empresas, que também possuem uma maior previsibilidade de caixa e estoque.
Insights para os Clubes de Assinatura
Invista na proposta de valor da sua marca. Como você viu logo acima, cerca de 70% dos brasileiros estão reduzindo custos. Por isso, para fidelizar seus clientes e adquirir novos, é fundamental que eles enxerguem valor em seus produtos. Para isso, invista na curadoria e qualidade, assim como na experiência do cliente.
E-commerce +15%
Na Vindi, o setor teve um crescimento de +15% durante o período analisado. A boa performance deve estar associada a proximidade do Dia dos namorados, que promete um aumento de 18% no setor entre 25 de Maio e 12 de Junho, em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Insights para E-commerce
A proximidade de uma data comemorativa é perfeita para investir em estratégias de descontos para os consumidores ou, até mesmo, frete grátis.
SaaS +18,8%
Depois de 3 semanas seguidas, o setor conseguiu crescer o seu TPV, tendo um aumento de +18,8 no comparativo com o mesmo período de Abril. Apesar de também ser um setor com natureza digital e recorrente, as empresas SaaS tiveram sua performance abalada durante a pandemia. Entretanto, o setor mostrou-se resiliente, apontando um crescimento.
Insights para SaaS
O modelo freemium é uma estratégia já bastante usada por várias empresas SaaS. Disponibilizar o modelo gratuito, ou até mesmo um trial, pode ser uma boa forma de atração para o seu negócio.
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