Construir uma marca de sucesso começa com um nome marcante. Naming é o processo de criar nomes que transmitam a essência e os valores de uma marca.
Para empreendedores, um bom nome pode abrir portas, enquanto um ruim pode ser um obstáculo. Este guia irá orientá-lo no desenvolvimento de um nome poderoso que ressoe com o público.
Veja o que é naming, a relevância para a empresa e os principais tipos!
O que é naming?
Naming é o processo criativo de atribuir nomes a marcas, produtos, serviços ou nomes para lojas virtuais. A tradução literal do termo é “nomear”.
Na comunicação, envolve um conjunto de técnicas para criar nomes que diferenciem produtos, serviços, empresas ou projetos de outras ações ou campanhas. Este processo requer criatividade, estratégia e compreensão do mercado para desenvolver um nome que represente a essência e os valores da marca de forma eficaz e memorável.
Todo nome gera no usuário um retrato mental, portanto, a imagem e o som do nome escolhido atribuem características concretas à marca.
É crucial prever onde a marca será implementada, a qual setor ela pertence e a qual público-alvo ou persona se destina. Uma linguagem com critérios e objetivos comunicativos estratégicos é essencial para atribuir à marca um valor positivo. Naming é a primeira interação entre a marca e o público, tornando-se um elemento crucial na construção de identidade.
Qual a Importância do Naming?
Naming é essencial para destacar a marca num mercado competitivo. Além de ser a primeira impressão, um bom nome facilita a memorização, diferencia a marca e constrói uma conexão emocional com o consumidor. Ele também comunica a personalidade e os valores da marca com eficácia.
O processo de naming pode adotar diversas estratégias que facilitam a gestão da marca, sempre visando torná-la conhecida e lembrada pelos consumidores. Isso inclui a análise de fatores internos e externos, a identificação da parcela de mercado que se deseja atingir e a compreensão do público-alvo da marca. Essas etapas são fundamentais para definir os diferenciais que tornam uma marca original em relação à concorrência.
O uso dessas técnicas reduz a margem de erro na percepção do projeto pelos consumidores ao ser lançado no mercado. Assim, o naming não apenas define, mas também protege a identidade da marca ao longo do tempo.
Evidências Científicas sobre Naming
Estudos científicos sobre naming, como o Efeito Kiki x Bouba, mostram como nomes influenciam a percepção pública. Nesse efeito, pessoas associam sons a formas, indicando que o nome pode moldar expectativas.
Similarmente, o Efeito Dorian Gray sugere que a expectativa social ligada a um nome pode impactar a identidade. Dessa forma, a escolha de um nome é crucial, influenciando a memorização e a expectativa positiva de uma marca ou pessoa.
Quais os principais passos para o naming?
Os nove passos principais para o naming estão listados abaixo. Confira.
1. Impacto
Um bom nome deve causar impacto, ficando marcado na mente do consumidor. Certamente, você já viu os nomes de roupas esportivas: são denominações de impacto, que chamam logo a atenção de atletas.
Se os produtos serão vendidos também fora do país, vale a pena considerar um nome que cause impacto também nos consumidores desses países.
2. Concisão
Um nome curto tende a surtir mais efeitos que nomes longos. A concisão é importante. Confira os nomes das operadoras de celular: Oi, Claro, Vivo.
Outro nome que poderia dar certo para operadoras de telefonia seria Alô. São nomes simples que dizem tudo
3. Facilidade de escrita e pronúncia
Alguns talvez se enganem, julgando que nomes mais complexos possam causar mais impacto. Na verdade, quanto mais fácil de pronunciar e escrever, melhor será o nome.
Alguns nomes estrangeiros podem ser aproveitados (como Ok, Hello), mas de modo geral devem ser evitados para não dificultar as coisas para os consumidores (devem ser usados conforme o perfil do público).
4. Agradabilidade do som
Você já sabe o que é naming e sabe que ele vai identificar sua marca no mercado. A agradabilidade do som é um critério relevante, concorda?
A maioria dos consumidores não se sentirá bem em pronunciar um nome muito complicado, desagradável aos ouvidos.
É interessante escolher nomes que soem bem, como Avon, Natura, Boticário, Pague Menos.
5. Fácil memorização
Esse ponto está associado a outros, como nomes curtos e simples, pois são mais fáceis de memorizar. Às vezes, pode ser um nome mais longo, mas que rapidamente se firma na mente do consumidor, como Compre Aqui, Bom Preço e outros.
O consumidor não pode ter muitas dificuldades em lembrar o nome de sua marca. Deve imediatamente se recordar, inclusive para fins de divulgação.
6. Transmissão da mensagem
O nome deve, não só promover impacto, mas ter um significado. Considere, por exemplo, a marca Nike. O nome foi inspirado na deusa Níkē, personificação da velocidade, da vitória e da força. Nike é representada por uma mulher com asas e foi uma ótima escolha para a empresa, que comercializa produtos esportivos.
7. Clareza
Você deve escolher um nome que seja claro e não dê margem a interpretações dúbias, seja na escrita, seja na fala — a não ser que a intenção seja realmente essa.
Algumas vezes, os nomes dúbios, além de criativos, podem causar impacto e ficar facilmente gravados na memória. Mas procure evitar nomes de conotações negativas.
8. Atemporalidade
Procure nomes que possam sobreviver à passagem do tempo. Quando usamos modismos, eles perdem a importância ao longo do tempo.
9. Disponibilidade para registro
É necessário ainda verificar se o nome desejado se encontra disponível nos órgãos responsáveis, como INPI (Instituto Nacional de Marcas e Patentes).
Verifique ainda se o domínio relacionado ao nome está disponível no mundo digital, consultando Registro.br.
10. Inovação
Seja criativo e pense fora da caixa. Inovou na escolha do nome, diferenciando-se da concorrência e adicionando um toque de originalidade à marca. A inovação pode ser um diferencial competitivo.
11. Tente Usar Referências de Outras Línguas
Incorporar palavras de outras línguas pode adicionar sofisticação e ampliar o apelo internacional do nome. Verifique o significado e pronúncia para garantir que sejam adequados.
12. Pense no seu Diferencial
O nome deve destacar o que torna a marca única. Concentre-se no diferencial competitivo e na proposta de valor oferecida. Um nome alinhado com a identidade da marca reforça sua posição no mercado.
Quais são os tipos de naming?
As nomeações podem ser divididas em sete tipos. Veja abaixo.
1. Descritivos
São nomes que transmitem o produto ou serviço da empresa e são muito comuns. São funcionais e utilitários, mas nem sempre criativos.
Eles deixam bem claro o que a marca é, o que a empresa realiza. Mas também são limitantes a medida em que a empresa começa a incorporar outros segmentos. Exemplos: A Tarte, General Motors, Cantinho das Aromáticas, The Body Shop.
2. Evocativos
Nesse caso, usamos nomes que se valem de metáforas e sugestões para evocar o posicionamento da marca ou alguma experiência. São muito diferenciadores e criativos.
Geralmente são não-lineares e multidimensionais, com enorme potencial de significado e permanência — enfim, potencial de fazer sucesso entre os consumidores. Exemplos: Amazon, Nike, Patagonia.
2.1. Evocativos Descritivos
Nomes que usam elementos reais ou funcionais para descrever a marca, como “Ray Ban”, que sugere proteção contra raios solares.
2.2. Evocativos Abstratos
Nomes que dependem de associações simbólicas ou emocionais, como “Nike”, que evoca força e vitória através do significado mitológico.
3. Inventados
São nomes fantasiosos, fruto da criatividade. Nem sempre é fácil inventar um nome. Muitos são feitos a partir do grego, latim ou outra palavra estrangeira.
Devido à sua peculiaridade, eles podem levar muito tempo até adquirirem algum significado para o público. Por outro lado, são mais fáceis de registrar, já que é difícil duas ou mais pessoas inventarem o mesmo nome para sua marca.
Exemplos: Kodak, Google, Yahoo, Verizon.
4. Lexical
Nesse caso, usamos um jogo de palavras que deve ser memorizado, como frases, trocadilhos, palavras compostas, onomatopeias, palavras grafadas de forma errada, termos estrangeiros.
Exemplos: Coca-Cola, Dunkin’ Donuts, Burger King, WordPress.
5. Acrônimos
São siglas e seu uso é muito antigo. Ainda hoje fazem sucesso entre os consumidores. Por outro lado, nem sempre os acrônimos são memorizados com facilidade e também são mais difíceis de registrar. Exemplos: HP, KFC, IBM, UPS.
6. Geográficos
Esses nomes representam o local a que as marcas estão ligadas — geralmente, seu lugar de nascimento. São nomes mais fáceis de serem usados, simultaneamente, por mais de uma marca. Exemplos: Maçã de Alcobaça, Lágrima do Mondego, Claus Porto, Quintas de Melgaço.
7. Fundadores
O nome do fundador é o nome da marca. É uma estratégia de naming tradicional que remonta há muitos anos. São nomes fáceis de registrar. Exemplos: Ford, Adidas, Martha Stewart, Hanna-Barbera, Mrs. Fields.
8. Nomes Compostos
Combinações de duas ou mais palavras para criar um nome único. Permitem explorar múltiplos significados e associações, expandindo o alcance da marca.
9. Sugestivos
Nomes que sugerem benefícios ou resultados do produto, como “Speedo”. Criam expectativas positivas e são eficazes na comunicação rápida de valor.
Por que Criar um Nome é tão Difícil? X Principais Motivos!
- É muito pessoal – Nomes refletem gostos pessoais, mas devem focar na marca.
- Não estará disponível – Muitos nomes já estão registrados ou indisponíveis.
- Significados indesejados – Certas palavras têm conotações negativas em outras línguas.
- Metodologias são necessárias – Estratégia e planejamento são fundamentais.
- É preciso coragem – Nem todos vão gostar; é preciso confiar na escolha.
Está em Dúvida entre Algumas Opções de Nome? Saiba Como Escolher!
Ao escolher entre nomes, considere o alinhamento com o posicionamento da marca, pesquisas de mercado, e a identificação do público-alvo. Verifique a disponibilidade legal e do domínio. Use ferramentas online para ajudar na decisão final.
Resumidamente:
- Posicionamento – Avalie o alinhamento do nome com o posicionamento e o propósito da sua marca. O nome reflete seus objetivos?
- Mercado – Realize uma pesquisa de mercado para identificar concorrentes com nomes similares.
- Público – Verifique se o seu público se identifica e entende o nome. Sempre que possível, peça a opinião de potenciais compradores, começando pelos seus amigos que talvez façam parte do público-alvo.
- Disponibilidade – Verifique a disponibilidade de registro do domínio para website (http://www.registro.br/) e também para o registro da marca (http://www.inpi.gov.br/portal/). Se o meio digital não for o principal canal da sua empresa, foque menos no domínio, pois você pode adicionar outras palavras para registrá-lo.
Buraco Negro é um Case Bem Conhecido de Naming, Entenda!
O termo “Buraco Negro” substituiu “objeto gravitacionalmente colapsado” por ser mais acessível e memorável. No passado, cientistas perceberam que o nome original era extenso e complexo, dificultando sua divulgação. Inspirados no infame Buraco Negro de Calcutá, uma prisão de onde ninguém jamais escapou vivo, criaram um nome fantasia que encapsula o mistério e a intensidade desse fenômeno espacial.
Este exemplo destaca como um nome bem escolhido pode facilitar a compreensão e a comunicação de conceitos complexos. A criação de um nome ideal requer criatividade, pesquisa e estratégia. Um nome marcante ajuda a estabelecer a identidade da marca, diferencia-se no mercado e cria conexões emocionais com os consumidores. Para empreendedores, investir tempo e esforço no naming pode garantir uma base sólida para o sucesso da sua marca.
Agora você entende melhor o que é naming e como é um processo relevante para que sua empresa se torne mais competitiva e se destaque no cenário econômico.
O que achou do texto? Ainda tem alguma dúvida? Quais os tipos de naming que considera mais relevantes? Segue todos os passos para realizar o processo? Aproveite e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas!