Para Lee Odden, o “conteúdo não é rei, ele é todo o reino”. E nos últimos anos, este império chamado ‘marketing de conteúdo’ vem dominando as terras das tradicionais ferramentas de marketing e conquistando cada vez mais a atenção de gestores que querem fortalecer a sua presença no mundo digital. Mas segundo os especialistas, muitas organizações ainda estão cometendo erros na hora de formularem sua estratégia de marketing de conteúdo.

Daí a importância delas contarem com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, para que conteúdos assertivos sejam desenvolvidos e objetivos alcançados. No Brasil, duas marcas dominam esse mercado: Contentools e Rock Content. E se você está lendo este post, muito provavelmente está se perguntando: qual das duas devo escolher para alavancar a minha estratégia de marketing de conteúdo? Descubra isso lendo o nosso post:

Quem domina o marketing de conteúdo no Brasil?

A Contentools                                                                

A Contentools foi fundada em 2013, época em que poucas empresas envolviam conteúdo em suas estratégias digitais. E devido ao rápido crescimento do marketing de conteúdo no Brasil, os gestores da Contentools perceberam que a primeira versão do seu sistema não seria suficiente para sanar os problemas de seus clientes, tais como organizar um time interno ou misto, criar conteúdo com frequência, distribui-los em múltiplos canais, entre muitos outros. Fundada por empreendedores e jornalistas, a Contentools é uma das mais expressivas startups de Florianópolis.

E foi a partir de inúmeras sugestões e pedidos desses mesmos clientes que a plataforma de marketing de conteúdo foi criada. Esta, engloba todos os processos envolvidos na produção de conteúdo, desde a criação de times e estratégias até a produção de materiais, autopublicação e divulgação em blogs e redes sociais. Dessa forma, toda a gestão da produção de conteúdo pode ser feita em único local. Também é possível organizar um time misto, com profissionais internos e externos.

A Contentools foi acelerada recentemente pela 500Startups, no Vale do Silício.

A Rock Content

A Rock Content também foi fundada em 2013, com o objetivo de entregar às empresas produtos específicos ou uma estratégia de marketing de conteúdo completa. Seu nascimento foi inspirado pelos movimentos dos mercados mais maduros do mundo, que naquela época já sabiam que conteúdo de qualidade era primordial para a conquista do sucesso no mundo digital, e gastando bem menos para isso do que as tradicionais mídias pagas.

Hoje, a Rock Content oferece, além da produção de ebooks e conteúdos ricos para blogs, a criação de blogs corporativos para empresas e consultoria em marketing de conteúdo. Os pacotes são definidos livremente pelos clientes, de acordo com as suas verbas e necessidades. A criação de ebooks e de outros materiais e o gerenciamento de postagens são feitos através da plataforma Rock Content.

Esta funcionalidade possibilita que o gestor aprove, solicite alterações, converse com o seu analista de sucesso do cliente e publique seus posts no seu blog WordPress. Tudo isso a partir de poucos cliques na plataforma. Dessa forma, a tarefa de administrar a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa é bastante facilitada, ajudando-o a poupar seu precioso tempo ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência de todos os processos. Além disso, a empresa mantém o blog Marketing de Conteúdo, com dicas e ideias de como fazer a gestão própria de textos e marketing.

A Rock Content ensinou bastante gente por aqui, a escrever conteúdo, inclusive a gente. :)

Qual das duas escolher para a sua empresa?

Assim como plataformas “gringas” como Contently e a NewsCred, as duas empresas são indicações nossas para quem não tem uma equipe que possa escrever. Não que isso seja um problema, mas ter alguém que escreva bem a mensagem que sua empresa quer passar é fundamental para acertar o ponto principal do seu cliente e potencial: impacto.

A tarefa de contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo sempre foi mais uma arte do que uma ciência. Isso porque, quando uma empresa busca uma parceira, ela não está procurando apenas profissionais para ficarem responsáveis pela produção do seu conteúdo, mas também por uma marca que cuidará de uma estratégia assertiva que a ajude a gerar leads e a conquistar espaço no mercado.

Logo, não há dúvida de que essa escolha precisa ser bem feita. No Brasil, tanto a Contentools como a Rock Content oferecem soluções de qualidade para o mercado. Daí a importância de você contatá-las e analisar com bastante cuidado e atenção a proposta de cada uma para o seu negócio. Somente assim você terá subsídios suficientes para escolher a mais vantajosa e que atenda todas as necessidades da sua empresa. A grande sacada é que a Rock Content consegue aprofundar mais em temas, com planos diferentes para quem sente falta de conteúdo profundo, já a Contentools, oferece uma “pegada” mas direta para atingir o público alvo.

Nossa maior dica é escreva para as pessoas e tenha o controle total do que quer escrever.

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E então, já sabe qual empresa especializada em marketing de conteúdo escolher?

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