Uma compra online é uma ampla jornada que se baseia em velocidade, praticidade e variedade de produtos. Os clientes esperam, rapidamente, encontrar o produto desejado, passar pelo checkout e receber seu pedido. Uma boa plataforma de e-commerce tem um papel essencial para fazer isso acontecer.

A página de checkout, em especial, é fundamental para o sucesso dessa jornada. Quanto mais rápido e prático, melhor. Por isso, essa é uma etapa que pode e deve ser otimizada: um checkout simples e transparente aumenta a confiança do cliente e aumenta a conversão.

Dados do Opinion Box apontam que 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar itens no carrinho em compras online. Se as taxas de abandono de carrinho são elevadas, tudo o que o lojista puder fazer para melhorar esse indicador contribui para a saúde financeira do negócio. Por isso, é preciso dar foco às melhorias na página de pagamento para aumentar a performance do e-commerce.

O checkout de pagamento precisa ser rápido

Uma plataforma de e-commerce com checkout rápido e transparente aumenta a conversão, reduz o abandono de carrinho e melhora a satisfação dos clientes.

Vale para o varejo físico, vale para o e-commerce: a etapa de pagamento é a que os consumidores menos gostam. Sejamos francos: é uma obrigação que se coloca entre o desejo de compra e o recebimento do produto.

Por isso, é essencial que a página de checkout seja muito rápida — se possível, o checkout deve ser transparente, quase invisível. Um checkout muito longo, cheio de passos e campos a preencher, dá motivo para que os clientes pensem duas vezes ou simplesmente deixem para outro momento.

Quanto mais rápida a página de pagamento, melhor se torna a jornada de compras e menos possibilidades de que os clientes abandonem o carrinho. 

Dessa forma, um bom processo de checkout:

  • Aumenta a taxa de conversão;
  • Traz de volta consumidores que tiveram uma excelente experiência na compra anterior em seu site;
  • Aumenta a satisfação dos clientes.

Os principais pontos de uma boa página de checkout

O e-commerce costuma ser muito complexo, com milhares de produtos, dezenas de milhares de imagens, muito conteúdo e a preocupação de que tudo funcione perfeitamente em qualquer dispositivo.

Por isso, uma boa plataforma de e-commerce é uma plataforma escalável, que automatiza uma série de funções, acompanha o crescimento do negócio no curto e médio prazo, oferece um elevado uptime e facilita a integração com outras soluções.

Com tamanha complexidade, não é incomum que a página de checkout seja relegada a segundo plano, não recebendo a mesma atenção das vitrines ou páginas de produtos. Isso é um grande erro.

Pense bem: a página de pagamento é o momento mais racional da jornada de compra — se esse passo for muito complexo, aumenta a possibilidade de abandono de carrinho. Essa é a verdadeira “hora da verdade” no e-commerce: tenha uma página de pagamentos confusa ou lenta e você perderá vendas.

Uma boa página de checkout precisa ter alguns elementos muito bem resolvidos. Verifique como estes 4 pontos são apresentados no seu site — e se não te atendem, pode ser hora de buscar uma plataforma de e-commerce mais eficiente:

1. Página de resumo

Os consumidores se sentem mais confortáveis quando, antes de partir para o pagamento, têm uma visão dos itens que estão no carrinho de compras. Essa visualização deve ser muito simples, com um botão de “ir para o checkout” claramente identificável.

2. Página de login

Nesse ponto, os clientes devem fazer o login em suas contas (se já tiverem uma), criar uma conta ou, se preferirem, fazerem o checkout sem o trabalho de inserir todos os dados pessoais. Essa é uma opção particularmente importante na primeira compra do cliente ou quando lidamos com consumidores muito preocupados com questões de privacidade de dados.

3. Informações de cobrança e endereço

É o momento em que os clientes confirmam suas informações de pagamento e os detalhes da entrega. Nesta página do checkout, o valor do frete deve ser claramente informado e as diferentes opções de meios de pagamento precisam estar claramente visíveis.

4. Preview do pedido

Antes do OK final, é dada uma oportunidade final para que os clientes confiram os itens da compra e o valor total do pedido.

Como otimizar o seu checkout de pagamentos

Otimizar o checkout da sua plataforma de e-commerce aumenta a conversão e a satisfação dos clientes. Cada microssegundo conta para mais vendas!

Uma vez conferido o processo atual de checkout do seu e-commerce, é hora de identificar oportunidades de melhoria. Afinal de contas, a otimização da experiência na página de pagamentos pode aumentar a taxa de conversão, a satisfação dos clientes e a velocidade do processo de compras.

Como tudo isso se traduz em mais vendas, vale a pena buscar continuamente qualquer oportunidade de otimização. No e-commerce, cada microssegundo conta, seja na velocidade do site, seja na orientação do cliente.

Por isso, na hora de otimizar seu checkout de pagamentos, fique de olho nestes 5 pontos:

1. Reduza os formulários

Quanto menos passos o cliente percorrer na página de checkout, melhor. Um estudo realizado pelo Baymard Institute nos Estados Unidos mostra que 22% dos consumidores abandonam os carrinhos quando o processo de checkout é muito longo ou complexo.

Um formulário longo, cheio de informações, é uma receita certa para perder vendas. Por isso, otimize seu checkout solicitando somente os dados estritamente necessários — e mais nada.

2. Ofereça social sign-in

Sejamos francos: criar contas em diversos e-commerces acaba sendo um incômodo para os clientes, especialmente quando há exigências diferentes de senha. É uma questão de segurança, mas é sempre um atrito extra.

Uma forma simples de evitar esse ruído no relacionamento é oferecer a possibilidade de social sign-in. Dessa forma, quem tem uma conta no Google ou no Facebook, por exemplo, pode aproveitar esse mesmo recurso para fazer o login no seu e-commerce — economizando tempo e esforço.

3. Apresente sinais de confiança

Segurança e privacidade são aspectos essenciais para o sucesso do e-commerce. Os dados pessoais devem ser mantidos seguros, as informações dos meios de pagamento têm de ser à prova de invasão e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) precisa ser respeitada a todo momento.

Não se engane: os consumidores abandonarão seu site se não sentirem confiança no processo de checkout. Apresente certificados de segurança, logotipos das bandeiras de cartão de crédito e uma política clara de privacidade que explique o que será feito com os dados dos consumidores.

4. Mostre o progresso do checkout

No caso de checkouts em múltiplas páginas, inclua uma barra de progresso para que os clientes saibam quanto ainda falta para concluir a compra. É algo simples, mas bastante eficiente.

5. Tenha múltiplas opções de pagamento

Cada cliente tem uma preferência por um determinado meio de pagamento. Limitar as opções diminui as possibilidades de venda: se o consumidor não encontrar seu meio de pagamento ou condição de parcelamento preferida, existe a possibilidade de que ele encontre o que procura na concorrência.

Por isso, considere a possibilidade de oferecer diversas bandeiras de cartão de crédito, Pix, boleto e carteiras digitais. Além disso, avalie a possibilidade de gerenciar seus pagamentos e processos financeiros em uma única plataforma, como a da Vindi, para facilitar a gestão do seu negócio.

A escolha da plataforma de e-commerce também faz diferença nesses casos. A Wake Commerce, por exemplo, conta com um checkout ultrarrápido que apresenta um tempo de resposta recorde. Com uma arquitetura de microsserviços, o cálculo de preços, impostos, descontos e promoções é feito de forma simultânea, fazendo com o que o retorno de dados ocorra em milissegundos.

Além disso, a Wake também oferece o recurso de checkout online, em que a validação dos dados de cartão de crédito é feita na mesma hora e sem deixar o cliente esperando. Já a opção de checkout transparente permite que o cliente realize o pagamento na mesma página sem ter que ser redirecionado para outro site, reduzindo fricções na jornada e a desconfiança por parte do usuário.

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