Ao longo deste livro, mostramos vários conceitos que podem ajudar no relacionamento com os clientes e nas conversões durante a Black Friday. Esperamos que você tenha adquirido bastante conhecimento e consiga colocá-lo em prática para garantir a desejada nota 10.
Para encerrar nosso material e te ajudar a aplicar todas ideias compartilhadas, vamos litar as principais ferramentas que você vai precisar implementar no seu e-commerce. Vamos lá?
Chat online
Essa é a forma mais rápida e segura de fazer contato com clientes e leads. Além da praticidade para solucionar dúvidas e se disponibilizar para resolver problemas, você ainda pode programar softwares de inteligência artificial para atender seus consumidores 24 horas por dia.
Apps de mensagens
Aplicativos de troca de mensagens instantâneas podem agilizar ainda mais o atendimento. O WhatsApp Business é o mais completo.
Com ele, você pode criar uma campanha bolando um cronograma de mensagens para serem enviadas para listas de transmissão conforme o momento na jornada de compra.
O Facebook Messenger também é uma alternativa viável.
Atendimento omnichannel
Você já conhece o conceito omnichannel, certo? Então, se quiser aplicar essa ideia, terá de garantir que quem atender na sua loja física precisará ter acesso ao histórico completo de relacionamento com um cliente que já tenha comprado online.
A omnicanalidade facilita esse compartilhamento, além de dar à sua equipe de marketing e vendas online acesso aos dados do atendimento presencial.
Sistemas antifraude
O certificado SSL é essencial para garantir a segurança das transações, e sem ele, o seu site aparece como “não seguro” para os consumidores. Mas esse é o básico: para garantir uma proteção maior ao seu negócio e ao próprio consumidor, invista em sistemas para detectar comportamentos suspeitos. Como explicamos alguns capítulos atrás, o modo mais rápido de garantir essa proteção é contando com uma plataforma de pagamento com ferramentas desse tipo incluídas.
CRM
O Customer Relationship Management (CRM) é uma plataforma dedicada a gerenciar a sua relação com o consumidor. Basicamente, o que ele faz é reter todas as informações que dizem respeito ao relacionamento da empresa com seus clientes.
Um bom CRM organiza e disponibiliza qualquer dado que possa ajudar a entender melhor o comportamento do consumidor. Além de compras, recompras e valores gastos, isso inclui informações pessoais e de contato do consumidor, suas opiniões, dados coletados em pesquisas, entre outros elementos importantes.
Muito útil para vendedores, o CRM pode integrar suas equipes comercial e de marketing e gerar rapidamente relatórios para líderes de vendas.
ERP
O uso de um sistema de gestão ERP é um passo ainda maior para a profissionalização do seu negócio. Com um desses, você pode gerenciar automaticamente vários processos, como cadastros de clientes e fornecedores, compra e venda, estoque, dados financeiros e até a emissão de nota fiscal.
Plataforma de pagamento
A escolha de uma solução para gerenciar cobranças e pagamentos é essencial para o sucesso na Black Friday. Para não perder nenhuma oportunidade de venda, o ideal é contar com uma plataforma multiadquirente.
A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos digitais e presenciais. Podemos te ajudar como intermediadora de pagamentos, como gateway e, também, com soluções para varejo físico – afinal, temos a maquininha inteligente ideal para você escalar o seu negócio.