Numa conversa no grupo do Telegram do Like a Boss, fomos provocados a contar como funciona a geração de ideia, elaboração e produção do podcast, que fazemos em parceria com a Alura.

Aqui vai um manual simples e prático de como chegamos a 30, 40 e 50 mil ouvintes por episódio e como ele funciona na parte operacional do programa.

Como a gente faz o Like a Boss?

De forma bem prática, a gente escolhe bem os convidados (as) e esse é o segredo do Like a Boss.

Mas por trás dessa produção, alguns desafios como agenda dos entrevistados (e a nossa), ter uma temporada completa, exige uma pequena engenharia minha e do Paulo Silveira. Outro desafio que nos deparamos é que ainda temos poucas CEOs mulheres de tecnologia no Brasil. Isso precisa mudar, mas tem sido desafiador. 

O segredo do sucesso de um podcast é o entrevistado. Tim Ferris, Reid Hoffman, Joe Rogan entre outros principais podcasters americanos, usam e bebem bastante da qualidade do convidado (a) e isso reflete bastante no sucesso e audiência. Normalmente, quando o entrevistado é bom, pouco importam quais são as perguntas.

A dinâmica e o formato do Like a Boss

Depois de 7 temporadas, a gente pegou o jeito em fazer o podcast, tanto na forma como ele acontece, como na dinâmica e preparação com os entrevistados. Também está na nossa mão (minha e do Paulo) o disparo dos convites, a administração dos pedidos para participação, emails recebidos de assessoria e a edição, que é uma das partes mais críticas.

O Like a Boss segue um padrão de pauta, onde desenhamos a dinâmica clara para quem ouve o podcast e para quem quer decifrar o “dna” de alguns dos empreendedores de alto impacto no Brasil.

Desde o primeiro episódio com o David Veléz, até o último episódio, a gente tenta manter o padrão das perguntas. Dentro desse formato, sempre saem coisas interessantes, onde interferimos com perguntas que acabam saindo dessa mecânica, mas são essas interferências que saem as melhores partes das entrevistas.

A primeira parte a gente direciona as perguntas para conhecer o negócio, qual dor resolvem, por que criaram a empresa e qual o tamanho dos times. A segunda parte a gente tenta extrair a rotina do empreendedor. A maioria das pessoas têm a curiosidade de como pessoas públicas começam o dia, por exemplo.

like a boss podcast

Foto: Daniel Chalfon

Decidimos também que cada episódio não pode ultrapassar 50 minutos…1 hora. A ideia é que os ouvintes possam aprender e ouvir durante atividades que durem no máximo esse tempo. Os relatos que acabamos recebendo é que as pessoas ouvem o Like a Boss correndo (ou fazendo exercício) fazendo academia, no trânsito, no metrô, no ônibus, lavando louça, trabalhando e até tomando banho. Por isso não faz sentido durar mais que uma hora.

São duas temporadas por ano. Uma no começo do ano, outra no fim, com cerca de 7 episódios em média, para cada temporada. Os episódios duram em média, 40 minutos.

Como escolhemos os entrevistados

A gente dá muita atenção para os nomes. Temos uma lista de potenciais convidados (as) no Trello que sempre vamos alimentando com o passar dos anos. A gente inclui nessa lista pessoas e empresas que admiramos. Importante frisar que preferimos pessoas que estão a frente de empresa com base tecnológica, mas já trouxemos varejo, finanças e entretenimento. Mas damos preferência por pessoas de tecnologia. Vamos nessa linha porque eu o Paulo, temos essa afinidade. É o nosso ambiente.

Por conseguirmos ter um acesso muitas vezes privilegiado dentre o ambiente de tecnologia, isso facilita, porque temos os contatos diretos de alguns deles.

Algumas vezes, somos surpreendidos positivamente por alguns CEOs e executivos sugerindo a própria participação. Gostamos disso. E outras poucas vezes, aceitamos algumas sugestões vindo de assessoria de imprensa, mas que nos enviam nomes aderentes com nossa proposta. 95% deles, a gente escolheu a dedo.

Algumas pessoas aceitaram, porém tivemos problemas de agendas como IPOs em andamento, fusões & aquisições. fundraising e outros compromissos.

Agenda é um grande desafio, um dos maiores.

Melhores equipamentos para podcast

O melhor equipamento para podcast é aquele que você pode usar. Óbvio que bons equipamentos vão ajudar na fluidez da conversa (para que ouve), que vai ser mais audível, mas isso não é fator de sucesso. Os melhores podcasts do Brasil usam bons equipamentos.

De novo, o convidado, com uma boa pauta, supera todo desafio em equipamentos.

Ainda assim, vou deixar aqui o equipamento mínimo que usamos para gravar o Like a Boss. É apenas uma sugestão, mas funciona bem com a gente.

  • Microfones: Behringer XM18005. Tente usar um microfone direcional e evite (se puder) usar fones de ouvido para captação – eles são muito sensíveis ao ambiente e podem captar sons ao redor e atrapalhar a própria voz. Qualquer microfone direcional pode ajudar muito.
  • Mesa de áudio: Zoom H6 Handy Recorder ou o Zoom H6. Apesar do custo, essa mesa ajuda muito. Para entrevistas presenciais, ter uma mesa como essa faz toda a diferença para dividir os sons e ter a melhor captação da voz.

De novo, use o equipamento que achar melhor, que couber no bolso. Mas escolha bem o entrevistado, isso é o que fará a diferença.

Captura, gravação e distribuição

  • Para capturar os áudios online, usamos o Hangouts do Google ou o Zoom. São ótimas ferramentas para a entrevista. Para capturar e gravar os áudios (offline) sugerimos o Áudio HiJack;
  • Para publicar, hospedar e distribuir nas plataformas de streaming, usamos o Blubrry. Através desse SaaS, distribuímos automaticamente no Spotify, iTunes, Google Podcasts e Deezer. O software também tem um player próprio para embedar em blogs, sites e etc.

Edição

Delegamos a edição dos episódios do “LaB “para a Radiofobia. O Léo Lopes e a Radiofobia um parceiro indispensável para o sucesso do nosso podcast. Está com a gente desde o início e sempre recomendamos eles para quem nos pede recomendação. A Radiofobia também edita o Hipsters.Tech. Outra recomendação que faço e que edita o Dentro do Ringue (nosso outro podcast) é o Caio Corraini da Maremoto.

A dica final é: produzir podcast não é só ligar o gravador e publicar na internet. Gosto bastante de podcasts que exploram lacunas específicas em temas, mercados e que conseguem trazer pessoas com bons conteúdos.

Vai lá e faz!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies