Quando falamos em Marketing, prontamente nos vêm à mente campanhas de promoção e construção de marca, que são, digamos assim, as mais “glamourosas” vertentes da disciplina. Mas, essa é apenas a ponta do iceberg. E quando falamos de Marketing de Produto então, o campo ainda é mais inexplorado.
O Marketing consiste em dezenas de diferentes linhas de atuação, como marketing de performance, inbound marketing, marketing direto e indireto, marketing de conteúdo, branding, endomarketing, dentre muitos outros.
Por isso, neste artigo, eu gostaria de compartilhar com você essa que ainda é uma das vertentes mais desconhecidas do mercado, cujo foco está em criar a tão desejada competitividade do produto que sua empresa vende. Vamos desbravar o Marketing de Produto?
Afinal, o que é um produto?
Parece algo óbvio, mas muita gente pode se confundir nesta explicação. Nas palavras de Philip Kotler, um dos maiores estudiosos de Marketing de todos os tempos, produto é “qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer um desejo ou necessidade”.
Portanto, o produto é, basicamente, aquilo que você tem a oferecer e que seu cliente está disposto a pagar algo por ele.
O Produto é o primeiro componente do Composto Mercadológico, também conhecido como 4Ps de Marketing. Os outros três itens são:
- Preço (o valor monetário do seu produto);
- Praça (onde seu produto é oferecido);
- Promoção (como seu produto é ofertado, divulgado, promovido).
Agora que você já conhece o significado de Produto, vamos à pergunta inicial.
O que é Marketing de Produto?
É uma vertente do Marketing responsável por criar estratégias de posicionamento, precificação e oferta do produto, ressaltando seus melhores atributos para os públicos mais adequados.
Dentro das empresas, o profissional de Marketing de Produto é aquele que transita entre todas as áreas, conectando-as de forma que garanta que o denominador comum do que é importante para o cliente, chegue até ele.
Isso inclui atividades como:
- Estratégias de lançamentos;
- Pesquisas de mercado e concorrência;
- Definição de diferenciais competitivos;
- Precificação;
- Materiais de suporte a times internos (como o time de vendas);
- Análises de comportamento de clientes/usuários;
- Insumos para definição de funcionalidades e ofertas.
De forma resumida, podemos dizer que o objetivo do Marketing de Produto é conectar a pessoa certa ao produto certo.
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Qual é a importância do Marketing de Produto?
O Marketing de Produto traz à tona questionamentos essenciais, mas que muitas vezes são deixados de lado nas rotinas atribuladas das empresas, como:
- Estou cobrando corretamente? Meu modelo de precificação é atrativo para o cliente e rentável para minha empresa?
- Estou oferecendo o produto para as pessoas certas? Tenho a correta definição de quem é o público ideal para ofertá-lo?
- Meu produto é atrativo? Ele resolve as dores e problemas do meu cliente? Ou só resolve questões internas da minha empresa?
- Tenho uma visão de evolução do meu produto?
- Meu produto/funcionalidade está pronto ou maduro o suficiente para ser lançado?
- Estou acompanhando as mudanças de mercado e adequando meu produto na velocidade necessária?
- Todos os meus times internos têm o devido conhecimento dos atributos e posicionamento do meu produto? Todos estão alinhados sobre os objetivos da empresa?
Estes questionamentos e objetivos do Marketing de Produto, se bem aplicados, podem fazer toda a diferença para um bom posicionamento da sua empresa, tanto no mercado, quanto na preferência do seu público.
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