Jogos FIFA serão vendidos no modelo recorrente

Em julho, eu falei neste texto sobre a chegada do ‘efeito Netflix’ aos jogos digitais. A novidade à época era que uma plataforma de jogos indie estava lançando o modelo de vendas por assinatura. E nele eu comento que esse era só início de uma nova era para a venda dos modelos.

Pois bem, três meses depois, a notícia é de que a EA Sports, linha de games responsável pela produção de jogos como FIFA, NBA live e muitos outros, prevê mudar do modelo de venda pontual para a venda via assinaturas.

Em uma entrevista à Bloomberg, o CEO da EA comentou “Talvez não precisemos fazer um lançamento anual. Podemos pensar nesses games (simuladores) como um serviço constante, 365 dias por ano.”

Previsibilidade, mais clientes, maior receita

O maior benefício do modelo, sem dúvida, é a experiência do cliente. Anualmente a linha atualiza seus títulos com novos jogos mudando escalações, uniformes, estádios e outras transformações pontuais ou não das franquias.

Para ter a versão atualizada os gamers precisam comprar outro jogo. Investindo no modelo de assinatura, essas atualizações serão disponibilizadas automaticamente para os assinantes, o que garante experiência, facilidade e comodidade para quem joga e receita previsível para quem vende.

Além da receita recorrente, a EA Sports pode garantir um número maior de clientes e fidelizar ainda mais os que já são. Afinal, o custo de um produto comparado aos de uma assinatura, sem dúvida, são menores.

Mesmo com o comentário, o CEO não falou sobre ser um projeto a curto prazo, então não se sabe quando, como e nem a quanto os jogos serão disponibilizados.

O que não dá para negar é que o mercado de jogos já entendeu o recado e está se movimentando para acompanhar as transformações no modelo de venda que oferece acesso em vez de produto e, em um futuro não muito distante, FIFA e outras franquias serão muito mais acessíveis. E, cá para nós, que isso vai ser um golaço da EA.

Fonte: Engadget

Jornalista que passou por redações de entretenimento, varejo e economia, mas acabou se apaixonando por marketing digital e hoje atua em suas principais vertentes.

Você vai gostar também

‘Efeito Netflix’ chega aos jogos digitais Apesar de Millennial, eu tenho manias analógicas ainda, como anotar tarefas em agendas de papel que eu certamente não vou ler, rascunhar  ideias de pa...
A Economia da Recorrência https://www.youtube.com/watch?v=PjOMIqucMIw Em diversos ramos, a chamada economia da recorrência (subscription economy), ou simplesmente, "modelo d...
Santander aposta em app e entra para o mercado de ... “Cada vez mais mercados vão entrar para a recorrência” - essa é uma tecla na qual nós, da Vindi, temos batido constantemente. Longe de ser a Empiricus...
Conheça os principais modelos de precificação na r... Alimentos, escolas, games, livros, músicas, filmes, cinema, higiene e beleza, academias, jornais, acesso a conhecimento, cursos EaD, faculdades, softw...