2020 se encaminha ao fim e, no post de hoje, vamos trazer notícias sobre o mercado da recorrência, com os destaques do mês de novembro, além de dados sobre indicadores econômicos e análises do TPV da Vindi.

Siga a leitura e veja esse conteúdo especial!

Mercado de Recorrência

Uma curadoria de notícias em destaque no mercado da recorrência:

  • O fim do cinema?

A Covid-19 acelerou a transformação digital e a ruptura de muitos modelos tradicionais de negócios, dentre eles, o cinema. 

A Warner Media anunciou que o lançamento dos seus 17 próximos filmes do ano que vem, – incluindo Duna e Mulher Maravilha 1984 – , serão feitos simultaneamente na plataforma de streaming da HBO Max e nos cinemas.

“Não cometa erros, não há retorno. Streaming no mesmo dia (com preços a la carte, ou não) vai se tornar o padrão da indústria”, analisa Tien Tzuo, CEO da Zuora, em seu artigo sobre esse cenário.

O cinema está fadado a morrer ou se tornar uma curiosidade de nicho? Veja o artigo completo.

  • Downtime do Google e os produtos SaaS

Na segunda-feira, 14/12, os usuários do Gmail, Google Workspace, Youtube e outros serviços Google, ficaram com os serviços indisponíveis por quase 1 hora. A situação gerou transtornos de diversos tipos para os negócios. Entretanto, para qualquer produto SaaS é inviável oferecer 100% de uptime. Afinal, garantir de uptime custa caro, e se o SLA for agressivo, é necessário que os preços sejam compatíveis.

O modelo padrão da indústria para uptime é o dos “5 noves”:

  • Black Friday no Brasil

Apresentamos os “big numbers” da Black Friday 2020:

As vendas no e-commerce durante a Black Friday 2020 crescem 25,1% em relação ao ano passado, na soma dos dois dias (26 e 27 de novembro), e atingiram R$ 4,02 bilhões, de acordo com a Ebit|Nielsen.

O total de vendas passou de 5,1 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. De acordo com o estudo, foram realizados 7,6 milhões de compras online na data, número 24,7% maior do que o registrado na Black Friday em 2019.  Em alguns períodos do dia, foram mais de 5 mil pedidos por minuto.

A compra de eletrônicos no e-commerce subiu 21% em relação a 2019, com ênfase em TVs e celulares, de acordo com o TechTudo.

A Black Friday 2020 da Magalu dobrou em relação a 2019 com destaque para fraldas e pneus. Foram 2,5 vezes mais vendedores do marketplace aderindo a fazer promoções neste ano.

Black Friday desaponta nos EUA

Já nos Estados Unidos, a performance da Black Friday de 2020 foi inferior a 2019. Apontando que a recuperação da crise continua enfrentando desafios e a que a pandemia mudou drasticamente os hábitos de consumo do varejo.

Menos americanos compraram na Black Friday e Cyber Monday em relação ao ano anterior (186M pessoas, contra 190M em 2019), e aqueles que compraram gastaram 14% a menos, com US $312 em média.

Fonte: Washington Post.

Indicadores Econômicos

A maioria dos indicadores econômicos do país está em alta. Abaixo, selecionamos os principais deles e seus atuais índices:

TPV da Vindi em 2020

Em meio a um ano incerto, tivemos com nossos clientes na Vindi uma performance bastante resiliente.

Vimos, a cada mês, a composição do TPV (Total Payment Volume) mudar. Setores muito representativos antes da pandemia sofreram quedas, enquanto que outros aumentaram seu share no TPV.

Em comum, todos eles são baseados em assinaturas, o que se provou ser um modelo que traz mais estabilidade financeira para os negócios, mesmo em meio à crise.

Veja abaixo dois gráficos sobre o nosso cenário de novembro.

O primeiro mostra sobre o crescimento de TPV cada segmento em novembro; primeiro em relação ao início do ano, depois em relação ao mês anterior (outubro):

O segundo mostra quanto a representatividade dos segmentos no TPV da Vindi variou e se diversificou ao longo do ano:

Podemos dizer que fecharemos 2020 com um saldo positivo e com mais vontade de ajudar empresas a venderem mais e sempre em 2021! Vem com a gente?

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