um negócio nesse segmento e como uma plataforma de gestão é importante para otimizar as atividades de cada setor em uma franquia.

A notícia de que o Brasil seria sede de grandes eventos esportivos, há alguns anos, desehttp://blog.vindi.com.br/por-que-e-vantaj…quia-de-educacao/ncadeou noSaiba os motivos que contribuem com essa expansão e as vantagens desse´mercado. Confira também o depoimento de uma franqueada à Microlins sobre os desafios de gerir brasileiro a vontade [e necessidade] de aprender outras línguas. Então começaram as buscas por escolas e métodos de aprendizado. Há poucos dias de dar a largada para o último desses eventos, o interesse ainda é o mesmo.

Uma pesquisa da eC Global, divulgada no ano passado, mostrou que brasileiros com mais de 18 anos que ainda não começaram um curso pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. A maioria visa carreira e viagens internacionais. O número de franquias de educação e treinamento também tem avançado. Veja:

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou quase 140 bilhões de reais no ano passado. A área de ensino foi responsável pela fatia de 6,6% desse total. Foram inauguradas mais de 15 mil unidades em todo o País, o que representa um crescimento de 8,7% no ano.

Para facilitar o entendimento sobre esse sucesso, é importante reforçar o conceito desse modelo de negócio.

O que é uma franquia?

Franquia é uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de produtos ou serviços.

Como funciona

Nela, o dono (franqueador) de uma marca ou patente concede ao empresário (franqueado), por meio de um contrato, o direito de uso, comercialização, sistematização operacional e de gestão de um negócio. Desse modo, o empresário consegue reproduzir o modelo [conhecido e bem-sucedido no mercado] da franqueadora. O processo também envolve orientações de operação por parte do dono da marca, para que a unidade tenha os mesmos padrões do modelo de negócio.

No Brasil, existe uma lei de franquias para que as transações e negociações sejam feitas de forma assegurada. Um dos instrumentos da norma utilizados para garantir maior transparência é o COF – Circular de Oferta de Franquia. Nesse documento são detalhadas todas as informações de funcionamento da franquia, para que o empreendedor conheça bem o negócio antes de assinar qualquer contrato.

Vantagens de uma franquia

Ninguém melhor para indicar os pontos positivos da obtenção de uma franquia do que uma pessoa que entende do que é ter uma. Segundo a Ana Cia, franqueada da Microlins em São José dos Pinhais, as principais vantagens são:

Credibilidade no mercado –  a força da marca no segmento traz impactos positivos ao negócio;

Orientação na gestão – as franqueadoras transferem expertise e know-how aos empreendedores;

Suporte – os empreendedores recebem apoio e acompanhamento das franqueadoras;

Compartilhamento – além de network, existe a possibilidade de aprendizado e troca de experiências entre os empreendedores da rede.

Desvantagens

Existem casos em que as questões apontadas como desvantagens são:

Pouca Flexibilidade – a franquia te deixa na condição de interdependência;

Falhas no sistema – integrar uma rede com um sistema ruim é um mau negócio porque resulta em problemas operacionais: atraso na entrega de um produto, menor rentabilidade e perda de qualidade;

Localização – mesmo que o empreendedor tenha escolhido o ponto, quem define se o local de funcionamento é apropriado ou não é o franqueador.

Gestão

De acordo com Ana Cia, os desafios de gerir uma franquia são diversos. Por isso, o mais importante não é focar em uma área específica, mas se atentar às questões: pedagógicas, humanas, administrativas e financeiras. “Não pode existir foco ou atenção excessivos em uma área e escassez na outra, senão o ambiente fica desequilibrado”. Ter sistemas ou softwares que auxiliam na administração do negócio é importante.

Na Microlins, a Ana usa a plataforma da Vindi, por isso destaca a importância desse tipo de automação para a gestão da escola. Além de beneficiar a instituição de ensino, o pagamento em débito recorrente no cartão de crédito não compromete o limite global de crédito do aluno, gera milhas e mais comodidade para seu cliente e para você. Conheça, através das palavras de quem usa, em que aspectos facilitamos a gestão das escolas:

 

No momento da matrícula – por meio de argumentos de venda relacionados ao pagamento no cartão de crédito;

No atendimento pedagógico – com a plataforma dá para oferecer uma opção de pagamento que ajuda a evitar cancelamentos por ordem financeira. Com isso, o aluno pode usar o débito recorrente no cartão de crédito (DRCC) para parcelar os débitos e parcelas futuras;

Na rotina administrativa – além de otimizar o serviço ao aluno reduzindo o tempo de atendimento, a plataforma ajuda a economizar recursos com a impressão de boletos;

Na saúde financeira – a plataforma reduziu o número de inadimplências e possibilitou a melhor previsão de fluxo de caixa;

Para quem quer investir numa franquia oportunidades não faltam, visto o crescimento das estatísticas. Ainda mais no setor de educação, onde o interesse do público por profissionalização permanece [e aumenta pela competitividade no mercado de trabalho]. O segmento está em expansão e existem ferramentas para auxiliar na gestão dos negócios. Mas é importante não esquecer de analisar a franquia, a credibilidade dela no mercado e se o suporte às franqueadas é bom. Por isso, siga nossas dicas e avalie bem na hora de escolher uma marca.

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