Recebo bastante e-mail perguntando: “Rodrigo, que software é esse que você/Vindi usa?”
Deixo aqui nossa lista de startups (boa parte delas é brasileira) que nos ajudam a crescer e entender nosso negócio. Coloquei uma tag #Brazuca para identificá-las.
Marketing
RD – para captação, nutrição de leads e automação de marketing, usamos a RD. Já havíamos usado Salesforce (para vendas e marketing) e Hubspot também. Estamos há um ano usando a RD e os resultados são satisfatórios. #Brazuca
Pipedrive – para pipeline de vendas, o Pipedrive é imbatível. Fácil de integrar com outras plataformas e com uma usabilidade matadora, as equipes de vendas usam o “Pipe” para fechar negócios e controlar o pipeline de oportunidades.
Mailchimp – usamos o Mailchimp para enviar algumas campanhas específicas em parceiros da Vindi. Dividimos nossos disparos entre: RD e Mailchimp.
WordPress – nosso gerenciador de blogs oficiais é o WP. Fácil de usar e bem completo, para gestão de conteúdos, o WordPress está com a gente desde o primeiro dia de empresa também.
Typeform – essa ferramenta para aplicar pesquisas também vem ajudando a gente na captação de dados para algumas pesquisas que fazemos e se tornou também um grande captador de leads!
Fraude e Risco
IDwall – backgound check. A IDwall faz as análises de cada conta que abrimos na Vindi. Cada vez que um prospect se torna cliente a Vindi roda a solução da startup para garantir a veracidade dos dados preenchidos e combater riscos. #Brazuca
Konduto – por ser uma empresa essencialmente de pagamentos, a gente conta com a inteligência artificial da Konduto para distribuir a solução deles através da nossa plataforma e também proteger nossos clientes de fraudes e chargebacks. #Brazuca
Administrativo e Financeiro
Wall Jobs – para contratar estagiários e gerenciar os próprios contratos de estágio, a gente escolheu o Wall Jobs, que possui uma plataforma digital de contratação e gerenciamento dos candidatos. Nosso atual gerente financeiro e mais 6 colaboradores vieram de lá. #Brazuca
Convênia – foi uma das grandes surpresas contratar a Convenia. Centralizamos todos os dados dos colaboradores nela: férias, dados cadastrais, documentos, informativos sobre leis trabalhistas, gestão de benefícios, avaliações e feedbacks. Equipes em alto crescimento, precisam usar a Convênia. Pode acreditar. #Brazuca
Fast Notas – software de emissão de notas fiscais de serviço que integramos dentro da nossa plataforma recentemente. A cada fatura paga pelos nossos clientes, o Fast Notas faz a emissão automaticamente, não necessitando ir ao site da prefeitura para emitir manualmente. #Brazuca
Docusign – a gente usa essa plataforma para garantir as assinaturas de contratos. Hoje nenhum contrato físico é assinado pelos nossos clientes, somente digitais. Outra boa sugestão (e que recomendo muito) é a ClickSign (#Brazuca), uma plataforma brasileira que vem arrebentando nesse segmento.
LinkedIn – para recrutamento o LinkedIn vem se tornando indispensável. Como uma segmentação de candidatos matadora e com uma boa gestão de cadandidatos, o LinkedIn atende bem média e alta gerência. Para outros níveis de candidatos usamos o Wall Jobs.
BI e Dados
App Insights (Leftronic) – todas as áreas da Vindi separam suas métricas e desempenho diário individualmente. Para essa função escolhemos o Leftronic (agora é App Insights) que é super integrável com diversas plataformas. Exibe de uma forma bem legal todas KPI’s que você quiser.
Chartmogul – para analisar nossas métricas de crescimento, churn e carteira, usamos o Chartmogul. Apesar da integração ser um tanto quanto desafiadora, há a possibilidade de integração via Google Sheets. Outra recomendação minha é usar o Saas Metrics.
Atendimento e Comunicação
Zendesk – usamos essa plataforma desde o 1º dia de empresa. É nossa plataforma central para tratar os chamados, e-mails com dúvida e centralizar também nossa base de conhecimento. A Zendesk é matadora!
Slack – internamente usamos o Slack para comunicação rápida entre demandas de clientes, dúvidas e compartilhamento de arquivos entre as equipes. Integramos o Slack também com Zendesk, Jira, Pipdrive, Chartmogul, Mailchimp e todas redes sociais. Recebemos alertas específicos para cada interação com essas plataformas.
Eventos
Sympla – a Sympla faz outro evento nosso. Foi uma grande surpresa usá-los no ano passado. Vendemos cerca de 400 ingressos em um dos nossos eventos e a facilidade no uso, surpreendeu. #Brazuca.
Eventbrite – usamos a Eventbrite para um dos nossos eventos anuais. Além de ser fácil no uso, é extremamente integrável com diversas plataformas e soluções dentro do gerenciador.
Vamos para o Assinaturas Day? Clique aqui e pegue um desconto.
Desenvolvimento de software e Infra-estrutura
Jira – o software da Atlassian é muito completo. Fazemos a gestão de desenvolvimento de software e processos de decisão de produto dentro do Jira. Até então foi a melhor plataforma que usamos para fazer esse processo. Já havíamos usado o Trello e Basecamp, porém chegamos a um ponto bem maduro de informações e interação entre as equipes de tecnologia para gerenciar esses processos.
GitHub – Mais do que um simples repositório de código, o GitHub é parte fundamental em nosso processo de gestão de mudanças e compliance PCI. Diariamente utilizamos as ferramentas de revisão de código e as integrações com plataformas de análise qualidade e integração contínua (CI).