Não basta apenas oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes, é preciso ir além. Contar com um time de instrutores capacitados, equipamentos novos e um excelente atendimento é fundamental. Contudo, existem outras coisas que também chamam a atenção dos alunos na academia. Um exemplo é realizar o pagamento de suas mensalidades de maneira descomplicada e, acima de tudo, desburocratizada. Estamos falando do débito recorrente para academias (o DCC).

Para os donos de academias, fazer a gestão do pagamento de mensalidades dos alunos manualmente pode ser uma tarefa difícil. Toma muito tempo e atenção redobrada dos colaboradores responsáveis.

É por isso que o débito recorrente (ou pagamento recorrente) no cartão de crédito, aparece como uma ótima solução para facilitar a vida de quem atua no ramo.

Como funciona 0 débito recorrente para academias?

O débito recorrente é um sistema de cobrança via cartão de crédito automatizado que permite cobranças periódicas por meio de um software.

Em vez do aluno fazer o pagamento de seu plano parcelado no valor de R$ 1,2 mil, ele pode fazer um de R$ 100 por mês, ao longo de doze meses. Ou seja: o valor da mensalidade será debitado automaticamente do cartão de crédito do cliente, sem tomar todo o seu limite. 

Assim, o processo será muito mais ágil e eficiente para o cliente que não precisará se preocupar com a mensalidade. E para a academia também que não terá necessidade de um colaborador para realizar somente esta tarefa.

Uma das empresas especialistas do setor é a Vindi (que nos forneceu o quadro abaixo) e que possui soluções de cobrança recorrente de todos os tipos. Outras empresas como Cielo, Rede e Getnet também oferecem a solução.

Benefícios de investir no débito recorrente

Uma das grandes vantagens de investir no débito recorrente no cartão de crédito é que isso não toma o limite do aluno. Para academias, esse método toma apenas o limite do valor da parcela e, segundo o histórico da economia da recorrência, serviços que aderem à esse modelo vendem 30% mais quando bem usados.

Além disso, o pagamento no cartão de crédito é mais fácil e seguro para o cliente. Já que ele não precisa se preocupar em pagar a mensalidade todos os meses, uma vez que essa transação será feita de forma automática.

Para as academias, isso também soluciona um grande problema: a renovação do plano do aluno após o término do contrato. Um sistema profissional para cobrar recorrência realiza a renovação automática de planos, sem que o aluno precise se preocupar com isso.

E o aluno também pode ficar tranquilo em relação a esse tipo de transação. Pois escolhendo uma empresa que possui a maior certificação de segurança do mundo para processar tais transações, o PCI Compliance, o índice de fraude é baixíssimo.

Outra vantagem é a flexibilização na hora de criar planos para seus alunos. Eles podem ser mensais, trimestrais ou anuais; o que melhor se adaptar a cada tipo de perfil de cliente.

Gestão descomplicada

Por se tratar de um procedimento simples, o débito recorrente no cartão de crédito facilita (e muito!) na hora dos gestores organizarem as contas da academia. Afinal, não será mais preciso fazer cobranças mensais, uma vez que o processo será automatizado.

Com isso, você terá uma previsão de faturamento mais clara, ao permitir um balanceamento de todo o valor que será recebido em um determinado período. Além do tempo economizado, é possível investir mais na elaboração de estratégias assertivas para o crescimento da sua academia.

Por último, mas não menos importante, essa medida ajuda a agregar valor ao serviço oferecido, devido à praticidade, economia e transparência dos pagamentos.

Investir no débito recorrente no cartão de crédito não só facilita sua vida, como também mostra aos alunos da sua academia que você se importa com o tempo deles.

Aproveite e leia também nosso artigo sobre “Como ter mais alunos na academia em 7 dicas”.