Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

Uma das dúvidas mais frequentes entre os gestores do mundo fitness é: como contratar o melhor sistema para academia?

Em geral, os sistemas e softwares para academias têm funções idênticas, como: cadastro de alunos, controle de acesso, gestão de treinos e entre outras funções básicas.

A preocupação que você tem que ter com softwares é se ele vai oferecer tudo o que você precisa. O maior problema dos gestores de academia com relação à gestão está nos relatórios. Afinal, ninguém merece ter um sistema e ainda ter que trabalhar com planilhas do lado. Outra coisa que avaliamos é o quanto esse software está inclinado ao futuro.

sistema para academia
Foto: reprodução iGym

O fato é: você precisa de um software para facilitar a gestão da sua academia ou estúdio. E a melhor forma de fazer isso é entender exatamente o que você espera (e precisa) de um sistema para melhorar a sua gestão e oferecer as melhores experiências para seus alunos.

Por isso, fizemos um ”levantamento de peso” sobre os principais softwares de gestão de academias existentes no mercado fitness para te ajudar na sua escolha.

Sistema para academia e softwares de gestão

A lista que você precisa conhecer!

Fuja de softwares de academias grátis. Por motivos óbvios, suporte, disponibilidade e funcionalidades são desafios para os softwares de academias grátis. Portanto escolha um sistema para academia, baseando sua decisão na cobertura obrigatória de funcionalidades e benefícios que farão usa academia melhor. Vamos a eles:

Financeiro

Contas a receber e contas a pagar sempre são negligenciados por softwares de academias do mercado. Seja exigente com isso. Teste antes de usar.

Pagamento

Procure ter um sistema para academia com o maior número de cobertura de bandeiras de cartões possíveis. E tenha certeza que o débito recorrente esteja presente.

Controle de acesso

Catracas sempre são desafiadoras para sistemas de academias, vale entender esse ponto.

Acesso

Escolha um sistema 100% na nuvem. Além de oferecer o acesso de qualquer lugar (celular, por exemplo), o software para academia na nuvem é mais que realidade.

Preço

Nem precisa dizer que preço é algo muito importante, já que a variedade de funcionalidades e inteligência, não são mais uma exclusividade de grandes academias.

Outros sistemas para academias

O mercado fitness está repleto de soluções para gestão de academias quando o assunto é sistema para academia. Fizemos uma lista para você conhecer a maioria deles.

Pacto.vc

O sistema para academias, clubes e hotéis e oferece gestão com um módulo de débito recorrente dentro do sistema. A Pacto está bem posicionada no mercado fitness, especialmente em sistemas de academia. É uma das patrocinadoras da IHRSA.

TecnoFit

O TecnoFit é um sistema para academias moderno. Totalmente na nuvem e com uma usabilidade pensada no gestor de academias, o TecnoFit surpreende pelas funcionalidades e facilidade no uso. Além do app mobile para analisar os dados em tempo real, controle de acesso, finanças, avaliação física e diversas funcionalidades ajudam no dia a dia da academia.

Data Fitness

O Data Fitness é um software de gestão de academia que oferece o débito recorrente integrado à gestão. Ele também conta com sistema de biometria, controle de pagamento, relação de fluxo de acesso e diversas outras funcionalidades.

Sistema SCA

Entre os benefícios do Sistema SCA está a emissão de cobranças e o bloqueio de inadimplentes automático. O cadastro do aluno reúne todas as informações, como: dados de pagamento, matrícula, frequência. Os recibos do aluno e os relatórios também podem ser personalizados com a marca da empresa.

Cloud Gym

O Cloud Gym oferece um sistema na nuvem que facilita o uso e a navegação. Ele também tem a funcionalidade de reconhecimento facial, além de relatórios com informações analíticas, financeiras e qualitativas da academia e toda a gestão de professores, aulas e alunos.

iFitness – Inspell

O iFitness – Inspell, é um Software de Controle de Acesso e Financeiro para Academias, que possui todas as ferramentas para simplificar e facilitar o seu trabalho, possibilitando também a organização de suas atividades administrativas. É um sistema de academias simples de usar e de contratar. Possui centenas de academias usando suas soluções.

Go!Fit

O sistema para academia da Go!Fit é uma plataforma que une a gestão de diversas áreas da academia, como: financeiro, vendas, estoque, avaliação física, treinamentos e muitos outros. Além disso, a empresa tem um canal de relacionamento com quem ainda não é cliente para te ajudar a conquistar novos alunos. A marca oferece mensalidades a partir de R$ 99 e antes da contratação a academia pode fazer um teste gratuito de 15 dias.

EVO

O sistema EVO, entre outras funcionalidades, oferece monitoramento em tempo real de entrada e saída de alunos; visão ampla das operações estratégicas, comerciais, técnicas e de ginástica em um único painel. Ele disponibiliza soluções diferenciadas para estúdios e academias e oferece para seu cliente acesso aos treinamentos e séries via dispositivos móveis.

Office Academia

Comissionamento de atendentes e representantes, controle de presença, fluxo de caixa, controle bancário, de horário e também de catracas são alguns dos destaques do software Office Academia, que ainda conta com controle de presença, contas a pagar e receber e demais atividades de gestão da academia,

Easy Manager

O software tem um apelo mais financeiro, por isso oferece um sistema e agendamento; controle de vagas, faltas e reposições; além de prescrição de exercícios, avaliações técnicas e entre outras funções.

Actuar1/11

O sistema para academia da Actuar oferece sistema de avaliação, emissão de treino com impressão automática na catraca ou por visualização via smartphone. A plataforma é na nuvem e, por isso, a gestão de despesas, faturamento e alunos pode ser feita de qualquer lugar.

Acad Manager

O software de gestão de academias da Acad ajuda a gerir o atendimento ao aluno; recebimento de mensalidades; controle de acesso, marketing, financeiro e até controle da manutenção de equipamentos. Além disso, ajuda na gestão do pagamento de pessoal, elaboração das séries de musculação e também dos relatórios gerenciais.

Fitware

Além das funções básicas de controle de alunos (que inclui planos, pagamentos, honorários, controle de convênios, etc), o software tem módulo de caixa, integração com bancos (boleto bancário) e toda a parte de controle financeiro (contas a pagar, a receber, fluxo de caixa).

PoliSystem

O sistema faz o gerenciamento completo focado em retenção, controle de ambientes, gestão financeira, de marketing e CRM. O software atende academias e estúdios oferecendo também uma central única de cobranças e recebimentos, interface para gestão de atividades e planos, gerenciamento de cheques e cartões. A PoliSystem tem um software de gestão de academias muito legal.

Microuniversity

Focada na gestão financeira de academias e escolas, a Microuniversity oferece um software de gestão de academias com gerenciamento integrado, cadastro do aluno com foto, controle de acesso, relatórios, informações financeiras e entre outras funções.

iFitness

Com foco na gestão financeira da academia e nas catracas modernas, esse sistema de gestão possibilita a inclusão de fotos e vídeos de exercícios para oferecer aos alunos, além da impressão de fichas de treino, controle de contas a pagar e receber, histórico financeiro e relatório de caixa. É um sistema para academia muito tradicional no mercado.

Sivis

O sistema para academia da Sivis faz toda a gestão administrativa e o controle de acesso de alunos. Ele está disponível nas versões on-line e off-line e ainda possui sistema de cobrança recorrente com renovação automática de cartão de crédito.

Agora que você conhece alguns dos principais softwares e sistemas de gestão de academia, fica mais fácil pesquisar e entender qual deles atende melhor você e seus alunos. Conhece algum outro sistema e quer indicar pra gente?

Principais dicas ao escolher um sistema para academia

  • Preço – nos dias de hoje, com o acesso amplo a novas tecnologias, o preço é indispensável;
  • Usabilidade – facilidade no uso é indispensável. Lembre-se que muitas pessoas usarão esse software, quanto melhor a usabilidade,mais fácil fica a vida dos consultores e atendentes;
  • Nuvem -procure sempre sistemas para academias que estão na nuvem, já que segurança dos dados e liberdade de acesso são obrigações para qualquer gestor;
  • Cobrança recorrente -o modelo das low costs está mais que validado, procure sempre um software que já possua isso integrado. Pagamento recorrente para academias é obrigação!
  • Controles de inadimplentes e de retenção – procure sempre essas duas funcionalidades na escolha: reter alunos e controlar inadimplentes são dois segredos das academias de sucesso.
  • Marketing – escolha baseando suas decisões em softwares que te ajude a tomar decisões de marketing em tempo real.
  • Maior flexibilidade de integração com catracas – isso se torna um problema, quando sua academia não tem a liberdade na escolha da catraca.
  • Atendimento – pode parecer piegas, mas atendimento é tudo, em qualquer tipo de software.
Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.