Não há nada melhor do que dar liberdade de escolha aos seus clientes, não é verdade? Assim como você, eles também gostam de ter facilidades na hora do pagamento, e é exatamente por isso que muitos optam pelo boleto bancário. Esse método é o ideal para aquelas pessoas que têm receio de colocar os números de seus cartões de crédito em formulários da internet, e que gostam de extrema facilidade, podendo pagá-lo usando apenas o código de barras.
Contudo, muitos gestores ainda utilizam os mitos sobre o boleto como uma barreira que impede a sua adoção, tais como custos elevados e processos de emissão complicados. Mas através de um sistema de boletos online, é possível gerar automaticamente um título em PDF e enviá-lo para o e-mail do cliente no momento em que ele concluir a compra de um produto ou serviço. Ficou curioso sobre esse excelente sistema de pagamentos? Então continue lendo e veja como ele pode facilitar os processos da sua empresa.
Como funciona o sistema de boletos online?
A plataforma de gestão de pagamento da Vindi funciona de uma maneira bem simples, automatizando processos e reduzindo custos com impressão. Basicamente, seu cliente realiza uma compra e escolhe o boleto para obter a cobrança. Em seguida, ele recebe automaticamente um boleto em PDF por e-mail, podendo imprimí-lo ou copiar os números do código de barras para realizar o pagamento, tanto online quanto em um caixa de auto atendimento, por exemplo. E mesmo que o comprador rasgue, amasse ou perca o título acidentalmente, ele pode baixá-lo novamente por e-mail, pois sempre haverá uma cópia disponível até a data do vencimento. Assim que ele realizar o pagamento, um relatório com os detalhes da transação será enviado ao e-mail do gestor da empresa para que ele não perca o controle, e o dinheiro é depositado diretamente em sua conta, sem intermediários.
Você cadastra sua agência, conta e carteira e já sai emitido!
Quais suas funcionalidades?
Com um sistema de boletos, a empresa pode desfrutar não apenas da facilidade na geração de títulos, mas também dos demais recursos que ela oferece, permitindo que os gestores utilizem suas funcionalidades para aperfeiçoar a gestão de seus negócios. A partir da implementação da plataforma de pagamento, o responsável passa a acompanhar todos os pagamentos efetivados, as quantias recebidas e as valores ainda em aberto, o que mantém o controle do fluxo do caixa sempre atualizado e sem erros de contabilidade. E através dos relatórios que podem ser emitidos pelo próprio sistema, o controle de cobranças fica muito mais simples e eficaz. Assim, é possível direcionar esforços a um determinado grupo de clientes inadimplentes, enviando-lhes avisos de cobrança em todas as etapas do processo.
Que benefícios ele gera para o negócio?
Com tantos benefícios, um sistema online de emissão de boletos pode ser considerado a melhor ferramenta para automatizar cobranças tanto em e-commerces quanto em empresas que lidam com serviços em estabelecimentos físicos. Ao cobrar através de um boleto em PDF, você acessa três vantagens básicas:
– reter mais dinheiro;
– praticar menores custos com a transação;
– oferecer preços mais baixos para seus clientes.
Com isso, você se torna mais competitivo no mercado em que atua. Além disso, o sistema de boletos é capaz de emitir um título em apenas trinta segundos, incluindo os processos de criação do cliente, cadastro do produto ou plano e emissão. Esse método é mais rápido do que os softwares de bancos, já que elimina todo o processo de digitação e acesso de segurança. Isso desafoga os colaboradores do departamento financeiro, que passam a concentrar seus esforços em outros processos e na melhoria contínua do negócio.
Boleto bancário por e-mail
Independente do negócio é importante ter suporte para atender os clientes, atendendo a legislação e as tendências. O envio de boletos bancários por e-mail seja por negócios convencionais, seja de renda recorrente está ganhando espaço por diferentes motivos dos quais é possível destacar o dinamismo que proporciona. A plataforma Vindi gera o boleto bancário (boleto pdf) e envia para o e-mail do cliente automaticamente, facilitando a operação e garantindo sua segurança. Além disso é possível saber se o e-mail foi aberto, fazer novas tentativas automáticas e ter relatórios completos com inadimplentes, ativos, inativos e cancelados. Veja como é fácil emitir boletos com o sistema.
Para emitir os boletos com a plataforma é necessário ter uma conta corrente em um dos bancos (abaixo a lista). No banco você terá que solicitar o contrato para emissão de boletos e se informar quanto as taxas. O dinheiro do pagamento vai direto para a conta sem intermédios e por essa razão é importante ter o convênio.
Após feito o convênio envie os dados necessários para o atendimento que realizará a configuração na plataforma Vindi:
Banco
Agência
Conta corrente com dígito
Número da carteira
Registro (sim ou não)
Número do contrato (ou número do convênio)
Neste endereço você pode conferir os bancos, a carteira de cada ume as observações.
Carteiras com registro e sem registro
Com a plataforma é possível emitir boletos com e sem registro. O processo de retorno é igual, contudo a emissão é diferente.
Boletos sem registro
Os são emitidos pela plataforma Vindi sem registro referente aos arquivos de remessa. Seu banco atua com um conjunto de carteiras e tarifas específicas. Ele só toma conhecimento do boleto quando ele for pago pelo seu cliente.
Boletos com registro
Os boletos registrados necessitam ser informados ao banco no momento em que é gerado ou no mesmo dia, por meio de um arquivo de remessa. Funciona da seguinte maneira: você gera o arquivo na plataforma e faz o upload no site do banco.
Vencimento
O boleto é configurado com a data de vencimento para 3 dias após a emissão, podendo ser configurado um prazo diferente. Para isso vá até o menu Configurações; Métodos de Pagamento; Boleto Bancário. Clique no menu Ações e selecione Editar e altere o campo Dias para vencimento de acordo com prazo desejado.
A plataforma seleciona automaticamente o dia útil seguinte quando a data de vencimento cai em um fim de semana.
Notificação de recebimento
As notificações são basicamente e – mails pré – definidos pelo sistema, os quais podem ser enviados em determinadas ocasiões pré-determinadas. A plataforma oferece diferentes tipos de notificação, dos quais destacam – se:
A primeira notificação que é enviada quando você emite uma cobrança da plataforma;
A segunda acontece quando há a “Cobrança rejeitada” enviada no dia da cobrança rejeitada, ou seja, o e-meil lembrando a pendência do pagamento será enviado quando a plataforma identifica a rejeição da tentativa de cobrança;
A terceira é semelhante a segunda, contudo é enviada a 5 dias após o vencimento da cobrança pendente;
Na plataforma, as notificações podem ser editadas clicando no botão “Editar”. Lá é possível ativá-las, personalizá-las conforme o negócio, alterar a data de disparo, trocar o Assunto do e-mail e editar o conteúdo fazer a edição do conteúdo. Além disso, você pode inserir mais endereços de e-mail para envio de cópias ocultas, editar notificações que já foram criadas e criar novas notificações.
Resolvemos a sua dúvida? Conte – nos a sua experiência com a emissão de boletos e veja como a plataforma Vindi pode ajudar o seu negócio. O que está esperando para implementar um sistema de boletos em sua empresa? Caso tenha alguma outra dúvida ou queira compartilhar suas experiências com boletos conosco, basta usar o campo de comentários abaixo!