
A audiência de Facebook, Twitter e Google+ são tão relevantes, que praticamente não dá para ficar de fora. E é aí que começa o erro das empresas. Até pouco tempo, acreditava-se que ter maior número de seguidores/fãs era a coisa mais importante para a presença nas redes. Descobriu-se que o melhor é ter engajamento e audiência qualificada. Por isso toda empresa deve se perguntar o “porquê de estar ali”. A grande lição disso é criar conteúdo interessante e além de tudo, ter uma ideia de mensagem. Qual é a mensagem que quero passar aos meus seguidores? Simples pergunta. Empresas cometem erros comuns como o de divulgar somente seu produto, postando diariamente promoções próprias de seus serviços. Esse é um erro tão comum, que estamos sendo bombardeados por diversas delas postando somente Ofertas, Promoções e Descontos. E o conteúdo? Uma empresa com grande engajamento nas redes não fala somente de si, conversa sobre tudo. Dá dicas, compartilha boas práticas e além de tudo, torna a página/perfil, um bem necessário. Não é porque seus concorrentes estão lá que você deve ir também. Pense com estratégia.
Chamar a atenção é tão importante nesse ambiente, já que sofremos esse bombardeio de informações, que a maioria das grandes empresas já têm departamentos de social media, só para criar conteúdo e incentivar engajamento com os seguidores. Tudo personalizado, com foco em resultado e também em conversão.
A fabricante de brinquedos dinamarquesa Lego, por exemplo, inovou a incentivar um concurso cultural com premiação ao criar uma campanha onde os internautas criavam produtos para a empresa lançar no mercado. Dois garotos conseguiram 10.000 votos em 48 horas numa sugestão para um Lego personalizado com o jogo de videogame Minecraft. O prêmio oferecido foi 1% da receita das vendas do produto. O produto criado pelos garotos já alcança 10 milhões de produtos vendidos. E praticamente não se encontra o Lego Minecraft no mercado. Atenção para os números abaixo:
* Usuários da internet no mundo: mais de 2 bilhões
* Usuários das redes sociais: 1,2 bilhões
* Usuários Brasileiros: 102 milhões
Fonte – Valor 2012
No Brasil tivemos recentemente o caso da Pepsico, que criou uma campanha com internautas para criar um novo sabor da batata Ruffles. O prêmio oferecido também foi 1% das vendas do novo produto. 3 novos sabores foram colocados no mercado por sugestão dos internautas. Os 3 sabores finalistas concorriam ao prêmio, e recebiam votos dos próprios consumidores. Um empresário do interior de São Paulo, que sugeriu o sabor de Strogonoff, foi o campeão. Esse empresário recebeu mais de R$50 mil pelo período que o produto ficou no mercado. Esse tipo de ação onde o internauta dita as regras de novos produtos nada mais é que engajamento através de uma robusta campanha de marketing. Importante para a empresa e para o cliente. Tanto o exemplo do Ruffles quanto o da Lego, só existem porque as empresas são preocupadas com os clientes e sobretudo com os usuários das redes sociais. E usam todo esse engajamento a favor.

O mais importante para uma empresa que pensa nas redes como estratégia é que o engajamento social não se restringe aos clientes. É muito valioso o aprendizado da própria empresa com essa interação. Na maioria das vezes as empresas são as mais beneficiadas desse relacionamento.
Sendo assim, por que não retribuir com bom conteúdo?