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FAQ

Seguem dúvidas e perguntas frequentes sobre a VINDI e sua integração e configuração como Gateway.

Parâmetros

1. O parâmetro userReference em SUBSCRIPTION, é um número de identificação que usarei no meu sistema, no caso o ID do meu cliente, correto?

Resposta: Exatamente, utilize este parâmetro para as necessidades de integração no seu sistema. Da mesma forma o “código” do plano pode ser utilizado para gerenciar os planos e produtos.

2. O parâmetro address, é uma informação obrigatória? Se sim, quais informações são recomendadas ter nessa string, como logradouro, cidade, estado, país, cep e etc?

Resposta: Não, não é obrigatória. É uma informação extra que pode ser usada para o seu próprio controle. Você também pode ampliar as opções disponíveis para armazenar e tratar os dados de endereço.

4. O que é o parâmetro cryptCardId?

Resposta: No caso de um usuário já existente efetuando uma nova compra, o sistema envia uma lista com a descrição parcial dos cartões (ex: **** **** **** 1234), acompanhada de um código critptografado. Se o usuário decidir utilizar um dos cartões utilizados anteriormente, é enviado o valor do cryptCardId e o sistema da Vindi consegue validar de qual cartão se trata.

Cobranças Internacionais

3. É possível fazer cobranças internacionais?

Resposta: O sistema da Vindi atua como Gateway da Cielo, Redecard e etc, e não interferimos nas transações. Caso a sua filiação permita

cobrança internacional, ela irá passar pela Vindi. Fique atento que recentemente houve uma mudança na legislação

em relação a cobranças internacionais.

Cartão de Crédito

5. Os dados do cartão de crédito do cliente ficam armazenados no banco de dados da Vindi, ou é somente armazenado um token(talvez seja o cryptCardID) para conversar com o sistema Cielo, Redecard, Elavon e etc?

Resposta: Os dados do cartão ficam armazenados na Vindi, seguindo as normas da PCI e aprovados pela adquirentes para o mesmo. O token só é armazenado para o código de segurança CVV. O cryptCardId é um valor interno gerado no sistema da Vindi e não tem relação.

6. Uma vez que o meu sistema já tenha feito a integração com a Vindi há necessidade do meu sistema armazenar essas informações de pagamento?

Resposta: Não, as informações de cartão não devem ser armazenadas a menos que voce também possua certificação PCI. Outras informações referentes a compra (produto, valores, data, etc..) podem ser armazenados sem problema para de acordo com sua conveniência.

Configuração do Subscription Model (Modelo de Assinaturas)

7. Quando eu quiser fazer assinaturas com descontos, como devo proceder para isso funcionar perfeitamente? Pode ser usado por exemplo: um cupom de desconto?

Resposta: Atualmente o sistema permite que você adicione descontos individualmente para cada assinatura que voce desejar, podendo estipular validade para o desconto. Ainda não estamos trabalhando com cupons de desconto.

8. Quando houver reajuste nos valores dos planos, por exemplo: o plano básico passar de R$29 para R$39? Terei que criar um novo produto ou posso simplesmente alterar o valor do produto já existente? Pergunto isto pois caso o valor do plano aumente, aqueles clientes já existentes não podem ter o seu valor alterado, teria que continuar pagando R$29 e somente os novos pagar R$39.

Resposta:

– Caso 1: O valor de um plano aumenta para todos os clientes – neste caso basta alterar o valor do plano e  automaticamente os planos de todos os clientes terão o mesmo aumento (que será cobrado deles na próxima data de cobrança).

– Caso 2: O valor aumenta somente para planos novos – neste caso é necessário criar um novo plano com o novo valor, os novos clientes devem ser direcionados a utilizar este novo plano, os antigos permanecem no plano antigo. Você pode utilizar os grupos de plano para facilitar as transições.

Notificações

9. O sistema Vindi emite e-mail de notificação ao cliente do débito efetuado, atraso de pagamento, falha na transação?

Resposta: O sistema está preparado para enviar estes emails, mas fica a seu cargo habilitar ou não a opção de envio.

Cobranças

Existe algum serviço de atendimento ao usuário em casos de dúvidas e dificuldades na compra do produto. (0800 por exemplo)?

Resposta: Em caso de dúvidas o mensalista/assinante deverá entrar em contato com alguém responsável pelo atendimento do estacionamento.

Meu sistema vai ler a informação de pagamento em tempo real? 

O tempo de resposta da efetivação de transações será integrado no sistema de gestão em tempo real. Isso irá te dar mais flexibilidade para possíveis negociações.

Quem tem Responsabilidade sobre cobranças indevidas, erradas ou contestadas?

Nosso sistema fornece as ferramentas Antifraude e o Controle de Assinaturas, para que estas particularidades sejam auditadas antes mesmo da efetivação da assinatura. É responsabilidade do cliente supervisionar os pagamentos e seus cancelamentos.

Como é feito o crédito das cobranças?

O pagamento sempre será efetuado após 30 dias da compra, conforme regra do adquirente e também do mercado de cartões no Brasil. Maiores informações acesse o site da Abecs. A VINDI não atua como subadquirente, somos um gateway.

Eu consigo simular uma cobrança de teste?

Sim. Se passar um parametro “t=true”, a cobrança não é enviada para a operadora de cartão, e é enviada para um rebatedor de testes. Todos os processos funcionarão perfeitamente, mas a cobrança não será enviada em produção.

Como consigo diferenciar um cadastro de teste para um verdadeiro?

Numa alteração recente, vai retornar um campo boolean “test” no objeto assinatura retornado pelo get. Além disso, é possível gerar uma assinatura de teste pela API, basta acrescentar um parâmetro “test=true”, da mesma forma que feito pela tela. Porém esta funcionalidade só funciona na criação de assinaturas
(“/api/1.0/subscription/create”)

Realizando TESTES, recebi o retorno: {“success”:false,”code”:”401″,”message”:”ERROR”,”id”:””}. Que erro é esse?

Está faltando o productFamilyId, que é campo obrigatório. A melhor forma de recuperar este valor num primeiro momento é executar a chamada de “/product/list”.