Entrando no quarto mês de quarentena, os resultados se mostram promissores para a economia. Na análise do Vindi Insights de hoje, detectamos que apenas três segmentos continuam em queda. E, desses, os impactos se mostraram mínimos ou com um motivo plausível, como é o caso do setor Fitness. 

Como você já viu por aqui, empresas que já possuíam uma natureza digital e utilizavam a cobrança recorrente se mostraram resilientes nos primeiros meses de crise. E, segundo dados do PitchBook, a pandemia também foi uma prova de que os que investiram e Product Led Growth conseguiram ter uma “arma secreta” durante a desaceleração econômica. 

  • Antes da pandemia do novo Coronavírus impactar o mercado, os índices PLG de SaaS da OpenView evoluíam em níveis similares;
  • Após 4 meses de uma crise global sem precedentes, as empresas SaaS começaram a reagir. Enquanto isso, ao mesmo, tempo os negócios voltados para PLG estão sendo avaliados em quase o dobro do múltiplo de faturamento inicial.
  • Empresas SaaS com estratégia PLG conseguem crescer em momentos de dificuldade e têm fit natural com a recorrência.

Insights COVID-19

 

Becnh Profitwell: insights do mercado SaaS

Para fazer essa comparação de mercado, levamos em conta o B2B SaaS Index, que é um índice da Profitwell para o desempenho de empresas SaaS que, na maioria, utilizam a cobrança recorrente. 

Crescimento do setor SaaS

Nos últimos 30 dias (terminados no dia 26/6) o índice Profitwell teve alta de 5% sobre os 30 dias anteriores. Considerando apenas  o TPV, a Vindi teve performance um pouco abaixo do setor, crescendo apenas 0.4% no mês atual (até o dia 28). Mas, mesmo assim, os números são animadores.

Resiliência do modelo de recorrência SaaS:

Como já dissemos algumas vezes, o setor SaaS possui uma grande vantagem em relação aos demais segmentos. Isso porque, além de sua natureza digital, o segmento tem suas vendas baseadas na recorrência, o que possibilita um crescimento mesmo em tempos de crise.

Apesar do crescimento do setor SaaS ter estacionado entre Março e início de Abril, foi possível notar a retomada a partir de meados de Abril.

Insights Gráfico Profitwell

Insights gerais: analisando o TPV

Outro segmento que está fazendo bonito, mesmo durante a crise, é o E-commerce. No Brasil, o setor conseguiu superar os números de 2019 sobre o Dia dos Namorados (mesmo durante uma pandemia). Segundo dados Compre & Confie, o crescimento foi de 113% na quantidade de transações em 2020, quando comparamos com o mesmo período do ano passado.

Na Vindi, também conseguimos notar um aumento significativo de TPV (valor total processado) dos nossos clientes no mês de Junho. Quando comparamos o mesmo período deste ano com 2019, o crescimento do TPV da nossa base de e-commerce foi de 56%. 

Apesar do setor ter apresentado algumas oscilações durante os meses de pandemia, a tendência é que a compra online conquiste de vez os brasileiros, consolidando as vendas via e-commerce mesmo no período pós-crise.

TPV última semana Junho

Análise do TPV na Vindi

No mês de junho, tivemos um crescimento de +0,4% em relação a Maio. Entretanto, o crescimento do comparativo semanal entre os dias 21/06 à 27/06, com o mesmo período do mês anterior, foi de +10%.

Mas, quando falamos do número de transações entre os períodos, houve uma queda de -4%. Isso significa que, apesar do número de transações estar menor, o valor gasto em cada compra aumentou. 

Insights gráfico TPV semanal

TPV semanal Vindi: comparativo semanal em relação aos períodos equivalentes do mês anterior

Junho iniciou com TPV abaixo dos valores medidos em maio, mas mostrou recuperação a partir da terceira semana.

Insights dos principais segmentos

Clube de Assinaturas -30,3%

Contrariando os ótimos resultados do início da pandemia, o TPV dos Clubes de Assinatura continua em queda pela terceira semana consecutiva, chegando a -30,3% no comparativo entre a última semana de Junho e Maio.. O “boom” de crescimento do setor logo no início da crise pode ser o motivo dessa diminuição gradativa na performance dos Clubes de Assinatura.

Gráfico Clubes de Assinatura

Fitness -14,3%

Sem surpresas, o segmento Fitness segue em queda na última semana de Junho, quando comparado com o mesmo período de Maio. O setor foi um dos mais impactados com as medidas de restrição impostas pela pandemia, o que causou grande que no TPV desde o início do isolamento social. No comparativo entre os dias 21/06 à 27/06 com os dias 21/05 à 27/05, a queda foi de -14,3%.

Gráfico Fitness

E-commerce -1,0%

O segmento permaneceu relativamente estável, tendo uma queda de apenas -1,0% no comparativo entre os dias 21/06 à 27/06 com o mesmo período de Maio. Apesar da diminuição do TPV do setor, a aposta é que ele continue crescendo, mesmo após o término da quarentena. É importante ressaltar que o segmento estava em alta nas semanas que antecederam o Dia dos Namorados, o que pode explicar a diminuição nessa análise. 

Insights Gráfico E-commerce

Estética e Beleza +6,1%

Quebrando a tendência de queda verificada no início de Junho, o segmento de Estética e Beleza volta a mostrar os indícios de crescimento já vistos no mês de Maio. Conforme análise feita pelo núcleo de startups do Google, o consumidor tem dobrado as buscas por palavras chave relacionadas a beleza durante a quarentena. Além disso,  as empresas do segmento que conseguiram adaptar seus modelos de negócios para atendimento a domicílio e delivery surfaram durante o período de isolamento. Na Vindi, o crescimento do setor foi de +6,1% no comparativo entre as últimas semanas de Maio e Junho.

Gráfico Estética e Beleza

Educação +35,1%

O segmento de Educação continua crescendo, mostrando que o e-learning está ganhando cada vez mais o seu espaço no dia a dia dos brasileiros. Parte desse crescimento pode ser associado às novas iniciativas que o setor têm buscado para atrair mais alunos. Pensar fora da caixa é fundamental para que as empresas consigam adaptar seu modelo negócios a nova realidade que estamos vivendo. Com isso, Educação apresentou um aumento de TPV de +35,1% no comparativo entre os dias 21/06 à 27/06 e o mesmo período de Maio. 

Insights Gráfico Educação

SaaS +58,1%

Em crescente recuperação, o segmento SaaS mostrou um crescimento de +58,1% no comparativo entre os dias 21/06 à 27/06  com o mesmo período de Maio. Além de sua natureza digital e fit com a recorrência, que tornam SaaS um dos segmentos mais resilientes perante a crise, a adoção de estratégias de PLG têm ajudado as empresas crescerem cada vez mais. 

Insights gráfico SaaS

Mais insights sobre SaaS

Em um momento onde a maioria das empresas também está atuando de digital, porque os SaaS ainda são os mais resilientes? O que faz desse segmento tão resistente à crise e muito usado durante a pandemia? Para você conseguir compreender mais sobre o mercado SaaS e descobrir as estratégias do setor, o insights de hoje para você é fazer o download gratuito do maior estudo sobre SaaS do Brasil! É só clicar aqui ou na imagem abaixo!

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies