O número de pessoas que buscam por uma experiência no exterior cresceu nos últimos anos. Para isso, usar a recorrência em sua agência para cobrar clientes se torna um diferencial.
Já que o mercado de intercâmbio também tem ficado cada vez mais concorrido, principalmente com a facilidade da internet. Entenda, logo abaixo, como funciona a recorrência e o pagamento recorrente e como ele pode ajudar seu negócio.
Como funciona a recorrência
Você já deve ter percebido que a maioria dos serviços passaram a ser disponibilizados no modelo recorrente. Por exemplo a academia, o pet shop ou mesmo streaming de música, como o Spotify.
Normalmente, esses serviços são ofertados no modelo de mensalidades, assinaturas ou planos. Sendo que a data de vencimento da fatura é acordado em contrato.
Então, podemos dizer que recorrência é qualquer serviço que seja prestado continuamente. Criando, assim, uma relação mais próxima entre a empresa e o consumidor.
Além disso, um dos grandes pontos positivos desse modelo é o pagamento recorrente. Vamos falar dele logo a seguir.
O que é pagamento recorrente
Cobrar clientes manualmente toma tempo, gera mais gastos e ainda está sujeito a erros humanos. É aí que o pagamento recorrente surge como um grande diferencial, pois ele permite automatizar as cobranças.
Além disso, por esse método, é possível receber pagamentos pelo cartão de crédito sem tomar o limite do cliente. Pois, esse modelo não funciona como o parcelamento.
Por exemplo:
Digamos que seu cliente queira fechar um intercâmbio com sua agência, o valor total é de R$ 10 mil. Porém, ele gostaria de pagar esse preço aos poucos, em mensalidades.
No parcelamento, ele teria que dispor do limite de 10 mil no fechamento da compra. Depois, pagar parcelas de R$ 833,33 por mês. E seu limite só voltaria a ser liberado aos poucos, conforme os pagamentos.
Agora, pelo pagamento recorrente, o cliente só precisa dispor do limite de R$ 833,33 em seu cartão. Seu saldo não fica bloqueado porque acontece o débito automático do valor todo mês.
Essa facilidade aumenta o número de adesões. Pois permite que mais pessoas possam fechar um intercâmbio com você.
Principais vantagens da recorrência
1 – Aumenta o número de adesões
Ampliar os meios de pagamento é uma estratégia que ajuda a aumentar o número de adesões. Pois permite que mais pessoas possam pagar pelos seus cursos no exterior.
Além disso, o pagamento recorrente facilita a vida do consumidor que deseja usar o cartão de crédito, sem comprometer todo seu limite.
2 – Reduz gastos
No Brasil, o boleto bancário continua como uma das principais formas de pagamento.
Porém, ele gera gastos com a emissão; é preciso papel, impressora, custos de envio pelo correio, além das altas taxas do banco. Principalmente, com a exigência da emissão de boletos registrados.
Sem contar que esse método também pode gerar uma alta taxa de inadimplência. É o que vamos falar no próximo tópico.
3 – Diminui a inadimplência
Cobrar pela recorrência e usar o pagamento recorrente ajuda a diminuir a inadimplência. Pois, pelo cartão de crédito se o cliente não quitar a fatura ele acaba gerando uma pendência com a administradora, mas o seu recebimento fica garantido.
Além disso, pelo débito ser automático, não há riscos de esquecimentos.
4 – Melhor gestão financeira
Quando você usa uma plataforma de pagamento para cobrar, fica fácil ter acesso a dados importantes do seu negócio. Por exemplo, quantos clientes possui, qual a data de pagamento de cada um deles, quem ficou inadimplente entre outros.
Com essas informações em mãos, você pode facilmente criar estratégias assertivas e ter uma receita mais previsível.
Como aderir a recorrência
Como você percebeu, a recorrência e o pagamento recorrente podem ser grandes diferenciais para sua agência de intercâmbio. Pois eles facilitam a vida do cliente, além de automatizar as cobranças.
Se você quer passar a usar esse meio, a melhor forma é contratar uma plataforma de pagamento especializada em recorrência. Isso também vai permitir que você aceite as principais bandeiras de cartão do mercado pagando taxas justas.
Segurança é outro ponto que deve ser considerado na hora de escolher seu parceiro. Afinal, você vai armazenar dados sensíveis dos seus clientes. Prefira empresas que possuam certificações e tenham políticas claras sobre o assunto.
A Vindi é uma das principais ferramentas de pagamento recorrente do mercado. Não deixe de entrar em contato com a gente e passe a desfrutar dos benefícios da recorrência em sua agência de intercâmbio.