Imagine a seguinte situação: João decidiu dar um importante passo e fazer um condicionamento físico. Ele realizou uma busca pela internet (e você estava lá, conforme falamos em Adwords), marcou três locais de acordo com seu trajeto diário e resolveu ir visitá-los.

Na academia, depois de conhecer os diferenciais, instalação, aulas e métodos de acompanhamento, ele está ansioso para saber o preço. Recebe um impresso do consultor com várias opções, desde um plano mensal no dinheiro com maior valor, semestral no boleto ou até o anual parcelado. E com pacotes de acordo com sua necessidade.

Instintivamente, esse aluno vai optar por pensar melhor e comparar com as outras academias visitadas. Afinal, são muitas opções, é difícil decidir assim. Nesse momento sua taxa de conversão na primeira visita foi para o ralo.

Para não perder essa conversão, os benefícios para ele fechar com você precisam ser muito evidentes. Você oferece o tipo de serviço que ele quer e os demais também. O que pode ser um fator de decisão nesse momento? O bolso dele, sem dúvida!

E eu não estou falando do preço em si, mas das opções de pagamento que você vai oferecer a ele. Daí, eu te pergunto: ter muitas opções e formas de pagamento é um caminho viável?

Liberdade de escolha!

A liberdade de escolha é fundamental, mas quais são os reais benefícios dos meios de pagamento comuns, como os que citei antes (parcelamento no cartão, PIX, boleto e etc)?

Em contrapartida, a recorrência tem diversas vantagens. A principal delas é que o pagamento recorrente não toma o limite de crédito no cartão, somente a parcela mensal.

Além de não tomar o limite dele, facilitar a aquisição e a forma de pagamento, contribui para o planejamento ​financeiro de sua empresa, focando em oferecer apenas as opções mais viáveis para ambos (academia e aluno), com o menor retrabalho possível.

Cada vez mais temos nos deparado com academias oferecendo opções mais “enxutas” sem perder a qualidade do acompanhamento e benefícios agregados. Um exemplo é a rede de academias BlueFit.

Quem já descobriu a recorrência

A rede, com mais de 20 unidades, está em constante expansão e conversando com Fernando Nero (CEO), ele explica por que usam a recorrência:

“Aqui na BlueFit optamos principalmente por oferecer o plano recorrente. Dessa forma, o aluno possui maior liberdade e comodidade, sem precisar comprometer o limite de cartão ou folhas de cheque e nem se sentir preso à academia.”

Um aluno satisfeito, além de não se preocupar com pagamento, indica amigos no mesmo perfil. É dessa forma que ele vem inaugurando cerca de duas a três unidades/mês, e o céu é o limite.

Outro exemplo é a Academia Panobiancos, que é líder no segmento em Campinas e proximidades. O André Panobianco (franqueador e dono da marca) menciona que com a recorrência:

“O foco é simplificar a vida do aluno, sem burocracia, taxa de cancelamento ou dúvidas, a proposta é o relacionamento e entrega de resultados”.

A maior preocupação aqui é deixar seus alunos satisfeitos com o serviço, estimulados a frequentar o espaço e despreocupados com pagamento. Infelizmente, nesse segmento a rotatividade de alunos é elevada e a sazonalidade é um problema, pois, enquanto os meses de verão são mais movimentados, no alto inverno as matrículas despencam.

Além disso, há uma taxa relevante de alunos que desistem ao longo do ano e não renovam a matrícula, mas raramente os administradores sabem as razões. Com a recorrência você resolve todos esses problemas, garante sua independência e se preocupa mais com o seu negócio.

Não cometa os mesmos erros do passado, reinvente-se!

 

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