Há quem ainda torça o nariz quando entramos na questão jurídica para falar de e-commerce, mas é fundamental entender o básico deste tema. Sobretudo na data mais importante do ano para quem vende online, não acha?

O comércio virtual é regulamentado pelo Decreto Federal nº 7.962/2013, a chamada Lei do E-Commerce. E é de vital importância que você saiba quais são as implicações dessa regulamentação para o seu negócio em qualquer época do ano, pois a alta demanda no período de Black Friday. 

A Lei do E-commerce trata de transações referentes a comércios de vários tipos, desde o profissional autônomo até os grandes players do mercado. Para evitar qualquer tipo de contratempo, vamos mostrar de forma resumida quais são as três principais frentes do decreto:

Informações sobre a empresa

O primeiro aspecto abordado pela lei é a necessidade de publicar no site do e-commerce informações de forma clara sobre a empresa e os produtos ou serviços comercializados.

Essas informações são gerais sobre o seu negócio, e podem aparecer em uma página específica ou no rodapé:

  • Razão social
  • Endereço da sede
  • CNPJ
  • Número de telefone
  • E-mail ou formulário para contato.

Já esses dados são referentes a cada item vendido:

  • Descrição dos produtos ou serviços
  • Formas de pagamento
  • Taxas adicionais
  • Prazo de entrega
  • Contrato de compra
  • Resumo da compra no carrinho
  • Confirmação da compra
  • Informações para troca e devolução.

Atendimento facilitado

A Lei do E-Commerce determina também que o consumidor tenha à sua disposição um canal para contato direto com a equipe da loja. Isso pode ser providenciado por um sistema de chat online ou páginas de ajuda.

Prepare-se e treine sua equipe para lidar com situações como dúvidas sobre compras, problemas no pagamento e produtos com defeito (conforme falamos para você em um dos primeiros capítulos deste guia).

Direito ao arrependimento

Esse é o trecho mais sensível da regulamentação. Até sete dias após receber um pacote, o consumidor tem direito a cancelar uma compra, devolvendo o produto à loja e recebendo o valor de volta. Quem compra sequer precisa arcar com os custos do envio pelo correio.

É importante que você esteja preparado para essas situações, especialmente na época da Black Friday, quando muitas compras são feitas por impulso. Além disso, é preciso que o site da loja deixe visível uma explicação sobre esse direito.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados também é outra regulamentação fundamental para você que vende pela internet. O tema é extenso e pode até parecer complexo, mas no podcast a seguir deixamos tudo bem esclarecido a respeito desta questão (que não é um bicho de sete cabeças, pode confiar!).

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