Se você é um heavy user da internet, ou seja, um usuário ativo e engajado com as novas tendências, provavelmente já está por dentro da nova febre das redes sociais: o Tik Tok.
Agora, se você não só é um usuário assíduo da web, mas também trabalha com produção de conteúdo, preciso te dizer algo: o Tik Tok é o futuro!
Apesar de ter se consolidado na mente dos brasileiros há pouco tempo, a plataforma já tem toda uma comunidade desenvolvida e muitas oportunidades à espera da sua empresa!
Saiba tudo sobre como fazer planejamento de conteúdo no Tik Tok e quais são as técnicas e informações que você precisa para ter sucesso.
Uma introdução sobre o Tik Tok
Uma das redes sociais mais populares do momento tem uma premissa simples: compartilhar vídeos curtos para milhões de pessoas.
Todos os vídeos são assistidos em formato vertical e o feed do app funciona arrastando a tela para cima e para baixo, tendo uma visualização “infinita”.
Além disso, a plataforma do Tik Tok proporcionar diversas ferramentas para os usuários personalizarem as postagens, como:
- Filtros;
- Trilhas sonoras;
- Efeitos;
- Dublagens e “parcerias”.
Tudo isso para postar vídeos que encantem as pessoas e viralizem – essa é a palavra-chave do Tik Tok, viralizar!
Conheça o Tik Tok Ads
Para se destacar de forma mais estratégica e potencializada, nada melhor do que utilizar o Tik Tok Ads, a ferramenta de anúncios da rede social.
A lógica do funcionamento é parecida com a de outros recursos de anúncio em mídias, como Facebook Ads e Instagram Ads. Ou seja, as marcas criam conteúdo em banners e vídeos, segmentando a audiência.
No entanto, essa rede se destaca ao considerar a capacidade ampliada de viralização e retenção do público.
Com isso um anúncio não é apenas um anúncio. As marcas podem evoluir mais rapidamente, alcançando os públicos e otimizando o ciclo de venda, além de reunir milhões de curtidas e criar uma base de consumidores fiéis – tudo com vídeos de até 1 minuto.
Para alcançar tais resultados, é importante conhecer as métricas do Tik Tok Ads e a plataforma como um todo.
Visualizações
Acessando a aba “Análise” do app, você vai encontrar as métricas que a rede social deixa à disposição dos usuários.
É possível ver dados sobre as visualizações de cada material postado, detalhados por dia. Assim, você consegue analisar o engajamento com mais cuidado e atenção.
As visualizações do perfil também ficam disponíveis nesta aba. Com isso é possível identificar qual post levou alguém a acessar o seu perfil, por exemplo.
Tudo isso serve como termômetros confiáveis do tipo de conteúdo que interessa mais as pessoas.
Seguidores
Os seguidores são a “alma do negócio” quando o assunto é rede social.
Felizmente, cada vez mais, os desenvolvedores pensam em modelos para que as plataformas acessem os dados demográficos dos seguidores de formas mais acessíveis, o que permite pensar em ações mais específicas e direcionadas.
No caso do Tik Tok, por exemplo, basta acessar a aba “Ferramentas do criador”, depois clicar em “Análise” e em “Seguidores”. Pronto: você terá acesso a um gráfico com dados do seu público.
Conteúdo
Há, ainda, os dados específicos das postagens individuais. Cada post tem um painel particular que conta com o alcance total, o número de curtidas e comentários, o tempo que aquele vídeo foi reproduzido, quem assistiu ao vídeo completo, a visualização por região… São muitas informações!
Ou seja, um verdadeiro paraíso para os produtores de conteúdo procurando por novos nichos para explorar.
Deste modo, pode-se afirmar que o Tik Tok Ads é a ferramenta ideal para aproveitar essa nova plataforma da melhor forma e com muita qualidade, colhendo os dados necessários para ações mais efetivas.
Aprenda como criar uma estratégia de conteúdo de sucesso para o Tik Tok
Os dados sobre seguidores e usuários já foram evidenciados e não faltam, mas como eles vão possibilitar produzir conteúdo para Tik Tok de qualidade? Quais são as particularidades desse app quando ele é comparado aos outros já consagrados?
Para isso, é preciso considerar que as informações permitem qualificar quaisquer conteúdos, entregando campanhas realmente interessantes. Mas, vamos além.
O Tik Tok chegou ao Brasil em 2018, por isso não é difícil entender que há ainda muitas pessoas se adaptando à plataforma, perdidas no feed infinito de vídeos curtíssimos, enquanto outras já interagem com o canal plenamente.
Esse é outro comportamento, e perfis, que precisam ser traçados para saber se é realmente uma plataforma que faz sentido para sua estratégia e de que forma ela contribui com sua marca.
Leia as nossas dicas de marketing de conteúdo para Tik Tok agora.
Conheça seu público
Como pode ser percebido, independentemente do objetivo ou marca, conhecer o público é fundamental para ter sucesso ao desenvolver uma estratégia de conteúdo.
Afinal, é ao identificar o perfil dos seus potenciais clientes, seus gostos, interesses e dores é que conteúdos mais adequados a essas necessidades podem ser feitos.
Por exemplo, lembra-se dos perfis mais jovens e que são assíduos na plataforma?
Aderir alguma tendência e convidá-los a participar de um desafio, por exemplo, pode ser ideal para estimulá-los a interagir com a marca e fazê-la alcançar novos públicos nesse mesmo perfil.
Já no contato com públicos para além da geração Z e millennium, mas que fazem uso da plataforma, adotar as dancinhas para divulgar um serviço estético, por exemplo, pode não ser o mais adequado.
Da mesma forma, se o perfil do público for mais sério, pode ser necessário adaptar o conteúdo e tendência para que faça sentido apresentá-lo aos seus potenciais clientes de forma atrativa e que promova novos interessados, agregando um material educativo de valor, mesmo considerando a dinamicidade da rede.
Assim, utilizar das visualizações e segmentações que a plataforma oferece é fundamental para criar calendários mais efetivos e atraentes, considerando os dados dos próprios clientes e seguidores.
Saiba usar a Análise
Não avalie nenhuma métrica isoladamente: veja todo o cenário em conjunto com as tendências que estão fazendo sucesso.
Isso é vital para entender as preferências e o comportamento de quem te segue e de quem pode vir a te seguir.
Chame a atenção logo de cara
O Tik Tok é muito rápido – muito mesmo! Por isso o espectador tem de se interessar pelo post logo nos primeiros segundos.
É a identificação imediata que incentiva o compartilhamento, as curtidas, os comentários… Enfim, a viralização!
Use músicas e hashtags
A trilha sonora conta muito no sucesso de um vídeo e se relaciona diretamente aos materiais apresentados na página principal, a aba “for you”, criando tendências e engajando as pessoas. Com isso, os usuários fazem desafios musicais que levam seguidores a navegarem por horas na plataforma e cria um ciclo de consumo dos conteúdos…
Por isso, saiba escolher com atenção as músicas e hashtags que fazem sentido para a sua marca e que contribuirão para o posicionamento correto do seu negócio.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.