Ser gamer é muito além de gostar de jogos, vídeo games, animes, RPG, realidade virtual. A profissão de gamer está crescendo e ganhando representatividade. Grandes produtoras de jogos de consoles como Playstation e Nintendo ou jogos de computador, procuram jogadores fanáticos e formadores de opinião nesse universo para testar os produtos e oferecer uma melhor experiência para os jogadores.

Ser gamer é explorar o jogo ao máximo, buscar objetivos e desafios específicos – bem específicos. Parece simples, mas não é. O gamer vive de experimentar os jogos e passar a sua percepção antes do jogo realmente ser lançado. Mas, o que isso tem em comum com a área de vendas?

  • Objetivos: O gamer precisa cumprir requisitos básicos para ganhar troféus e platinar um jogo. O vendedor também precisa cumprir requisitos mínimos para qualificar uma venda e entender se está dentro do negócio dele, como aquele produto/serviço pode ajudar o seu cliente final. Para vender, precisa saber o que está vendendo e o que precisa atingir com isso.

 

  • Metas: Ao iniciar o jogo, o gamer tem objetivos para atingir e conquistar os troféus, atingir a platina. Existe meta a cumprir. Exemplo: Cumprir um percurso em um determinado tempo, alcançar o nível de um personagem, atingir % de golpes em um inimigo, entre outros. O vendedor também tem as suas metas: contatar um determinado número de clientes, converter X% de negócios, trazer clientes de um segmento específico, entre outros.

 

  • Planejamento: Sim, você tem os objetivos e as metas já estipuladas e agora precisa pensar em como atingir. O gamer se planeja em ações práticas. Missões secundárias, explorar o mundo aberto do jogo, conhecer mais de uma determinada região, assistir alguns vídeos de outros jogadores, enfim, existe um processo. O vendedor sem planejamento atira no escuro. Precisa planejar o que e como fazer, próximos passos, ações, rotas de visitas na rua, conhecer os concorrentes e explorar a região onde atua. O vendedor que se antecipa entrega o objetivo e cumpre com a meta. Sem segredo.

 

  • Persistência: Não será a primeira vez que você jogou, que você vai ganhar aquele troféu maneiro de ouro. Mas não desista. Com a prática e com o tempo, vai ficar fácil e você conquista. Com o vendedor também é assim. Você vai bater na porta de muitas pessoas que falarão não para conseguir um sim. O segredo é acreditar no produto que você vende e continuar ofertando. O sim virá naturalmente com a sua determinação.

 

  • Trabalho e diversão combinam sim! Você pode trabalhar e ao mesmo tempo se divertir. O gamer faz isso. Enxerga o universo de jogos como uma diversão e vive disso. O vendedor também pode! Fazer networking é fundamental para ampliar mercados, conhecer pessoas e aumentar a percepção do segmento que atua. Participar de eventos, visitar clientes externos, procurar e explorar novas oportunidades vai fazer o seu mindset de negócios mudar, transformando o que é obrigação em satisfação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies