Na primeira semana de Janeiro de 2018 (sábado 06/01/2018), nossa equipe esteve presente no evento Power House 18 capitaneado por Flávio Augusto e Carlos Wizard.

Além de patrocinadores, enviamos nossa equipe para fazer a cobertura do evento que pautou forte os temas: empreendedorismo, vendas e gestão.

powerhouse 18

PowerHouse, patrocinado pela Vindi. Foto: Anderson Costa, nosso melhor vendedor.

Não fizemos, dessa vez, uma cobertura usual mas sim um resumo dos melhores insights que marcaram esse sábado tão especial.

Fiz um exercício com experiências reais minhas. Vamos aos principais pontos anotados pela nossa equipe:

“Empreender é resolver problema, o produto é a solução dele.”

É isso mesmo. As startups mais inovadoras do mundo têm esse mantra de resolver problemas de fato. Pouquíssimas conseguem unir o impacto de resolver problemas entregando a solução através de um produto escalável.

“Arrume um sócio com dinheiro inteligente (smart money)”

Todo empreendedor que se preze procura um sócio que seja, além de parceiro comercial, um transformador de negócios a ponto de dar feedback sincero, impulsionar a empresa e ser frio nos momentos difíceis. Além disso, ter um sócio com capital inteligente é um plus.

“No mundo corporativo ou você recebe 13º salário, ou você paga décimo terceiro”

Existe um Brasil invisível, que paga imposto em dia, que não aparece nas revistas (ou nos jornais), que transforma vidas das pessoas sem depender de propinas, que não depende de governos, que muda a forma das relações comerciais. São empreendedores com propósito. Esse é difícil parar.

“Empreender é cair, se machucar e levantar”

Nenhuma frase traduz melhor a jornada de empreender. Se você acredita na fábula do empreendedor de sucesso, que está nas capas de revista e que consegue vencer com um pouco de sorte, leia o texto do Projeto Draft “Startups Matam…”

“Tecnologia é um meio para um fim maior”

Não ache que criar uma empresa de tecnologia seja um exercício de começo, meio e fim. Durante a caminhada, você descobrirá outros problemas para resolver. A tecnologia será o meio para resolver não só problemas, mas encurtar caminhos e economizar recursos.

“18 feriados, uma copa do mundo e as eleições não podem afetar o crescimento de um empreendedor predestinado”

Se existe um indivíduo com grande determinação para seguir em frente, esse é o empreendedor. Este ano, especial para o Brasil, teremos um ambiente de eleições, 18 feriados e uma copa do mundo. O Flávio Augusto e o Carlos Wizard não estão se importando com retração na economia.

“Time campeão não é bullshit, deve ser a busca para cada gestor de destaque”

Gestor bom é aquele que cumpre metas. Gestor excelente é aquele que cumpre metas, atrai talentos e os retém no time. Não dá para jogar com Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar no mesmo time sempre, mas dá para combinar um time coeso entre quem decide e quem suporta o avanço de conquistas.

“Quem bate meta não anda devagar”

Perceba isso no seu time: se tem alguém andando devagar, falando com grande defesa nas palavras e com mi mi mi. Analise esse recado valioso do Flavio Augusto.

“Olhe para mercados instáveis: são mais difíceis, mas com certeza são mais proveitosos”

No episódio 1 do podcast Like a Boss, David Vélez disse: “Se é difícil fazer, é ótimo que seja difícil, pois só você vai conseguir”. 

Vale muito entender como o Nubank planejou entrar num mercado altamente concorrido e regulado.

“A melhor relação com cliente começa com a verdade”

Não somente nas relações comerciais, mas não existe relacionamento melhor do que aquele pautado pela verdade. Na Vindi, feedbacks de clientes, parceiros e colaboradores, foram muito importantes para conseguirmos melhorar produto, gestão e relações.

“Vendas é paixão”

O evento foi, claramente, uma homenagem aos vendedores e profissionais de vendas de todo o Brasil. Parafraseando meu chapa Diego Gomes, Vendas é uma busca pelo não”. Todo vendedor deve buscar incessantemente pelo “não” para liberar a mente para outros potenciais clientes. E ser apaixonado, é claro.

Power House 18

“Não existe vendas por acaso”

Num dos eventos que fizemos na Vindi, o Let’s Talk, trouxemos o Henrique, Head de Vendas da Xerpa. Nessa edição, ele citou o ato de “fechar todas as portas” para que o cliente não contra-argumente uma venda. “Fechar as portas” das dúvidas.

Foi uma aula de vendas. Vale muito assistir – clique.

“Até o Messi e o Cristiano Ronaldo precisam de liderança”

Sem direcionamento ninguém constrói um legado. Até gênios, craques e grandes líderes precisam de direcionamento. Vicente Falconi que o diga. Até grandes presidentes recorrem a pessoas mais experientes para tomar decisões importantes.

Infeliz aquele que lidera sem feedback.

“Líder conquista, desafia o mais forte e provoca o mais fraco”

Jogar com o Barcelona em campo deve ser mais fácil do que montar um time de várzea, certo? Mas como chegar ao estado da arte?

Liderança é um negócio tão complexo que nos faz refletir sobre colaboradores que rendem nas mãos de alguns gestores e nas outras não. É assim no futebol, que ilustra facilmente seleções que são produtivas com alguns técnicos e com outros não.  É por isso que existe um 7×1.

“O seu gestor é um teto para você? Tem algo errado, em vendas o céu é o limite”

Reflita sobre essa frase que saiu no Power House. Seu gestor é um limitador ou ele literalmente abre o teto solar? Todo bom vendedor sabe que vender é chegar ao ponto mais alto e planejar mais alguns degraus.

Veja esse texto do The Brief e entenda com o que essa frase conecta.
Power House 18

“Liderar também é abrir a porta do coração das pessoas”

A maioria dos bons vendedores que conheço são, antes de tudo, conhecedores do ser humano. Líderes excepcionais sabem o que se passa por trás de sonhos, motivações e forças de cada colaborador.

“Você não fica cansado pelo sucesso, mas sim pelo fracasso. Fracasso sim, cansa muito”

Você já viu alguém no Facebook ou Instagram postando: “quebrei uma empresa hoje”, “sou um fracasso, não sei fazer gestão de pessoas, sou péssimo nisso”?

Felicidade e sucesso não cansam, meus amigos.

O feedback do nosso time foi unânime: o evento foi excepcional. Fazia tempo que não iam a um evento desprendido de jargões tech como “inbound”, “outbound”, “spin selling” e outras expressões que predominam os eventos de tecnologia por aí.

A galera queria mesmo aprender mais sobre esse vício de fechar contratos.

vindi

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