Controles e processos fazem parte da rotina de boa parte das empresas, pelo menos deveriam fazer. Embora a gestão contábil e financeira represente um tema de grande complexidade, pequenas e médias empresas são diretamente afetadas quando não realizam – e por essas razões não sobrevivem ao primeiro ano de funcionamento. Num mercado cada vez mais disputado, o empreendedor que quer se destacar precisa ter controle sobre todas as operações financeiras do seu negócio. Seja na geração de um relatório de fluxo de caixa para subsidiar a tomada de decisão, na compra de mais itens de estoque, ou até mesmo na realização de uma promoção para cobrir as necessidades de caixa – a escolha de um bom sistema informatizado é a chave do sucesso.
O software de faturamento recorrente vem possibilitando que diversas funções contábeis e financeiras sejam integradas e atendam o perfil de cada empreendimento. O mercado está em constante mudança, e empresas que trabalham no modelo produto a produto (venda única), em que dependem de vendedores e de todo um esforço comercial para vender para um mesmo cliente serão mais resistente à adaptação. Já empresas que trabalham com faturamento recorrente, como no caso de planos, mensalidade e assinatura não terão tanta dificuldade para as novas exigências mercadológicas. Listamos três razões que farão você repensar o atual sistema de faturamento da sua empresa e passar a adotar um software de faturamento recorrente.
1. Benefícios de um software de faturamento recorrente
A bola da vez é “inovação” e isso significa lançar mão da tecnologia e utilizar todas as ferramentas necessárias de gerenciamento de serviços para reduzir erros e consumir significativamente menos tempo. O Software de faturamento é o que faltava na automatização de processos, ele possibilita que os dados dos clientes sejam lançados e controlados, o que torna a consulta por pendências mais simples e rápida. Além do que, faturamento e contabilidade andam de mãos dadas, por isso a integração das informações é importante, uma vez que erros podem colocar em risco a saúde financeira da empresa.
O sistema de faturamento permite:
- Gerenciar contas a receber de clientes e saldos de contas;
- Processar rapidamente e facilmente os pagamentos;
- Procurar no banco de dados o nome do cliente e o número da transação;
- Definir condições de pagamentos personalizadas para cada cliente;
- Enviar diretamente para os clientes contratos;
- Faturas podem ser enviadas por e-mail em poucos segundos;
- Todas as transações podem ser realizadas de qualquer lugar do mundo.
2. Gestão do tempo
O resultado da tecnologia pode ser sentido em todos os lugares do mundo, e tem avançado num grau acelerado. Vários processos de trabalho que antes exigiam um longo tempo para realização, hoje levam minutos, ou segundos, para serem executados. O perfil de empresas e consumidores segue o mesmo princípio, ambos esperam encontrar na funcionalidade rotineira das transações praticidade e comodidade, uma tendência mercadológica que deve ser seguida para chegar a uma melhor eficiência.
No processo de emitir notas fiscais, boletos e cobranças cerca de 20% do tempo útil de uma micro empresa é despendido na realização destas tarefas. Com a utilização do faturamento recorrente processos burocráticos são eliminados e o tempo passa a ser otimizado em recursos e esforços que realmente vão trazer resultados.
3. Controle da inadimplência
A melhor forma de controlar clientes potencialmente inadimplentes é por meio de um sistema automatizado de cobranças. Segundo estimativas divulgadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quatro em dez brasileiros estavam inadimplentes em abril deste ano, um contingente de 55,3 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 38% da população entre 18 e 95 anos. O número de consumidores inadimplentes avançou 3,77% contra o mesmo mês do ano passado, o equivalente a 600 mil novos devedores, que incluem todos os tipos de dívida em atraso, e não somente com o comércio varejista.
E é pensando em auxiliar os gestores que o software de faturamento recorrente vem amparando o setor financeiro. Tanto a aprovação de pagamento online como a cobrança online é efetuada em “tempo real”. O que permite que no ato da compra o boleto seja enviado por e-mail com a nota fiscal, o que certifica a cobrança. Nos casos de atraso, o sistema de faturamento notifica o cliente que poderá estar efetuando o pagamento. O sistema vai fazer a conciliação e enviar um aviso de recebimento, permitindo que haja maior controle da inadimplência e na gestão dos atrasos.
E agora, já conhece os benefícios de um software de faturamento recorrente? Já sabe como utilizá-lo em seu negócio? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!
1 Comment
Pingback: Software de gestão financeira | Vindi + Bauner - Blog Vindi