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O papo agora é diferente de <!–c505218304b50c59c3659f6dda43bae7-links-0–>. Vamos falar sobre marketing, mais especificamente o “Push Marketing”.

Varejistas americanos estão adotando de vez ou “Push” como ferramenta de automação de marketing. O Push ou “Notificação Push” é uma forma de comunicação eficaz por aplicativos instalados em smartphones e tablets. Essa tecnologia nada mais é que receber um aviso (warning) diretamente no seu dispositivo, com o intuito de alertar algo. Quem tem iPhone, iPad ou qualquer gadget Android, sabe bem como funciona. Através de um App (aplicativo mobile) o serviço pode informar um update requerido, uma melhoria de sistema ou até informações simples. Para exemplificar melhor, aquele aviso do Google Agenda antes da reunião é um “push“.

As lojas BestBuy e os postos de gasolina Shell, já fazem com grande inteligência essa distribuição de “pushs” nos EUA. Assim que os clientes entram nas lojas, eles recebem previamente um mensagem informando sobre descontos, promoções ou simplesmente uma saudação de boas vindas. Essa estratégia de marketing parece ser uma coisa simples do ponto de vista de impacto e difícil do ponto de vista técnico. Mas na verdade é exatamente o contrário, o Push é de fato:

Simples do ponto de Vista técnico + Eficaz no Impacto do cliente

Para essa tecnologia funcionar e impactar da melhor forma, basta criar um aplicativo funcional e ter a comunicação correta com o cliente. Para essa análise de como um push pode ser eficaz, me coloco na situação de passar em frente da minha loja favorita e receber um push no celular dizendo:  “Bom dia Rodrigo, vem tomar um café com a gente”.

Peraí: como é que ele sabe que eu estou aqui?

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ShopKick: o Foursquare das promoções

A empresa americana ShopKick, promete ser o Foursquare dos descontos. Unindo o check-in usual dos aplicativos via geolocalização, a ShopKick oferece descontos e promoções em 250.000 estabelecimentos americanos via push. E os usuários já ultrapassam os 5 milhões. Esse tipo de tecnologia já é uma forte tendência, já que o crescimento dos smartphones no mundo é acelerado. Esse tipo de promoção via push, foi muito difundido nos cafés americanos, onde o convite para tomar um café era uma isca para atrair o cliente para o atendimento dentro da loja. Aguardem os próximos capítulos desse negócio, já que o Google comprou o aplicativo de mapas interativos “Waze”. Para se ter uma ideia do que pode vir por aí: o Waze tem 47 milhões de usuários no mundo. O Facebook também queria, mas o Google pagou U$1,3 bilhões e levou.

Aqui no Brasil a rede Subway também já ensaia modelo parecido de descontos, onde um app instalado no celular garante a comunicação assim que o cliente entra na loja os chegue nas proximidades. A rede usa o Belezuca, um app brasileiro.

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Belezuca: app brasileiro de descontos

No Brasil os desafios são grandes, já que os problemas de infra-estrutura aqui afetam a escalabilidade. Não temos um 3G de qualidade e os comerciantes na sua maioria,  não possuem em seus estabelecimentos Wi-fi para oferecer aos clientes. Isso impacta diretamente no uso de aplicativos dentro desses estabelecimentos. A grande oportunidade na verdade é para os empreendedores brasileiros, já que até o ShopKick, Foursquare e Waze chegarem aqui com uma estratégia tupiniquim, alguns aplicativos como o próprio Belezuca, podem consolidar e criar o mercado de push marketing no Brasil. E para os comerciantes que sofrem diariamente para manter seus clientes satisfeitos.

Se for bom para os clientes, empreendedores e comerciantes, manda push aí.

Fonte: Belezuca, Techcrunch, Exame

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