Qualquer dono de site ou blog sabe o quanto é importante ter uma boa ferramenta para envio de emails, certo? Nada melhor do que aumentar o acesso ao site com uma newsletter com a aparência de seu blog ou serviço. Dessa forma você consegue atingir seu público-alvo com mais praticidade e ainda oferece ao visitante a oportunidade de se inscrever no blog para receber as atualizações. Ou seja, este é um tipo de serviço fundamental para qualquer site.
Saiba que existem diversas plataformas para tal finalidade, como o Sendgrid e o Mailchimp, por exemplo. Mas, qual serviço escolher para atender as demandas do seu negócio? Qual deles será melhor para facilitar sua vida e de seus clientes? Vamos conferir mais informações sobre cada plataforma para ajudar na decisão de escolha?
Sendgrid
O Sendgrid é um serviço de e-mail com base em nuvem que foi fundado em 2009, nos Estados Unidos. O serviço de gerenciamento de e-mails oferece completa infraestrutura de e-mails na nuvem, com vários serviços adicionais, além de relatórios para que o usuário possa acompanhar o desempenho. Vale citar que a SendGrid processa uma média de 3,5 bilhões de e-mails mensalmente para mais de 80 mil clientes, entre eles Pinterest, EMI e Foursquare. No Brasil, são mais de 600 clientes usando o serviço online de envio de newsletter.
O SendGrid traz muitas vantagens ao proprietário do site, como a oportunidade de enviar de forma automática recibos para seus clientes, processamento de e-mails de entrada, geração de relatórios para auxílio na análise das tendências e coleta de métricas em tempo real. Tudo para que você tenha ao seu alcance mais praticidade na hora de administrar os negócios do seu site.
Mailchimp
O app online, fundado em 2001 nos EUA, é ideal para quem tem um negócio e precisa criar vários tipos de newsletter. O serviço ajuda a elaborar mensagens eletrônicas customizadas para que você possa enviar aos clientes. E o usuário também pode compartilhá-las nas redes sociais, como se fosse uma ferramenta de publicação pessoal. Para usar o serviço é muito fácil. Basta criar uma lista e fornecer os dados básicos da campanha, como assunto do e-mail ou uma rápida observação com o motivo da pessoa estar recebendo a mensagem.
A plataforma é gratuita para o envio de até 12 mil e-mails por mês, para um máximo de 2 mil assinantes. Se sua carteira de clientes for maior, há a opção de optar por planos pagos, com preços que vão de US$10 a US$240. O aplicativo conta com planos de valores personalizados, ideais para os que precisam mandar newsletters para um público ainda maior.
Na regra dos nossos testes, Mailchimp é mais caro, porém a usabilidade é matadora! Já o Sendgrid (mais barato e muito usado no transacional de comunicação), vem tentando melhorar a cada dia que passa, sua ferramenta.
Benchmark email: Bônus
Fundada em 2004 na Califórnia, a Benchmark email é uma das melhores ferramentas de disparo de email marketing e newsletters. E conta com uma equipe no Brasil! Além de ter uma ótima interface para quem está começando a disparar emails profissionais, a Benchmark oferece suporte no Brasil, grande diferencial. A plataforma é bem intuitiva e conta com uma infinidade de funcionalidades.
Conheça: http://www.benchmarkemail.com/br/
Templateria: Bônus
Nossa dica final para quem está em dúvida sobre qual plataforma usar, é olha o Templateria. Com o slogan “Crie o email marketing perfeito”, a startup é uma das melhores opção (se não a melhor) para criar a comunicação ideal para sua base de clientes. Além de templates pré-formatadas, você pode criar inclusive Landing Pages para campanhas específicas. Empresa 100% brasileira.
Conheça: templateria.com
Maildocker: bônus
Uma boa surpresa foi ter encontrado o Maildocker, uma outra ferramenta brazuca que também preza bastante em usabilidade. Gostei bastante da ferramenta e os preços também são adequados. A ferramenta ainda permite o envio de 10.000 e-mails gratuitos. Vale muito conhecer.
Conheça: https://maildocker.com
O intuito desse texto era dar uma boa visão de como estão e quais são as melhores ferramentas de disparo de e-mails do mercado.
Esperto ter ajudado :)
E você, já usa algum serviço de envio de newsletter para seu blog? Qual recomenda?