O início de Maio, ao contrário do que muitos pensavam, se mostrou promissor para alguns segmentos, segundo dados do Vindi Insights. Analisando dados dos dias 03 à 09 de Maio, com o mesmo período de Abril, o resultado agrada a maioria dos setores. 

Com a quarentena prorrogada no estado de São Paulo até o dia 31 de Maio, o desempenho das empresas continua sendo incerto. Mas, se acompanharem os resultados do início do mês, como mostraremos aqui, a expectativa é de grande reação e, porque não, reinvenção de vários segmentos. 

Alguns estados do país seguem em distanciamento social, como sugerido pela Organização Mundial da Saúde para o combate ao novo Coronavírus. Entretanto, em estados como Pará, Ceará e Maranhão, algumas cidades já começam a operar em lockdown. Ou seja, uma versão mais rígida do isolamento onde a circulação nas ruas só é permitida em casos específicos e necessários. 

Com esse confinamento mais rígido, que pode se estender para outros estados do país, a tendência é que os consumidores continuem a buscar (ainda mais) soluções online para suprir suas necessidades básicas. Por isso, empresas que já possuem natureza digital continuam a ter um desempenho melhor frente à crise. 

Confira, no Insights de hoje, como esses segmentos se comportaram em mais uma semana de quarentena e isolamento social e quais os setores que continuam em queda.

TPV – total transacionado cresce

No período entre 03 e 09 de Maio foi registrado um aumento de +35% no volume total transacionado dos clientes Vindi, quando comparado ao mesmo período de Abril. Com essa variação otimista, comparada até mesmo com as últimas semanas do último mês, o aumento do TPV se deve, especificamente, a um bom resultado do setor de educação.

Mas, não foi só o valor transacionado que aumentou na primeira semana de Maio. O número de transações também cresceu, chegando à 7% no período de 03 à 09 deste mês, comparado ao mesmo período de Abril. 

Para fazer esta análise, o time de Analyticts da Vindi levou em conta as transações realizadas pelos nossos mais de 6 mil clientes. Dentre os métodos de pagamento utilizados, estão cartão de crédito e boleto bancário, sejam em compras recorrentes ou pontuais.

Segmentos em queda são minoria no início de Maio

Fitness

Pela sexta semana seguida, o volume transacionado do segmento fitness está em queda (e já encolheu pela metade), chegando a -21% quando comparado ao mesmo período do mês de Abril. 

A semana em análise, de 03 à 09 de Maio, teve um TPV inferior 55% em relação à primeira semana de Março, que foi o melhor resultado até o momento. Este é um dos segmentos mais afetados pela crise, uma vez que as academias e estúdios seguem fechados. 

Insights de Maio: gráfico do segmento Fitness

Serviços Financeiros

Inesperadamente, o segmento teve uma queda no período analisado, chegando a -11% no comparativo entre Abril e Maio. Nas últimas quatro semanas, o setor esteve em alta crescente, impulsionado pela grande busca da população por educação financeira no período de crise. 

Gráfico serviços financeiros

 

Insights no limbo

Educação

O segmento de Educação teve uma performance surpreendente na última semana, chegando a crescer seu TPV em + 110%. Entretanto, este número alto foi resultado de uma ação realizada por um dos clientes Vindi, que inovou em sua estratégia e conseguiu aumentar não só os números de transacionados, mas o valor também.

Entretanto, o segmento de Educação, na Vindi, teria uma queda de -3% se não contássemos os números desta ação específica. Aqui, é importante destacar como a realização de ações inovadoras, diferentes das que as empresas estavam acostumadas a fazer, pode ajudar os segmentos a terem um desempenho melhor diante da crise. 

Segmentos com performance e insights de fazer inveja

Seguradoras

O setor teve um crescimento bem tímido na última semana, de +1%. No comparativo do Vindi Insights entre o mês de Abril e Março, a queda foi de -38%, o que transforma esse 1% em uma grande vitória para o setor. 

Gráfico seguradoras

Estética e beleza

Mantendo a tendência das últimas semanas, Estética e Beleza continua crescendo discretamente. No comparativo entre 03 à 09 de Maio, com o mesmo período de Abril, o aumento foi de +4,6%.

A recuperação do setor pode estar atrelada à adaptação das empresas à crise, através da criação de planos com pagamento antecipado e, até mesmo, serviços de delivery. Para reagir, o segmento investiu em descontos e na adaptação do serviço para os clientes. O que, até agora, se mostrou eficaz. 

Insights de estética e beleza

SaaS 

Mais uma vez o segmento de SaaS e Software se mostra resiliente frente aos efeitos da crise, com um crescimento de +5.6% no comparativo entre as semanas de Abril e Maio.

A natureza online e recorrente faz com que o segmento SaaS tenha um se adapte melhor em épocas de crise. Pela facilidade do pagamento e o consumo constante dos serviços, as empresas SaaS possuem grande vantagem de recuperação. 

Gráfico SaaS

E-commerce

Assim como nas últimas semanas, o segmento inicia o mês de Maio em alta: +23% quando comparado com o mesmo período de Abril. Entretanto, a semana que antecedeu o Dia das Mães  ainda teve um crescimento menor do que o da semana anterior, que foi de 30%. O que pode ser justificado pela antecipação da compra dos presentes, uma vez que a logística de entrega também foi levada em conta para que o produto chegasse antes da data comemorativa. 

Insights e-commerce

Clubes de Assinatura

Na contramão da crise, o segmento de Clubes continua a contrariar a tendência de queda do restante da economia, começando Maio com um crescimento de +23%

Em sintonia com os serviços SaaS, a natureza digital dos Clube de Assinaturas continua a impulsionar a performance do segmento durante o período de isolamento social. Dada a recorrência dos Clubes, é possível que a crise da COVID-19 deixe impactos positivos no setor, mesmo após a reabertura do comércio.

Gráfico Clubes de Assinatura

Turismo e Hotelaria

No comparativo entre os dias 03 e 09 de Maio, com o mesmo período de Abril, o setor de Turismo e Hotelaria cresceu +30%. Entretanto, esse crescimento ainda é inexpressivo perante a queda acumulada de 75% nas últimas semanas. Ou seja, mesmo com o crescimento pontual na semana, o TPV do setor ainda é ¼ do seu tamanho na primeira semana de Março, antes do isolamento começar.

Insights Turismo e Hotelaria

Saúde

Com o maior TPV registrado no período, crescendo  +100%,  o setor da Saúde mostrou uma recuperação impulsionado pelos laboratórios. Esse crescimento logo no início do mês compensa a performance ruim das clínicas médicas e odontológicas até o momento. 

Gráfico saúde

Mais informação, mais Insights

Mais uma semana de isolamento e incertezas para as empresas. Como pudemos notar,  no Vindi Insights de hoje, a natureza online dos negócios, aliada à uma forma mais fácil de pagamento, como  recorrência, contribui para um bom desempenho de alguns segmentos. Da mesma forma, buscar por alternativas inovadoras pode fazer com que a sua empresa conquiste novos clientes e aumente o valor transacionado. 

Quer saber como anda o desempenho dos segmentos nas próximas semanas e receber conteúdos exclusivos para ajudar a sua empresa a vender mais e sempre? Então, inscreva-se na Newsletter da Vindi! Toda a semana, vários insights para você! É só clicar na imagem abaixo

banner newsletter blog

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies