O headless commerce é uma solução para gerar experiências multicanal e alcançar novos níveis de personalização em uma loja virtual

Com essa configuração, o front-end fica separado do back-end, abrindo um mundo de possibilidades para a construção do site.

Você sente falta de integrar novos aplicativos, quer mais recursos para otimizar a experiência de compra ou deseja atualizar o visual da sua loja de forma imediata? 

A resposta para todas essas demandas pode estar no headless commerce, como veremos ao longo deste artigo.

Conhecendo essa tecnologia, você se capacita a optar pela plataforma ideal para os objetivos do seu negócio e construir seu diferencial competitivo no e-commerce

Continue lendo para entender melhor.

O que é headless commerce?

Headless commerce é uma nova maneira de construção de apps e sites de e-commerce na qual o front-end deixa de ser fixo e se torna dinâmico. 

Esse conceito desacopla o back-end do front, ou seja, transforma-os em duas plataformas distintas e independentes.

Isso significa que a apresentação de conteúdo ao cliente é totalmente separada da lógica comercial. 

Assim, temos uma divisão real entre as preocupações voltadas para o sistema e as voltadas para os clientes, permitindo um desenvolvimento personalizado de cada componente e focando em um maior desempenho.

Isso facilita a comunicação da plataforma CMS com qualquer interface, o que permite rápidas integrações com outros sistemas. 

Por exemplo: o cliente pode colocar algo no carrinho e, ao chegar na loja física, o item estará lá, pois o sistema é um só.

Todo e qualquer e-commerce pode fazer uso de uma plataforma headless e usufruir de suas vantagens, uma vez que terá maiores possibilidades de personalização e de oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes.

Entenda os 7 principais termos sobre headless commerce

Para que você entenda exatamente a importância e uso do headless commerce, há alguns termos que representam o conhecimento básico sobre a tecnologia.

Veja a seguir.

Back-end

Back-end é a estrutura de códigos que fica “por trás” do site e determina suas funcionalidades. 

Os desenvolvedores atuam nessa parte para programar as regras de negócio e conectar os dados da empresa ao e-commerce.

Para isso, eles utilizam diversas linguagens de programação, como Java, Python, PHP, Ruby e C#. 

Resumidamente, o trabalho feito no back-end viabiliza funções essenciais de uma loja virtual, como cadastro de clientes, busca de produtos, gestão do carrinho de compras e checkout.

Front-end

Enquanto o back-end é a parte oculta do site, o front-end é tudo o que o usuário pode ver na tela, incluindo cabeçalhos, layout, cores, banners, etc. 

Logo, podemos dizer que é o template da loja virtual, onde os produtos são exibidos e o lojista pode publicar imagens, áudios, vídeos e textos.

É no front-end que está toda a estrutura visual do e-commerce e onde ocorre a experiência do usuário. 

Por isso, o desenvolvedor se concentra em criar interfaces funcionais e atrativas, ao passo que o desenvolvedor de back-end cuida da arquitetura do site.

API

A API (do inglês Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) é uma tecnologia que conecta diferentes componentes de software por meio de protocolos específicos. 

Na prática, ela funciona como uma “ponte” que permite conexões entre sistemas distintos.

Um exemplo clássico de uso de API é quando você utiliza sua conta do Google ou da Meta para fazer login em um site externo. 

Dessa maneira, o site “conversa” com a outra plataforma para puxar os dados de acesso por meio de uma API.

CMS

O CMS (do inglês Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdos) é uma plataforma que permite criar, publicar e gerenciar conteúdos em um site

Ela opera no nível do front-end, permitindo que você organize textos, imagens, vídeos e outros elementos sem precisar de conhecimentos em programação.

Um dos CMS mais conhecidos no mercado é o WordPress. 

Com esse sistema, você pode criar e editar páginas, moderar comentários, publicar e editar blog posts, instalar plugins, gerenciar uma biblioteca de mídia com fotos e vídeos, e muito mais!

Omnichannel

Omnichannel, ou “multicanalidade” em português, é uma estratégia de integração de múltiplos canais de comunicação ou venda em uma empresa. 

No caso do e-commerce, significa utilizar diversos canais de vendas de forma integrada, como o próprio site, as redes sociais e os marketplaces.

Além disso, o omnichannel pode ser aplicado ao atendimento ao cliente, diversificando as formas de atender o público (chat online, e-mail, telefone, WhatsApp, chatbots, etc.). 

É importante frisar que o omnichannel presume a integração entre os diversos canais utilizados, de modo que o usuário tenha uma experiência de qualidade em qualquer um deles.

Progressive web app (PWA)

PWA (Progressive Web App ou aplicativo web progressivo) é uma aplicação híbrida que combina web e mobile

Dessa forma, a tecnologia permite oferecer recursos de um aplicativo nativo em navegadores comuns.

O objetivo é fazer com que o usuário possa navegar em um site como se estivesse em um aplicativo, sem elementos de navegador como barra de endereço, botões e favoritos. 

Logo, é uma solução para melhorar a experiência do usuário sem precisar criar um aplicativo nativo — o que é muito mais caro e complexo.

Plataforma de experiência digital (DXP)

A plataforma de experiência digital (DXP) é um sistema que reúne diversas tecnologias voltadas ao aprimoramento da experiência do cliente na era digital. 

Com ela, as empresas conseguem gerenciar estratégias omnichannel e otimizar a jornada de compra de seus clientes, considerando todos os pontos de contato.

A DXP pode surgir a partir de um CMS ou plataforma de e-commerce, além de ser integrada a esses sistemas. 

Atualmente, essas plataformas incluem recursos de automação e inteligência artificial (IA) que aceleram ainda mais a otimização da experiência do cliente. 

Como funciona o headless commerce?

No headless commerce, tratamos com dois pontos — o cliente e o serviço, back-end e front-end.

Cada um deles tem papel único: o back-end é responsável pela lógica interna e pelas regras de negócio, enquanto que o front-end realiza a apresentação para o usuário. 

A comunicação entre ambas as partes se dá pela disponibilização de uma API REST, que comunica todas as informações do back ao front.

Dessa forma, o usuário não navega por várias páginas, evitando os reloads. 

O front-end, por sua vez, vai se transformar conforme as suas solicitações, tendo uma lógica própria.

Dessa forma, podemos utilizar qualquer tipo de tecnologia para realizar a apresentação para o usuário, por exemplo, criando um site com ReactJS, ou um aplicativo nativo com Android ou iOS.

Serão consumidos dados pela API do CMS na nuvem, em ambas as situações.

Quais são os principais benefícios do headless commerce?

São vários os benefícios trazidos com essa tecnologia para o e-commerce atual, que ainda utiliza plataformas prontas, como Shopify:

    • Maior flexibilidade: é possível trabalhar cada interface de forma individual
    • Personalização: sua loja on-line deixa de estar presa a uma interface padrão de soluções prontas
    • Velocidade: a separação das camadas torna a aplicação muito mais rápida, pois a troca de informações é simples
    • Customização: você é livre para desenvolver a apresentação ao cliente da maneira que achar melhor, diferenciando cada um dos canais como mobile e web
  • Inovação: é possível adicionar diversos apps e plugins para tornar seu e-commerce mais atrativo
  • Facilidade de adoção dos funcionários: o sistema é mais flexível e intuitivo, facilitando a implementação e o treinamento dos colaboradores. Além disso, o front-end pode ser atualizado facilmente e sem conhecimentos técnicos
  • Maior possibilidade de integração: você tem liberdade para integrar novas funções, aplicativos e soluções à sua loja virtual de forma rápida e eficiente.

Como vimos, conforme a tecnologia de headless commerce avança, ela poderá conectar cada vez mais interfaces gráficas, facilitando o trabalho das organizações e melhorando a comunicação com o cliente.

Qual a importância do headless commerce para seus clientes?

O headless commerce é uma ferramenta importante para lojas virtuais que querem enriquecer a experiência do cliente, vender mais e melhorar a fidelização.

Com uma solução desse tipo, as mudanças ficam disponíveis instantaneamente para todos os usuários.

Já um sistema de comércio tradicional pode levar minutos ou até mesmo horas para exibir um novo conteúdo ou layout a todos os clientes.

O headless commerce também impulsiona a criatividade na gestão do e-commerce, uma vez que todos os elementos do site podem ser controlados e adaptados facilmente. 

Assim, você consegue oferecer experiências inovadoras aos seus clientes e fazer experimentos avançados em marketing.

Além disso, existe a vantagem da compatibilidade universal, que garante o funcionamento perfeito do site nos mais diversos dispositivos e formatos de exibição. 

Você não precisa se preocupar se um novo elemento será exibido corretamente para o usuário, tendo a responsividade como padrão.

Quais as principais aplicações do headless commerce?

O headless commerce é especialmente indicado para empresas que desejam oferecer uma experiência omnichannel aos seus clientes. 

Afinal, como vimos até aqui, a tecnologia permite entregar conteúdos em múltiplos canais e gerenciar a experiência do usuário com ferramentas separadas.

Com a arquitetura headless, você pode utilizar um único CMS para segmentar conteúdos para e-mail marketing, WhatsApp e redes sociais, por exemplo. 

Outra aplicação do headless commerce é na área de segurança digital

Um provedor de SaaS com essa tecnologia pode assumir a gestão de risco e facilitar a conformidade com protocolos como o PCI Compliance e mecanismos antifraude. 

Além disso, é a tecnologia ideal para quem busca personalização ilimitada do e-commerce. 

Headless commerce vs plataformas tradicionais: quais as diferenças?

As plataformas de e-commerce tradicionais, também chamadas de monolíticas, oferecem menos recursos e possibilidades de integração do que o headless commerce. 

Devido à junção do back-end e front-end, elas limitam a personalização dos elementos do site e a forma como os consumidores interagem com ele.

Logo, o headless commerce tem a grande diferença de permitir personalizações avançadas, principalmente em elementos visuais.

Além disso, nas plataformas comuns, todas as funções do site (carrinho de compras, CMS, checkout, etc.) estão conectadas. 

Logo, uma mudança em uma camada pode gerar alterações em outras, dificultando a gestão de funcionalidades.

Como saber se preciso usar o headless commerce na minha empresa?

Se a sua loja virtual está em expansão e você sente que precisa de mais recursos e personalizações, pode ser o momento de adotar o headless commerce. 

Além disso, se você acha que seu site precisa ser mais atrativo, mais responsivo e mais ágil nas atualizações, é sinal de que essa tecnologia é seu próximo passo.

Frequentemente, as marcas optam pelo headless commerce para ampliar as possibilidades de integrações, tornar a gestão mais autônoma (sem que o front-end dependa do trabalho técnico de back-end) e otimizar a experiência do cliente de forma avançada.

Como implantar o headless commerce na sua empresa? 5 dicas

Para fechar, confira nossas dicas para implantar o headless commerce na sua empresa e sair na frente da concorrência.

1. Escolha uma equipe própria ou uma agência

Para trabalhar com headless commerce, você tem duas opções:

  • Formar uma equipe de TI própria com desenvolvedores especializados em back-end e front-end
  • Contratar uma agência de e-commerce para fazer a migração ou implantação do headless commerce.

A equipe própria tem custos mais altos, uma vez que é preciso arcar com salários, espaço físico, infraestrutura de TI, entre outros gastos. 

No entanto, ela também proporciona autonomia para gerenciar a loja virtual.

Por outro lado, a agência pode desenvolver, implementar e dar suporte à tecnologia headless

Nesse caso, você terá que pagar somente os honorários da agência e a assinatura da plataforma.

2. Escolha uma plataforma headless

O próximo passo é escolher uma plataforma de e-commerce headless que ofereça um CMS com a mesma tecnologia

Alguns exemplos de plataformas headless famosas no mercado são a Shopify Headless Commerce e a VTEX.

3. Sincronize seu CMS com as APIs

Ao adotar uma plataforma headless na sua empresa, será necessário criar e sincronizar APIs com o CMS utilizado para gerenciar seus conteúdos. 

É recomendado que esse processo seja feito aos poucos, começando com elementos mais simples, para garantir uma migração eficiente.

4. Faça testes

Uma das grandes vantagens do headless commerce é que ele permite fazer testes A/B e utilizar o design experimental na sua estratégia online. 

Por isso, ao implementar essa tecnologia, aproveite para experimentar diferentes elementos e funções no seu site, buscando sempre a melhor experiência de compra.

5. Treine sua equipe

Por fim, os colaboradores responsáveis pela gestão do e-commerce devem receber treinamento para dominar o CMS headless e explorar todas as funcionalidades disponíveis.

Assim, você vai tirar proveito máximo da flexibilidade dessa tecnologia e criar experiências multicanais e personalizadas.

E então, ficou claro o que é headless commerce, quais as vantagens e como implantar no seu negócio?

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