Você se atenda as métricas da sua empresa? Não só aos números de vendas e faturamento que me refiro. Mas todas as áreas possuem indicadores específicos, desde do marketing, passando pelo TI, CS até o comercial.

Olhar os números são de extrema importância. É com eles que você e sua equipe aprendem e tomam as decisões de quais são os próximos passos do negócio. Será que sua companhia vai bater as metas dos próximos meses? O faturamento será alcançado, as vendas efetiva? Olhar o passado é aprendizado, planejar o futuro é a receita do sucesso.

Aqui você vai  entender o conceito de leading e lagging indicators e porquê isso é importante para sua empresa.

O que são leading e lagging indicators?

Lagging indicators ou indicadores lags, são as métricas que permitem que você olhe o passado da sua companhia. O que foi feito até agora e quais os resultados que essas ações trouxeram.

Já os indicadores lead, funcionam como norte de ações preditivas. Após analisar as laggins e mapear o que precisa ser melhorado, quais os são os erros, bugs e quais números precisamos olhar para que sejam corrigidos.

Os lagging indicators são os indicadores de resultados, ou seja, tudo o que já passou e conseguimos metrificar, número de vendas, número de leads, número de acessos em um site.

Já os leads indicators, são indicadores de tendência, ou seja, tudo que foi aprendido com os lags, é possível aplicar usando os leads, análises preditivas que auxiliam a empresa a alcançar os objetivos.

Quando usar leading e lagging indicators?

Primeiro é preciso definir OKR’s, ou seja, os objetivos globais da empresa e os de cada área. Não se preocupe, temos um post completo explicando o que é OKR e como definir.

Os lags podem ajudar na definição dos OKR’s, pois sua equipe vai observar todos os problemas e gaps que impedem que sua empresa alcance os principais objetivos.

Já os leads são indicadores que te ajudarão durante o processo de escalada até o objetivo. Por exemplo, as métricas que precisam ser acompanhadas durante esta jornada.

Agora você já entendeu quais são os conceitos de  leading e lagging indicators, é hora de implementar na sua empresa e colher os frutos destas ações.