Como vender pelo WhatsApp sem ser invasivo?

Não há como negar, o WhatsApp se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação para vendas.

Quando se fala em vender pelo WhatsApp, a primeira coisa que vem à mente é: o que o cliente vai pensar quando ler uma mensagem? Serei invasivo? Esse é o canal certo?

Então, como vender pelo WhatsApp, sem ser invasivo?

Realmente é um grande dilema para qualquer vendedor. Neste artigo, vou falar um pouco das experiências que tive utilizando essa ferramenta e quais as melhores práticas para fazer dela uma grande aliada para melhorar os resultados e atingir metas de venda.

Enquanto o WhatsApp não abre as contas empresariais (leia aqui), o jeito é adaptar para vender com qualidade.

vender pelo whatsapp
Até o Homem Aranha usa o WhatsApp. Fonte: Giphy

Vender pelo WhatsApp funciona

Apesar da afirmação acima ser verdade, a primeira lição é: nunca chame o cliente no WhatsApp sem um contato formal antes (e-mail ou telefone). Caso contrário, ele pode te achar um vendedor chato, invasivo e descartar qualquer possibilidade de seguir adiante. Então, vem a pergunta: quando utilizar?

O melhor dos mundos é usar esse canal depois do primeiro contato, depois de ele conhecer você, sua solução e de perceber que realmente tem fit para ser seu cliente. A forma de comunicação deve fluir normalmente.

Ele (o prospect) escolhe qual meio é melhor para comunicação. Sempre mande uma mensagem do tipo: “Olá fulano, tudo bem? Aqui é o David da Vindi, estou enviando essa mensagem para caso de dúvidas rápidas. Conte comigo!”

Sempre ofereça como uma sugestão de contato alternativo para alinhar informações simples e pontuais. Se o cliente concordar, aí sim, chame ele em uma mensagem, apresentando-se e deixando esse canal aberto para dúvidas rápidas. Nesse cenário, a percepção sempre será positiva em relação ao atendimento e proatividade.

As respostas das próximas mensagens são um grande termômetro

Diferente do e-mail, mensagens via WhatsApp são, de fato, mais eficazes para medir a temperatura de um potencial cliente que tem uma aderência grande ao seu produto/serviço.

Além disso, esse tipo de mensagem vai sem filtros: não depende da presença dele em escritório ou necessidade de agendamento. Isso certamente vai reduzir seus problemas de follow-up, além de servir como grande termômetro em relação ao interesse do prospect em sua solução, de acordo com a resposta.

Tenha a certeza de que esse é o canal certo com o potencial cliente

Se o negócio fluir para o fechamento da venda, parabéns, você usou um baita canal para diminuir ineficiência de comunicação. Mas, ainda assim, desafios se mostrarão pós contrato assinado. Alíás, vender pelo WhatsApp é na prática saber se comunicar muito bem.

WhatsApp do consultor não pode virar suporte técnico

O resultado foi uma maravilha, você reduziu a dificuldade de contato com o cliente, mostrou que possui um atendimento diferenciado e fechou a venda, um sucesso! Mas, ainda existe o pós-vendas. Você, vendedor, fez tudo certinho. Não foi invasivo, combinou o jogo com o cliente, mas depois disso, esse canal pode virar um desafio.

De fato, esse prospect promovido a cliente pode usar esse canal para tirar dúvidas, reclamar e etc. O que não é de todo ruim, mas pode acabar atrapalhando o dia a dia do vendedor. Por isso, é importante combinar o jogo. Vendas por WhatsApp funcionam bem, quando o pós venda também funciona bem! Ou seja: onboarding e sucesso do cliente precisam estar extremamente alinhados!

De certa forma, o feedback do cliente direto ao vendedor, se algum processo não funciona, pode ajudar na equipe como um todo. Porém, é importante ter cuidado. Na prática, é ótimo o vendedor ter sempre esse canal, pois, através dele, outras indicações também podem vir.

Dica de ouro para simplificar a primeira conversa comercial via WhatsApp

Se você quer um atalho para que prospects falem com você de forma rápida, sem precisar colocar você nos contatos da agenda, crie um link com o número do seu celular. Veja a seguir.

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000

Com o link da API acima, basta você incluir seu número na url para que a mensagem chegue diretamente para seu celular, sem que a pessoa precise te adicionar nos contatos primeiro. Digite o seu DDD + número do celular depois do número 55, como no exemplo a seguir:

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5511999999999

A imagem abaixo mostra como seu prospect verá, ao clicar no link.

whatsapp
Foto: Reprodução WhatsApp

Vendas por WhatsApp funciona, porém use com a forma e a intensidade certa!

vindi

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Formado em tecnologia e consultor comercial na Vindi.

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