São Paulo recebeu, em dezembro de 2018, a quinta edição da Comic Con Experience (CCXP) e o número de visitantes foi surpreendente. Mais de 270 mil pessoas visitaram a feira, superando os números de 2017, com 227 mil visitantes. O movimento de mercado do público geek pop está agregando números muito positivos ao varejo e ao segmento de entretenimento, que busca cada vez mais melhorar a experiência do usuário, que é seu principal ativo.

Veja as principais atrações da CCXP 2018

Esta edição homenageou os 80 anos do Super-Homem e contou com a presença do ator Tom Welling, que interpretou o personagem da DC no seriado Smallville, batendo papo com os fãs em uma sessão fechada. Outro homenageado foi o diretor Chris Columbus, responsável por produções como Goonies, Esqueceram de Mim e os longas da franquia Harry Potter – A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta.

Grandes estúdios e produtores de filmes marcaram presença com estandes, que buscavam aproximar cada vez mais o público de seus próximos lançamentos. Além disso, foi evidente que o mercado de streaming está em ascensão, com a presença de grandes e luxuosos estandes como a Netflix, que levou a réplica da casa da moeda espanhola, ícone da série La Casa de Papel, e todos os seus títulos de produção original. A Globoplay também levou suas séries exclusivas e mobilizou o evento com celebridades globais. Eles estão investindo cada vez mais em produções estrangeiras (aprendendo a lição da Netflix). A Amazon Prime também marcou presença com um estande de tirar o fôlego e deu ênfase na sua principal aposta, a série American Gods, que já foi cotada anteriormente pela HBO.

O poder do streaming no mercado

O LinkedIn publicou, nesta quinta-feira, uma previsão de que o streaming vai arrecadar mais do que as bilheterias de cinema. Surgirão lançamentos da Disney e da Warner nessa linha para tentar desbancar a Netflix. Pelo estudo da empresa de estatísticas, Ampere Analysis, o streaming vai embolsar US$ 46 bilhões durante o ano, enquanto os cinemas tradicionais devem gerar algo em torno de US$40 bilhões.

A tecnologia, atrelada ao entendimento de que o consumidor está mais informado e consciente sobre suas despesas, torna o streaming a melhor opção para quem busca facilidade, comodidade e conveniência.

A ascensão dos clubes de assinatura

Além do foco televisivo, cresceu o número de empresas que investiram em clubes de assinaturas e box para fãs do geek. A própria organizadora do evento, Omelete Co. tem o seu clube de assinatura, o Omelete Box, para receber mensalmente e ter acesso a produtos exclusivos, desenvolvidos pelo próprio time da Omelete e consumir conteúdos dos quadrinhos, filmes e séries.

Outra empresa que aproximou um pouco mais o universo das bancas do público da CCXP foi o estande do Planeta D’Agostini. Eles possuem uma coleção exclusiva de bonecos do Naruto, que está mobilizando muitos fãs de animes, e durante o evento, aumentaram a sua arrecadação.

O publico geek é muito fiel e consome produtos e conteúdos daquilo que mais gostam. Muitos estandes nadaram na onda do Harry Potter e levaram produtos “exclusivos”. As marcas Jandaia, Imaginarium, Riachuelo e Lupo criaram linhas exclusivas com esse e outros temas geek pop para chamar mais a atenção. A loja oficial do Harry Potter também estava no evento, e gerou uma imensa fila dos fãs procurando novidades e exclusividade.

A CCXP se tornou um lugar cobiçado para o encontro de amantes da cultura pop. Isso reforça que o universo dos quadrinhos, séries e cinema ultrapassa e muito o que era considerado nicho geek. Essas e outras marcas entenderam isso e estão apostando para aumentar suas ativações e branding. Além disso, estandes de lojas do varejo e e-commerce marcaram presença com muita variedade de produtos para os mais diversos públicos. A média de gastos por pessoa foi de R$ 300,00 reais em produtos lançamentos e itens colecionáveis. A arrecadação de vendas foi recorde. Segundo o site B9, a estimativa é que o faturamento das marcas chegou a 50 milhões.

A Vindi faz parte desse universo. Somos a solução de pagamentos recorrentes mais escolhida entre os clubes de assinaturas e e-commerces geeks do mercado. Trabalhamos para melhorar os processos de cobrança e recebimento e ajudar empreendedores a vender mais e sempre.

Ainda não conhece a Vindi? Acesse o nosso site www.vindi.com.br

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies